Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação introdução ao tea

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O paciente com TEA recebe o diagnóstico baseado em instrumentos válidos de avaliação. O principal instrumento de avaliação utilizado é a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 –, complementado com a aplicação de escalas diagnósticas validas no Brasil.
Frente ao anunciado, pode-se destacar que no Brasil, segundo Bosa (2013), os instrumentos traduzidos e adaptados para o português brasileiro são:
A) Somente a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
B) Somente a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
C) ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ (Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist), a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
D) Somente a ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ (Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist).

A Autism Behavior Checklist (ABC) trata-se de uma escala de comportamentos não adaptativos, criada para triagem sobre a probabilidade de diagnóstico de autismo. Foi validada no Brasil, e tem sido amplamente utilizada em contextos acadêmicos e institucionais.
Sobre a Autism Behavior Checklist (ABC), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) ABC/ICA é composta por uma lista de 57 comportamentos não adaptativos, que permite a descrição detalhada das características comportamentais atípicas de cada indivíduo, organizados em cinco áreas: sentidos (estímulos sensoriais), relações, uso do corpo e objetos, linguagem e interação social.
( ) Utilizado na forma de entrevista clínica, a ABC/ICA é direcionada a qualquer pessoa que conheça bem o indivíduo investigado (pais, cuidadores, professores). O instrumento tem pontuação balanceada (1 a 4), de acordo com a ocorrência nos TEA, sendo quatro a de correlação mais forte com TEA.
( ) ABC/ICA foi projetada para aplicar somente em adultos.
A V – V – F.
B F – V – V.
C F – F – F.
D V – F – V.

Sobre a MCHAT (Modified Checklist for Autism for Toddlers), podemos destacar que este é um instrumento de fácil aplicação utilizado para triagem precoce do TEA, podendo ser aplicado por pediatras, professores e outros profissionais da saúde, visando identificar indícios de TEA em crianças entre 18 e 24 meses.
Sobre a MCHAT (Modified Checklist for Autism for Toddlers), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) M-CHAT é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas, com objetivo de identificar traços de autismo em crianças de idade precoce.
( ) A M-CHAT é extremamente simples e a resposta aos itens da escala leva em conta as observações dos pais com relação ao comportamento da criança. Essa escala consiste em 23 questões do tipo sim/não, que deve ser autopreenchida por pais de crianças de 18 a 24 meses de idade, que sejam alfabetizados e estejam acompanhando o filho em consulta pediátrica.
( ) As respostas da M-CHAT auxiliarão na avaliação clínica feita pelo profissional especializado na identificação do TEA.
A F - V – V.
B F – F – F.
C V – V – V.
D V – V – F.

O programa TEACCH pode ser aplicado a pessoas de todas as faixas etárias, envolvendo diferentes serviços e abordagens, como fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, educação especial, psicologia, equoterapia, entre outras.
Sobre o programa TEACCH, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
( ) No programa TEACCH, faz-se o uso de cartões com fotos, desenhos, símbolos ou objetos concretos, os quais necessitam prever as ações a serem desenvolvidas e a estrutura física. Cabe destacar que no decorrer do tempo, com o desenvolvimento da habilidade em executar uma determinada atividade, esta passará a fazer parte da rotina da criança de forma sistemática.
( ) O programa TEACCH necessita de estrutura física bem delimitada, com cada espaço para uma função; atividades com sequência para que as crianças saibam o que se exige delas e o uso direto de apoio visual, como cartões.
( ) O programa TEACCH não necessita ser diário, não sendo necessário o uso de rotinas incorporadas em agendas, que indicam visualmente a rotina programada do aluno, auxiliando na transição independente entre as atividades que deverá realizar.
A V – F – V.
B F – V – V.
C F – F – F.
D V – V – F.

Maria é mãe de Rafaela, de 8 anos. Maria levou Rafaela ao pediatra e recebeu encaminhamento direcionado ao profissional especializado para realizar o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised).
Sobre o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É uma entrevista padronizada, semiestruturada, administrada aos pais ou cuidadores de crianças com suspeita de TEA.
( ) Possui 93 itens que investigam os comprometimentos sociocomunicativos e a presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.
( ) É considerada um instrumento padrão-ouro para o diagnóstico de TEA, sendo que o entrevistador deve passar por um treinamento prévio que o habilitará a administrá-la e a codificar seus resultados. Cabe destacar que o instrumento fornece três diagnósticos, sendo eles: paciente com TEA; sinais de TEA sem a forma clássica da doença e paciente sem TEA.
A F – F – F.
B F – V – F.
C V – V – V.
D V – F – V.

Fávero (2007, p. 99) menciona que um sistema inclusivo não é aquele que tem todas as escolas preparadas da noite para o dia, mas “é aquele que adota uma postura pela não exclusão e, a partir daí, busca as medidas necessárias para atender com qualidade e respeito a todos os alunos”.
Mediante o exposto, considera-se que o professor apresenta importante papel frente ao processo de aprendizagem de seus alunos. Sobre o papel do professor, cabe destacar que:
A - O professor necessita compreender as singularidades de cada aluno. Essa compreensão possibilita ao professor reconhecer as principais necessidades de aprendizagem de cada aluno.
B - O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender enquadrando todos os alunos em padrões preestabelecidos.
C - O professor não necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos são iguais e aprendem da mesma forma.
D - O professor deve ser detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização.

