Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

As preocupações em torno da qualidade no contexto organizacional surgiram por volta dos anos 1930, com a adoção da função de inspeção de produtos acabados. Porém, efetivamente, as preocupações em torno do gerenciamento da qualidade se tornaram realidade por volta da década de 1950, com a adoção do controle total da qualidade. Atualmente, diversos negócios, em termos de gestão da qualidade, transitam de uma abordagem corretiva (controle da qualidade) para uma abordagem demarcada pela prevenção, o monitoramento e o controle (melhoria contínua).
Diante do contexto apresentado, você, responsável pela garantia da qualidade em uma indústria de laticínios, observa na rotina produtiva a seguinte situação:
Ao analisar os últimos lotes de leite produzidos, se percebe que o trabalho de rotulação das latas está levando mais tempo que o ideal e que a equipe responsável está ficando sobrecarregada.
A equipe tem em média três dias de trabalho, sendo que é possível fazer a rotulação das latas de leites de cada lote produzido em apenas um dia, dada a relevância do leite produzido para o abastecimento do mercado consumidor pelo qual se destina.
Com base no observado, responda:
1. Tendo em vista a importância da garantia da qualidade nos processos adotados pela indústria de laticínios investigada, qual seria a sua conduta diante da necessidade de estabelecer uma meta para a hipótese a ser testada? No caso da rotulação das latas de leites dos últimos lotes produzidos, o que está atrasando o processo?
2. Com a melhoria contínua do processo em mente, descreva um tipo de ferramenta da qualidade que poderá ser empregado neste caso.
Padrão de resposta esperado: 
1- Inicialmente, no desafio proposto, você poderia fazer uma extensa análise dos gráficos estatísticos dos processos dessa organização, a fim de verificar o que está atrasando o processo. Algumas questões que poderão estar atrasando o processo de rotulação são: a) as quantidades de lotes solicitados pelos clientes estão sendo devidamente processados a tempo junto ao setor responsável? b) as demandas de lotes de leite estão sendo entregues em dia pela equipe responsável pelo processamento dos pedidos? c) testes dos processos de rotulação das latas de leites têm sido realizados, a fim de se verificar eventuais brechas que necessitam de correção e/ou melhorias?
2- No contexto apresentado, uma ferramenta que emerge com bastante vigor é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir), desenvolvido por Shewhart e amplamente difundido por Deming. Com essa ferramenta de melhoria do processo em mente, é possível que, ao analisar os gráficos de controle ou a inspeção por amostragem produzidos pela organização analisada, se possa constar os fatores que estão ocasionando os atrasos nos processos, bem como repará-los, a fim de encontrar uma maneira mais ágil de rotulação das latas de leites e entrega dos lotes. Dessa maneira, a forma de recebimento dos pedidos de lotes dos clientes, bem como o tempo de processamento desses pedidos e a adequação das equipes aos processos, inclusive, na rotulação das latas de leites, deve levar em consideração o tempo de entrega dos lotes, a partir do momento em que são demandados. Uma vez que os processos passem a ser executados seguindo as etapas estabelecidas, a meta poderá ser atingida, inclusive, antes do prazo firmado, com o suporte do PDCA.

Mais conteúdos dessa disciplina