Andréa, professora do 5º ano dos Anos Iniciais, recebeu em sua sala um aluno com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). A professora ansiosa para entender o diagnóstico buscou no DSM-5 a compreensão sobre o transtorno.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a DSM-5 se classifica em:
A - Transtornos de Ansiedade.
B - Transtornos do Neurodesenvolvimento.
C - Transtorno bipolar e Transtornos Relacionados.
D - Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos.

No contexto que envolve o Transtornos do Espectro Autista (TEA ), cabe ao professor estar preparado para detectar as dificuldades de seus alunos e encaminhá-los junto à escola e à família para profissionais especializados responsáveis pelo diagnóstico.
Partindo dessa compreensão, podemos inferir que junto à detecção torna-se necessário ao professor ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas. Para ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas no contexto de sala de aula, o que professor necessitar fazer?
A) O professor não necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos são iguais e aprendem da mesma forma.
B) Ao professor faz-se necessária a compreensão das diferenças que caracterizam o ser humano, o qual apresenta histórias de vida única, constituindo-se, assim, como sujeito historicamente diferente.
C) O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender enquadrando todos os alunos em padrões preestabelecidos.
D) O professor deve ser detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização.

O Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), se apresenta como um dos principais sistemas de classificação. O referido manual, desde a sua primeira publicação, passou por cinco grandes revisões, resultando no DSM-5 elaborado pela American Psychiatry Association (APA, 2014).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – V.
B V – V – V.
C V – F – V.
D F – F – F.

exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - A abordagem multidisciplinar.
II - A abordagem Interdisciplinar.
III - A abordagem Transdisciplinar.
( ) É delineada por profissionais de distintas especialidades que compartilham não somente as tomadas de decisões, mas o planejamento e a execução do tratamento.
( ) Configura-se por profissionais de diferentes especialidades que compartilham as tomadas de decisões com relação ao tratamento, embora o tratamento em si, bem como a sua evolução, sejam conduzidos de forma independente.
( ) Caracteriza-se por profissionais de várias especialidades que atuam de forma independente em todos os aspectos relacionados à reabilitação.
A II – I – III.
B III – II – I.
C I – II – III.
D III – I – II.

A ABA é uma abordagem analítico-comportamental que consiste em um estudo científico que explica comportamentos e planeja modificações, visando aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar comportamentos (FIGUEREDO, 2014).
Sobre a ABA (Applied Behavior Analysis/ Análise do Comportamento Aplicada), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A proposta básica da ABA resume-se em estimular comportamentos funcionais e fortalecer as habilidades existentes, além de promover aquelas que ainda não foram desenvolvidas de forma que o indivíduo aprenda a interagir com a sociedade, estendendo o atendimento a todos os ambientes em que o indivíduo vive.
( ) As principais publicações sobre a ABA recomendam que a terapia seja realizada na frequência de 15 a 40 horas semanais, sendo feita em programas educacionais ampliados ou terapia individual.
( ) A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behaviour Analysis – ABA) não necessita pode ser aplicada por profissionais que conheçam abordagem.
A F – F – F.
B V – V – F.
C F – F – V.
D V – F – V.

Sobre o Autism Screening Questionnaire (ASQ), podemos destacar que este foi construído com base na seleção de questões da ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised). Também conhecido como Social Communication Questionnaire (SCQ), o ASQ é um instrumento de 40 questões baseadas na ADI-R, aplicados aos pais e/ou cuidadores de pessoas com possível Transtorno do Espectro Autista (FILHO, 2014).
Sobre o Autism Screening Questionnaire (ASQ), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ASQ avalia a interação social recíproca, a linguagem, a comunicação e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, apresentando, ainda, uma questão que investiga o comportamento autolesivo e outra que avalia linguagem funcional atual do sujeito.
( ) Embora o ASQ tenha sido desenvolvido a partir da ADI-R, ele foi modificado de modo a ser mais facilmente compreensível pelos pais e a dispensar explicações adicionais, como frequentemente ocorre na ADI-R. Cada questão do instrumento recebe a pontuação 0 para ausência de anormalidade ou 1 para a existência do comportamento indicativo de características do espectro do autismo.
( ) O ASQ teve a sua tradução, retroversão, adaptação e validação para o português brasileiro conduzidas por Sato et al. (2008), em um trabalho colaborativo entre pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e Universidade de São Paulo.
A F – F – F.
B F – V – V.
C V – F – F.
D V – V – V.

Para sua primeira semana de aula na turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora Mariana preparou diversas atividades. Ao receber os alunos, a professora teve o conhecimento de que um de seus alunos apresentava TEA. Surpresa com a situação e ciente de seu papel enquanto professora, o que Mariana deveria fazer?
A) Manter as atividades com o restante do grupo e oferecer papel colorido, lápis de cor e giz de cera para o aluno com TEA.
B) Manter as atividades, mas retirar o aluno com TEA de sala, deixando-o sob a supervisão da secretária escolar.
C) Proporcionar à turma diferentes metodologias e estratégias visando um ensino de qualidade para todos.
D) Manter as atividades com o restante da turma e solicitar que a família levasse o aluno com TEA para casa, evitando-lhe constrangimento e exposição.

Mantoan (2003) destaca que a escola para atender a todos necessita de mudanças. No entanto, essa mudança torna-se essencialmente necessária na maneira do ensino nela ministrado. Mediante o exposto, podemos compreender que muitas são as tarefas a serem enfrentadas.
Sobre as mudanças necessárias na escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I - Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
II - Garantir aos alunos tempo para aprender reconhecendo as singularidades nesse processo, bem como um ensino que não segregue.
III - Reorganizar as escolas exclusivamente em seus aspectos administrativos deixando de lado o pedagógico.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O paciente com TEA recebe o diagnóstico baseado em instrumentos válidos de avaliação. O principal instrumento de avaliação utilizado é a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 –, complementado com a aplicação de escalas diagnósticas validas no Brasil.
Frente ao anunciado, pode-se destacar que no Brasil, segundo Bosa (2013), os instrumentos traduzidos e adaptados para o português brasileiro são:
A) Somente a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
B) Somente a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
C) ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ (Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist), a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
D) Somente a ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ (Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist).

A Autism Behavior Checklist (ABC) trata-se de uma escala de comportamentos não adaptativos, criada para triagem sobre a probabilidade de diagnóstico de autismo. Foi validada no Brasil, e tem sido amplamente utilizada em contextos acadêmicos e institucionais.
Sobre a Autism Behavior Checklist (ABC), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) ABC/ICA é composta por uma lista de 57 comportamentos não adaptativos, que permite a descrição detalhada das características comportamentais atípicas de cada indivíduo, organizados em cinco áreas: sentidos (estímulos sensoriais), relações, uso do corpo e objetos, linguagem e interação social.
( ) Utilizado na forma de entrevista clínica, a ABC/ICA é direcionada a qualquer pessoa que conheça bem o indivíduo investigado (pais, cuidadores, professores). O instrumento tem pontuação balanceada (1 a 4), de acordo com a ocorrência nos TEA, sendo quatro a de correlação mais forte com TEA.
( ) ABC/ICA foi projetada para aplicar somente em adultos.
A V – V – F.
B F – V – V.
C F – F – F.
D V – F – V.

Sobre a MCHAT (Modified Checklist for Autism for Toddlers), podemos destacar que este é um instrumento de fácil aplicação utilizado para triagem precoce do TEA, podendo ser aplicado por pediatras, professores e outros profissionais da saúde, visando identificar indícios de TEA em crianças entre 18 e 24 meses.
Sobre a MCHAT (Modified Checklist for Autism for Toddlers), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) M-CHAT é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas, com objetivo de identificar traços de autismo em crianças de idade precoce.
( ) A M-CHAT é extremamente simples e a resposta aos itens da escala leva em conta as observações dos pais com relação ao comportamento da criança. Essa escala consiste em 23 questões do tipo sim/não, que deve ser autopreenchida por pais de crianças de 18 a 24 meses de idade, que sejam alfabetizados e estejam acompanhando o filho em consulta pediátrica.
( ) As respostas da M-CHAT auxiliarão na avaliação clínica feita pelo profissional especializado na identificação do TEA.
A F - V – V.
B F – F – F.
C V – V – V.
D V – V – F.

O programa TEACCH pode ser aplicado a pessoas de todas as faixas etárias, envolvendo diferentes serviços e abordagens, como fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, educação especial, psicologia, equoterapia, entre outras.
Sobre o programa TEACCH, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
( ) No programa TEACCH, faz-se o uso de cartões com fotos, desenhos, símbolos ou objetos concretos, os quais necessitam prever as ações a serem desenvolvidas e a estrutura física. Cabe destacar que no decorrer do tempo, com o desenvolvimento da habilidade em executar uma determinada atividade, esta passará a fazer parte da rotina da criança de forma sistemática.
( ) O programa TEACCH necessita de estrutura física bem delimitada, com cada espaço para uma função; atividades com sequência para que as crianças saibam o que se exige delas e o uso direto de apoio visual, como cartões.
( ) O programa TEACCH não necessita ser diário, não sendo necessário o uso de rotinas incorporadas em agendas, que indicam visualmente a rotina programada do aluno, auxiliando na transição independente entre as atividades que deverá realizar.
A V – F – V.
B F – V – V.
C F – F – F.
D V – V – F.

Maria é mãe de Rafaela, de 8 anos. Maria levou Rafaela ao pediatra e recebeu encaminhamento direcionado ao profissional especializado para realizar o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised).
Sobre o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É uma entrevista padronizada, semiestruturada, administrada aos pais ou cuidadores de crianças com suspeita de TEA.
( ) Possui 93 itens que investigam os comprometimentos sociocomunicativos e a presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.
( ) É considerada um instrumento padrão-ouro para o diagnóstico de TEA, sendo que o entrevistador deve passar por um treinamento prévio que o habilitará a administrá-la e a codificar seus resultados. Cabe destacar que o instrumento fornece três diagnósticos, sendo eles: paciente com TEA; sinais de TEA sem a forma clássica da doença e paciente sem TEA.
A F – F – F.
B F – V – F.
C V – V – V.
D V – F – V.

Fávero (2007, p. 99) menciona que um sistema inclusivo não é aquele que tem todas as escolas preparadas da noite para o dia, mas “é aquele que adota uma postura pela não exclusão e, a partir daí, busca as medidas necessárias para atender com qualidade e respeito a todos os alunos”.
Mediante o exposto, considera-se que o professor apresenta importante papel frente ao processo de aprendizagem de seus alunos. Sobre o papel do professor, cabe destacar que:
A - O professor necessita compreender as singularidades de cada aluno. Essa compreensão possibilita ao professor reconhecer as principais necessidades de aprendizagem de cada aluno.
B - O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender enquadrando todos os alunos em padrões preestabelecidos.
C - O professor não necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos são iguais e aprendem da mesma forma.
D - O professor deve ser detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização.

Andréa, professora do 5º ano dos Anos Iniciais, recebeu em sua sala um aluno com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). A professora ansiosa para entender o diagnóstico buscou no DSM-5 a compreensão sobre o transtorno.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a DSM-5 se classifica em:
A - Transtornos de Ansiedade.
B - Transtornos do Neurodesenvolvimento.
C - Transtorno bipolar e Transtornos Relacionados.
D - Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos.

No contexto que envolve o Transtornos do Espectro Autista (TEA ), cabe ao professor estar preparado para detectar as dificuldades de seus alunos e encaminhá-los junto à escola e à família para profissionais especializados responsáveis pelo diagnóstico.
Partindo dessa compreensão, podemos inferir que junto à detecção torna-se necessário ao professor ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas. Para ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas no contexto de sala de aula, o que professor necessitar fazer?
A) O professor não necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos são iguais e aprendem da mesma forma.
B) Ao professor faz-se necessária a compreensão das diferenças que caracterizam o ser humano, o qual apresenta histórias de vida única, constituindo-se, assim, como sujeito historicamente diferente.
C) O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender enquadrando todos os alunos em padrões preestabelecidos.
D) O professor deve ser detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização.

O Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), se apresenta como um dos principais sistemas de classificação. O referido manual, desde a sua primeira publicação, passou por cinco grandes revisões, resultando no DSM-5 elaborado pela American Psychiatry Association (APA, 2014).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – V.
B V – V – V.
C V – F – V.
D F – F – F.

exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - A abordagem multidisciplinar.
II - A abordagem Interdisciplinar.
III - A abordagem Transdisciplinar.
( ) É delineada por profissionais de distintas especialidades que compartilham não somente as tomadas de decisões, mas o planejamento e a execução do tratamento.
( ) Configura-se por profissionais de diferentes especialidades que compartilham as tomadas de decisões com relação ao tratamento, embora o tratamento em si, bem como a sua evolução, sejam conduzidos de forma independente.
( ) Caracteriza-se por profissionais de várias especialidades que atuam de forma independente em todos os aspectos relacionados à reabilitação.
A II – I – III.
B III – II – I.
C I – II – III.
D III – I – II.

A ABA é uma abordagem analítico-comportamental que consiste em um estudo científico que explica comportamentos e planeja modificações, visando aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar comportamentos (FIGUEREDO, 2014).
Sobre a ABA (Applied Behavior Analysis/ Análise do Comportamento Aplicada), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A proposta básica da ABA resume-se em estimular comportamentos funcionais e fortalecer as habilidades existentes, além de promover aquelas que ainda não foram desenvolvidas de forma que o indivíduo aprenda a interagir com a sociedade, estendendo o atendimento a todos os ambientes em que o indivíduo vive.
( ) As principais publicações sobre a ABA recomendam que a terapia seja realizada na frequência de 15 a 40 horas semanais, sendo feita em programas educacionais ampliados ou terapia individual.
( ) A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behaviour Analysis – ABA) não necessita pode ser aplicada por profissionais que conheçam abordagem.
A F – F – F.
B V – V – F.
C F – F – V.
D V – F – V.

Sobre o Autism Screening Questionnaire (ASQ), podemos destacar que este foi construído com base na seleção de questões da ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised). Também conhecido como Social Communication Questionnaire (SCQ), o ASQ é um instrumento de 40 questões baseadas na ADI-R, aplicados aos pais e/ou cuidadores de pessoas com possível Transtorno do Espectro Autista (FILHO, 2014).
Sobre o Autism Screening Questionnaire (ASQ), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ASQ avalia a interação social recíproca, a linguagem, a comunicação e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, apresentando, ainda, uma questão que investiga o comportamento autolesivo e outra que avalia linguagem funcional atual do sujeito.
( ) Embora o ASQ tenha sido desenvolvido a partir da ADI-R, ele foi modificado de modo a ser mais facilmente compreensível pelos pais e a dispensar explicações adicionais, como frequentemente ocorre na ADI-R. Cada questão do instrumento recebe a pontuação 0 para ausência de anormalidade ou 1 para a existência do comportamento indicativo de características do espectro do autismo.
( ) O ASQ teve a sua tradução, retroversão, adaptação e validação para o português brasileiro conduzidas por Sato et al. (2008), em um trabalho colaborativo entre pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e Universidade de São Paulo.
A F – F – F.
B F – V – V.
C V – F – F.
D V – V – V.

Para sua primeira semana de aula na turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora Mariana preparou diversas atividades. Ao receber os alunos, a professora teve o conhecimento de que um de seus alunos apresentava TEA. Surpresa com a situação e ciente de seu papel enquanto professora, o que Mariana deveria fazer?
A) Manter as atividades com o restante do grupo e oferecer papel colorido, lápis de cor e giz de cera para o aluno com TEA.
B) Manter as atividades, mas retirar o aluno com TEA de sala, deixando-o sob a supervisão da secretária escolar.
C) Proporcionar à turma diferentes metodologias e estratégias visando um ensino de qualidade para todos.
D) Manter as atividades com o restante da turma e solicitar que a família levasse o aluno com TEA para casa, evitando-lhe constrangimento e exposição.

Mantoan (2003) destaca que a escola para atender a todos necessita de mudanças. No entanto, essa mudança torna-se essencialmente necessária na maneira do ensino nela ministrado. Mediante o exposto, podemos compreender que muitas são as tarefas a serem enfrentadas.
Sobre as mudanças necessárias na escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I - Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
II - Garantir aos alunos tempo para aprender reconhecendo as singularidades nesse processo, bem como um ensino que não segregue.
III - Reorganizar as escolas exclusivamente em seus aspectos administrativos deixando de lado o pedagógico.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.

Prévia do material em texto

26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 1/11
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:666863)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 59848586
Qtd. de Questões 20
Nota 9,50
O paciente com TEA recebe o diagnóstico baseado em instrumentos válidos de avaliação. O principal 
instrumento de avaliação utilizado é a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos 
Mentais – DSM-5 –, complementado com a aplicação de escalas diagnósticas validas no Brasil.
 Frente ao anunciado, pode-se destacar que no Brasil, segundo Bosa (2013), os instrumentos traduzidos e 
adaptados para o português brasileiro são:
 
FONTE: BOSA, C. A. Transtornos Globais do Desenvolvimento: análise das propriedades psicométricas 
dos instrumentos adaptados para a população brasileira. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DA 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL (ABENEPI), Belo 
Horizonte, 2013.
ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ (Autism 
Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist), a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a 
ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule). 
A Somente a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
B Somente a ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o
ASQ (Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist). 
C Somente a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e
a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule). 
D
 ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ
(Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist), a CARS (Childhood Autism
Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic
Observation Schedule). 
A Matriz SWOT é uma importante ferramenta de planejamento, sendo composta por quatro itens de análise 
do ambiente interno e externo. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os possíveis aspectos 
identificados pela ferramenta citada: 
A Missão, valores, resultados esperados e competências.
B Resultados obtidos, dificuldades, boas práticas e desafios.
C Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 2/11
D Deficiências, grade de sucessos, áreas de foco e metas.
A ambição é natural do ser humano, pois sempre estamos em busca de algo melhor, desejando novas 
conquistas. Queremos realizar muitas coisas, porém encontramos dificuldades para escolher o que fazer 
primeiro e/ou como fazer o que queremos. Para auxiliar nessas escolhas, podemos utilizar a ferramenta do 
planejamento pessoal.
 Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta etapas de um planejamento pessoal: 
A Estabelecer os objetivos, conhecer os limites/recursos disponíveis, manter-se motivado e
desconsiderar os riscos.
B Estabelecer os objetivos, organizar-se, conhecer os limites, aguardar as oportunidades e revisar o
planejamento.
C Estabelecer os objetivos, conhecer os limites/recursos disponíveis, aguardar as oportunidades e
manter-se motivado.
D Estabelecer os objetivos, organizar-se, conhecer os limites/recursos disponíveis e revisar o
planejamento.
A Matriz SWOT é utilizada pelas organizações a fim de potencializar suas forças, eliminar as fraquezas, 
reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Sobre os itens que compõe a Matriz SWOT, analise as 
sentenças abaixo:
I – As FORÇAS são as características da organização que a fortalecem, são vantagens competitivas.
II – As FRAQUEZAS são os aspectos externos que representam riscos à organização.
III – As OPORTUNIDADES são aspectos externos positivos que promovem melhorias na organização.
IV – As AMEAÇAS são as fragilidades da organização, suas desvantagens.
Sobre as sentenças acima, assinale a alternativa correta:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
A Autism Behavior Checklist (ABC) trata-se de uma escala de comportamentos não adaptativos, 
criada para triagem sobre a probabilidade de diagnóstico de autismo. Foi validada no Brasil, e tem sido 
amplamente utilizada em contextos acadêmicos e institucionais. Assim, podemos considerar que a ABC/ICA 
é um instrumento amplamente utilizado para triagem de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico 
ou atraso no desenvolvimento em que um diagnóstico de algum Transtorno do Espectro do Autismo possa 
ser considerado (FILHO, 2014).
Sobre a Autism Behavior Checklist (ABC), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
3
4
5
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 3/11
( ) ABC/ICA é composta por uma lista de 57 comportamentos não adaptativos, que permite a descrição 
detalhada das características comportamentais atípicas de cada indivíduo, organizados em cinco áreas: 
sentidos (estímulos sensoriais), relações, uso do corpo e objetos, linguagem e interação social.
( ) Utilizado na forma de entrevista clínica, a ABC/ICA é direcionada a qualquer pessoa que conheça bem o 
indivíduo investigado (pais, cuidadores, professores). O instrumento tem pontuação balanceada (1 a 4), de 
acordo com a ocorrência nos TEA, sendo quatro a de correlação mais forte com TEA.
( ) ABC/ICA foi projetada para aplicar somente em adultos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FILHO, S. D. Evidências de validade convergente para a versão em português da Autism 
Diagnostic Interview - Revised e o Inventário de Comportamentos Autísticos em uma amostra de crianças e 
adolescentes de São Paulo. Dissertação Mestrado. 2014.
A V – V – F.
B F – V – V.
C F – F – F.
D V – F – V.
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definições de 
necessidades a atender, objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem 
empregados, tempo de execução e formas de avaliação.
 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. 
Nesse sentido, analise as afirmações que seguem e assinale V para verdadeiro e F para falso: 
( ) Planejar ajuda a concretizar aquilo que se almeja.
( ) Planejar implica em reconhecer a atual realidade e identificar as possibilidades de melhoria.
( ) Planejar é estabelecer as ações que serão executadas.( ) Planejar é um processo de tomada de decisões.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A V – V – V – V.
B V – V – F – V.
C V – F – V – V.
D V – V – V – F.
Sobre a MCHAT (Modified Checklist for Autism for Toddlers), podemos destacar que este é um 
instrumento de fácil aplicação utilizado para triagem precoce do TEA, podendo ser aplicado por pediatras, 
professores e outros profissionais da saúde, visando identificar indícios de TEA em crianças entre 18 e 24 
meses (FILHO, 2014).
6
7
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 4/11
Sobre a MCHAT (Modified Checklist for Autism for Toddlers), classifique V para as sentenças verdadeiras 
e F para as falsas:
( ) M-CHAT é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas 
pediátricas, com objetivo de identificar traços de autismo em crianças de idade precoce.
( ) A M-CHAT é extremamente simples e a resposta aos itens da escala leva em conta as observações dos 
pais com relação ao comportamento da criança. Essa escala consiste em 23 questões do tipo sim/não, que 
deve ser autopreenchida por pais de crianças de 18 a 24 meses de idade, que sejam alfabetizados e estejam 
acompanhando o filho em consulta pediátrica.
( ) As respostas da M-CHAT auxiliarão na avaliação clínica feita pelo profissional especializado na 
identificação do TEA.
Assinale a alternativa que apresenta a sequênciaCORRETA:
FONTE: FILHO, S. D. Evidências de validade convergente para a versão em português da Autism 
Diagnostic Interview - Revised e o Inventário de Comportamentos Autísticos em uma amostra de crianças e 
adolescentes de São Paulo. Dissertação Mestrado. 2014.
A F - V – V.
B F – F – F.
C V – V – V.
D V – V – F.
O programa TEACCH pode ser aplicado a pessoas de todas as faixas etárias, envolvendo diferentes 
serviços e abordagens, como fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, educação especial, psicologia, 
equoterapia, entre outras. 
Sobre o programa TEACCH, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
( ) No programa TEACCH, faz-se o uso de cartões com fotos, desenhos, símbolos ou objetos concretos, 
os quais necessitam prever as ações a serem desenvolvidas e a estrutura física. Cabe destacar que no 
decorrer do tempo, com o desenvolvimento da habilidade em executar uma determinada atividade, esta 
passará a fazer parte da rotina da criança de forma sistemática.
( ) O programa TEACCH necessita de estrutura física bem delimitada, com cada espaço para uma função; 
atividades com sequência para que as crianças saibam o que se exige delas e o uso direto de apoio visual, 
como cartões.
( ) O programa TEACCH não necessita ser diário, não sendo necessário o uso de rotinas incorporadas em 
agendas, que indicam visualmente a rotina programada do aluno, auxiliando na transição independente entre 
as atividades que deverá realizar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
8
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 5/11
A F – F – F.
B V – F – V.
C V – V – F.
D F – V – V.
Maria é mãe de Rafaela, de 8 anos. Maria levou Rafaela ao pediatra e recebeu encaminhamento 
direcionado ao profissional especializado para realizar o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised).
Sobre o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised), classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) É uma entrevista padronizada, semiestruturada, administrada aos pais ou cuidadores de crianças com 
suspeita de TEA.
( ) Possui 93 itens que investigam os comprometimentos sociocomunicativos e a presença de 
comportamentos repetitivos e estereotipados.
( ) É considerada um instrumento padrão-ouro para o diagnóstico de TEA, sendo que o entrevistador deve 
passar por um treinamento prévio que o habilitará a administrá-la e a codificar seus resultados. Cabe 
destacar que o instrumento fornece três diagnósticos, sendo eles: paciente com TEA; sinais de TEA sem a 
forma clássica da doença e paciente sem TEA
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A V – F – V.
B F – V – F.
C F – F – F.
D V – V – V.
Fávero (2007, p. 99) menciona que um sistema inclusivo não é aquele que tem todas as escolas 
preparadas da noite para o dia, mas “é aquele que adota uma postura pela não exclusão e, a partir daí, 
busca as medidas necessárias para atender com qualidade e respeito a todos os alunos”.
FONTE: FÁVERO, E. A. G. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na adversidade. 2 
ed. Rio de Janeiro: WVA, 2007.
Mediante o exposto, considera-se que o professor apresenta importante papel frente ao processo de 
aprendizagem de seus alunos. Sobre o papel do professor, cabe destacar que:
A O professor necessita compreender as singularidades de cada aluno. Essa compreensão possibilita ao
professor reconhecer as principais necessidades de aprendizagem de cada aluno.
9
10
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 6/11
B O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender enquadrando
todos os alunos em padrões preestabelecidos.
C O professor não necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os
alunos são iguais e aprendem da mesma forma.
D O professor deve ser detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a
memorização.
Andréa, professora do 5º ano dos Anos Iniciais, recebeu em sua sala um aluno com diagnóstico de 
TEA (Transtorno do Espectro Autista). A professora ansiosa para entender o diagnóstico buscou no DSM-5 
a compreensão sobre o transtorno.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a DSM-5 se classifica em:
A Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos.
B Transtornos do Neurodesenvolvimento.
C Transtorno bipolar e Transtornos Relacionados.
D Transtornos de Ansiedade.
No contexto que envolve o Transtornos do Espectro Autista (TEA ), cabe ao professor estar 
preparado para detectar as dificuldades de seus alunos e encaminhá-los junto à escola e à família para 
profissionais especializados responsáveis pelo diagnóstico. Partindo dessa compreensão, podemos inferir 
que junto à detecção torna-se necessário ao professor ampliar as possibilidades de intervenções 
pedagógicas.
Para ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas no contexto de sala de aula, o que professor 
necessitar fazer?
A Ao professor faz-se necessária a compreensão das diferenças que caracterizam o ser humano, o qual
apresenta histórias de vida única, constituindo-se, assim, como sujeito historicamente diferente.
B O professor deve ser detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a
memorização.
C O professor não necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os
alunos são iguais e aprendem da mesma forma.
D O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender enquadrando
todos os alunos em padrões preestabelecidos.
O Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), se apresenta como um dos 
principais sistemas de classificação. O referido manual, desde a sua primeira publicação, passou por cinco 
grandes revisões, resultando no DSM-5 elaborado pela American Psychiatry Association (APA, 2014).
11
12
13
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 7/11
FONTE: APA. American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - 
DSM-5. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association, 2014.
Sobre o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), assinale a alternativa 
CORRETA:
A No DSM, se contemplam apenas os aspectos clínicos e estatísticos.
B No DSM, se contemplam apenas os aspectos estatísticos.
C No DSM, se contemplam aspectos clínicos, estatísticos e fisiológicos.
D No DSM, se contemplam aspectos clínicos, estatísticos e epidemiológicos dos transtornos mentais.
O DIR/FLOORTIME foi criado para estimular os pontos fortes e os desafios de cada criança, 
baseando-se nas necessidades específicas de desenvolvimento. Nesta perspectiva, o DIR/FLOORTIME 
leva em conta o perfil individual e familiar, de modo a criar uma intervenção específica eficaz para cada 
criança. Cada componente do modelo DIR/FLOORTIME é baseado na filosofia de que toda a 
aprendizagem se dá através das relações interativas e que servem essencialmente como base para a 
linguagem (FIGUEREDO, 2014).
FONTE: FIGUEREDO, S, C. Um estudo sobre programas de intervenção precoce e o engajamento dos 
pais como co-terapeutas de crianças autistas. Dissertação de Mestrado. PUC-RJ, 2014.
Sobre o DIR/FLOORTIME, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O DIR/FLOORTIME é um modelo terapêutico com base no desenvolvimento das diferenças individuais 
e nas relações interpessoais de crianças com alguma alteração no desenvolvimento da sociabilidade, dentre 
elas: o TEA.
( ) O modelo DIR/FLOORTIME entende a criança como um ser único e, na sua individualidade, busca 
construir as bases para que ela possa pensar, se comunicar e se relacionar, apesar das suas limitações.
( ) No DIR/FLOORTIME (tempo de chão), a família e/ou terapeuta seguem os interesses da criança ao 
mesmo tempo em que a desafia a alcançar maior domínio das capacidades sociais, emocionais e intelectuais. 
O domínio destas capacidades torna-se fundamental para o desenvolvimento das relaçõessociais 
espontâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – V.
B V – V – V.
C V – F – V.
D F – F – F.
14
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 8/11
Mediante a importância da detecção e intervenção, ressaltamos que a literatura científica nacional e 
internacional destaca a importância do respaldo de uma abordagem interdisciplinar colaborativa, que 
envolva uma equipe de profissionais, tais como fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e terapeutas 
ocupacionais. No entanto, vale destacarmos que a intervenção no TEA geralmente é realizada por equipe 
multiprofissional, que pode atuar em abordagens multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar 
(BRASIL, 2015).
Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - A abordagem multidisciplinar.
II - A abordagem Interdisciplinar. 
III - A abordagem Transdisciplinar.
( ) É delineada por profissionais de distintas especialidades que compartilham não somente as tomadas de 
decisões, mas o planejamento e a execução do tratamento.
( ) Configura-se por profissionais de diferentes especialidades que compartilham as tomadas de decisões 
com relação ao tratamento, embora o tratamento em si, bem como a sua evolução, sejam conduzidos de 
forma independente.
( ) Caracteriza-se por profissionais de várias especialidades que atuam de forma independente em todos os 
aspectos relacionados à reabilitação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa 
com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato20152018/2015/Lei/L13146.htm#art98. Acesso em: abr. 
2020.
A II – I – III.
B III – II – I. 
C I – II – III.
D III – I – II.
A ABA é uma abordagem analítico-comportamental que consiste em um estudo científico que explica 
comportamentos e planeja modificações, visando aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar 
comportamentos (FIGUEREDO, 2014). 
FONTE: FIGUEREDO, S, C. Um estudo sobre programas de intervenção precoce e o engajamento dos 
pais como co-terapeutas de crianças autistas. Dissertação de Mestrado. PUC-RJ, 2014.
Sobre a ABA (Applied Behavior Analysis/ Análise do Comportamento Aplicada), classifique V para as 
15
16
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 9/11
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A proposta básica da ABA resume-se em estimular comportamentos funcionais e fortalecer as 
habilidades existentes, além de promover aquelas que ainda não foram desenvolvidas de forma que o 
indivíduo aprenda a interagir com a sociedade, estendendo o atendimento a todos os ambientes em que o 
indivíduo vive.
( ) As principais publicações sobre a ABA recomendam que a terapia seja realizada na frequência de 15 a 
40 horas semanais, sendo feita em programas educacionais ampliados ou terapia individual.
( ) A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behaviour Analysis – ABA) não necessita pode ser 
aplicada por profissionais que conheçam abordagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F.
B F – F – F.
C F – F – V.
D V – F – V.
No contexto que envolve o papel do professor diante do Transtorno do Espectro Autista (TEA), vale 
destacar a importância de o professor reconhecer as singularidades que envolvem o processo de 
aprendizagem e que essa compreensão pressupõe a estruturação dos aspectos pedagógicos, para que as 
experiências propiciadas por meio do ensino sejam inclusivas. Sobre a educação inclusiva, analise as 
afirmativas a seguir: I - A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos os alunos são 
iguais e precisam do mesmo tratamento. II - As ações inclusivas são medidas especiais exclusivamente 
voltadas para promover a matrícula de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social. III - O 
princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independentemente de 
características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e II estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I e III estão corretas.
Sobre o Autism Screening Questionnaire (ASQ), podemos destacar que este foi construído com base 
na seleção de questões da ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised). Também conhecido como Social 
Communication Questionnaire (SCQ), o ASQ é um instrumento de 40 questões baseadas na ADI-R, 
aplicados aos pais e/ou cuidadores de pessoas com possível Transtorno do Espectro Autista (FILHO, 
2014).
17
18
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 10/11
Sobre o Autism Screening Questionnaire (ASQ), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) O ASQ avalia a interação social recíproca, a linguagem, a comunicação e padrões de comportamentos 
repetitivos e estereotipados, apresentando, ainda, uma questão que investiga o comportamento autolesivo e 
outra que avalia linguagem funcional atual do sujeito.
( ) Embora o ASQ tenha sido desenvolvido a partir da ADI-R, ele foi modificado de modo a ser mais 
facilmente compreensível pelos pais e a dispensar explicações adicionais, como frequentemente ocorre na 
ADI-R. Cada questão do instrumento recebe a pontuação 0 para ausência de anormalidade ou 1 para a 
existência do comportamento indicativo de características do espectro do autismo.
( ) O ASQ teve a sua tradução, retroversão, adaptação e validação para o português brasileiro conduzidas 
por Sato et al. (2008), em um trabalho colaborativo entre pesquisadores da Universidade Presbiteriana 
Mackenzie, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e Universidade 
de São Paulo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FILHO, S. D. Evidências de validade convergente para a versão em português da Autism 
Diagnostic Interview - Revised e o Inventário de Comportamentos Autísticos em uma amostra de crianças e 
adolescentes de São Paulo. Dissertação Mestrado. 2014.
A F – F – F.
B V – V – V.
C V – F – F.
D F – V – V.
Para sua primeira semana de aula na turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora Mariana 
preparou diversas atividades. Ao receber os alunos, a professora teve o conhecimento de que um de seus 
alunos apresentava TEA.
Surpresa com a situação e ciente de seu papel enquanto professora, o que Mariana deveria fazer?
A Manter as atividades com o restante do grupo e oferecer papel colorido, lápis de cor e giz de cera
para o aluno com TEA.
B Manter as atividades com o restante da turma e solicitar que a família levasse o aluno com TEA para
casa, evitando-lhe constrangimento e exposição.
C Manter as atividades, mas retirar o aluno com TEA de sala, deixando-o sob a supervisão da
secretária escolar.
D Proporcionar à turma diferentes metodologias e estratégias visando um ensino de qualidade para
todos.
19
26/01/2023 16:04 Avaliação da Disciplina
about:blank 11/11
Mantoan (2003) destaca que a escola para atender a todos necessita de mudanças. No entanto, essa 
mudança torna-se essencialmente necessária na maneira do ensino nela ministrado. Mediante o exposto, 
podemos compreender que muitas são as tarefas a serem enfrentadas.
FONTE: MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 
2003.
Sobre as mudanças necessárias na escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I - Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
II - Garantir aos alunos tempo para aprender reconhecendo as singularidades nesse processo, bem como 
um ensino que não segregue. 
III - Reorganizar as escolas exclusivamente em seus aspectos administrativos deixando de lado o 
pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e II estão corretas.
B Somente a afirmativa II estácorreta.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas I e III estão corretas.
20
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina