Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:
Marque a alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
a) A escolha e a construção do currículo de uma escola independem do tipo de gestão exercido por seus gestores.
b) A opção curricular da escola é resultado das concepções assumidas e escolhidas pelos profissionais que nela atuam, envolvendo a dimensão social, política e cultural do processo educativo.
c) Não há necessidade de criar um vínculo entre o Projeto Político Pedagógico da escola e a proposta curricular pretendida para ela.
d) O importante é que a dimensão pedagógica enfatize e priorize, especialmente, o aspecto local onde está inserida a escola, sem a necessidade do vínculo entre este e o aspecto global.
e) A organização curricular deve respeitar a ótica linear e justaposta da construção do conhecimento.

O currículo não é neutro, pois ele é um território de conflitos onde as decisões são tomadas para excluir ou incluir as pessoas na trajetória escolar. De acordo com Sacristan (2013), é importante dar suporte às pesquisas feitas com e sobre os professores a respeito do desenvolvimento do currículo como estratégia para a melhoria dele. O currículo representa e apresenta aspirações, interesses, ideais e formas de entender sua missão em um contexto histórico e as influências sofridas por ele, o que evidencia a não neutralidade, as desigualdades entre os indivíduos e os grupos. É de fundamental relevância conceituar currículo antes de discutir a noção de planejamento, ainda que estes estejam interligados no processo do aprendizado.
Sobre “Currículo”, marque a alternativa coerente com o conceito de currículo.
a) É uma construção dos saberes, bem como o envolvimento entre os sujeitos, pois ele interage em um determinado contexto construído pelas experiências, atividades, métodos e meios com o objetivo de cumprir os interesses de um grupo hegemônico, que pretende controlar as pessoas (pais, professores, alunos, comunidade, etc.).
b) É uma ponte entre cultura e a sociedade exteriores às instituições de educação, ele é também uma ponte entre a cultura dos sujeitos, entre a sociedade de hoje e do amanhã, entre as possibilidades de conhecer e saber se comunicar, bem como se expressar em contraposição ao isolamento da ignorância.
c) Deve servir como uma ponte para integrar os indivíduos no grupo escolar, bem como fortalecer a gestão democrática que são as normas do regimento escolar, o que garantirá qualidade social da educação, valorização da diversidade e protagonismo dos alunos no meio em que vivem.
d) Passa a ser algo especificado e limitado que se aplica ou é de igual modo aberto que se delimita no processo de aplicação, uma vez que ele está inserido em um determinado contexto com atores e intenções de acordo com as práticas.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Marque a alternativa que apresenta coerentemente os momentos do currículo conforme está citado no texto.
O currículo é definido como um plano de ação pedagógica, ou como um produto que se destina à obtenção de resultados de aprendizagem organizados no âmbito da escola, pressupondo um processo dividido em momentos principais, tudo se conjugando numa racionalização dos meios em função dos objetivos e dos resultados.
a) Elaboração, implementação e avaliação.
b) Plano; planejamento e desenvolvimento.
c) Planejamento e ação.
d) Implementação e desenvolvimento.
e) Todas estão corretas.

São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:
É CORRETO o que se afirma em:
I. Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna Arte e Educação Física.
II. Matemática; Ciências biológicas e Ciências Humanas.
III. História; Geografia e Ensino Religioso.
(A) I e III.
(B) II e III.
(C) I apenas.
(D) I, II e III.

No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), quando se tem aquele currículo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino, está se referindo ao currículo.
Marque a alternativa correta.
a) formal.
b) real.

Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.
Sobre o tema, é incorreto afirmar que
a) os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
b) o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
c) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
d) a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
e) conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.

O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso é preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica em:
Marque a alternativa que melhor representa essa construção.
a) Construir um currículo que prevaleça a hierarquia das disciplinas, uma vez que facilitará o processo de ensino.
b) Dar ênfase aos conceitos em detrimento das habilidades e competências.
c) Desenvolver práticas que priorizem as disciplinas de primeira grandeza, como Linguagens e Matemática.
d) Refletir sobre a neutralidade inerente ao processo de construção da proposta da escola.
e) Construir uma proposta fundamentada na interdisciplinaridade e na contextualização de modo a assegurar um maior diálogo entre as áreas do saber.

Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo, questiona: como a diversidade se faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas educacionais? Na busca da resposta ao questionamento feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais brasileiros e, após análise, conclui e defende que
Marque a alternativa que melhor representa essa conclusão.
a) a diversidade aparece como um dos eixos centrais das orientações curriculares e que, nos últimos anos, houve um grande avanço em relação a esse tema.
b) nos documentos oficiais brasileiros, a diversidade é vista e reduzida sob a ótica da cultura dominante; a cultura europeia é apresentada como referência e as demais culturas, quando citadas, são consideradas, apenas, elementos de comparação.
c) a diversidade recebe destaque e está presente no núcleo comum do currículo, e é nesse mesmo núcleo que se encontram os chamados conhecimentos historicamente acumulados. Hierarquicamente, a diversidade ocupa um lugar de evidência no núcleo comum do currículo.
d) a escola e seu currículo demonstram dificuldade de assumir que temos múltiplas culturas. Essa situação não possibilita o reconhecimento e a valorização das diversas culturas que convivem no contexto escolar.
e) vivemos no contexto da diversidade cultural, e esta deve ser um elemento presente e indagador do currículo. A cultura não deve ser vista como um tema e nem como uma disciplina, mas como um eixo que orienta as experiências e práticas curriculares.

Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:
Marque a alternativa que melhor descreve esses propósitos.
a) O currículo prescrito que se refere ao planejamento que o professor desenvolve em sala de aula.
b) O currículo oculto, diz respeito às manifestações e simbologias que se expressam no contexto da escola.
c) O Currículo real, que traz as orientações estabelecidas pelos mecanismos oficiais.
d) O Currículo formal, ação que se constrói a partir das ideias, concepções e comportamentos dos sujeitos.
e) O Currículo heterogêneo, que une a perspectiva do currículo formal ao oficial.

Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema do currículo com profissionais de educação em geral, na perspectiva da promoção de uma educação de qualidade para todos e todas, democrática, relevante do ponto de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente orientada. Entendem currículo como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo
(A) ideal.
(B) político.
(C) ideológico.
(D) oculto.
(E) crítico.

O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
Marque a alternativa que melhor representa essa concepção.
a) Marxista.
b) Liberal.
c) Positivista.
d) Fisiológica.
e) Tecnicista.

Atualmente, os currículos escolares, em sua maioria, abordam questões de identidade, alteridade, diferenças, subjetividade e multiculturalismo. De acordo com as teorias de currículo, essas categorias estão incluídas nas teorias:
Marque a alternativa que melhor representa essa inclusão.
a) tradicionais de currículo.
b) críticas de currículo.
c) libertárias de currículo.
d) pós-críticas de currículo.

Com o objetivo de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei n° 13.415/2017 alterou a LDB, estabelecendo no Art. 36 algumas modificações nos itinerários formativos.
Quanto a modificação nos itinerários formativos marque a alternativa FALSA.
a) “Linguagens" passou a ser “Linguagens e suas tecnologias";
b) “Ciências humanas" passou a ser “Ciências Humanas e sociais aplicadas";
c) “Ciências naturais" passou a ser “Ciências da Natureza e suas tecnologias";
d) “Formação técnica e profissional" não sofreu alteração;
e) “Matemática" passou a ser “Matemática e suas tecnologias".

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:
Marque a alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
a) A escolha e a construção do currículo de uma escola independem do tipo de gestão exercido por seus gestores.
b) A opção curricular da escola é resultado das concepções assumidas e escolhidas pelos profissionais que nela atuam, envolvendo a dimensão social, política e cultural do processo educativo.
c) Não há necessidade de criar um vínculo entre o Projeto Político Pedagógico da escola e a proposta curricular pretendida para ela.
d) O importante é que a dimensão pedagógica enfatize e priorize, especialmente, o aspecto local onde está inserida a escola, sem a necessidade do vínculo entre este e o aspecto global.
e) A organização curricular deve respeitar a ótica linear e justaposta da construção do conhecimento.

O currículo não é neutro, pois ele é um território de conflitos onde as decisões são tomadas para excluir ou incluir as pessoas na trajetória escolar. De acordo com Sacristan (2013), é importante dar suporte às pesquisas feitas com e sobre os professores a respeito do desenvolvimento do currículo como estratégia para a melhoria dele. O currículo representa e apresenta aspirações, interesses, ideais e formas de entender sua missão em um contexto histórico e as influências sofridas por ele, o que evidencia a não neutralidade, as desigualdades entre os indivíduos e os grupos. É de fundamental relevância conceituar currículo antes de discutir a noção de planejamento, ainda que estes estejam interligados no processo do aprendizado.
Sobre “Currículo”, marque a alternativa coerente com o conceito de currículo.
a) É uma construção dos saberes, bem como o envolvimento entre os sujeitos, pois ele interage em um determinado contexto construído pelas experiências, atividades, métodos e meios com o objetivo de cumprir os interesses de um grupo hegemônico, que pretende controlar as pessoas (pais, professores, alunos, comunidade, etc.).
b) É uma ponte entre cultura e a sociedade exteriores às instituições de educação, ele é também uma ponte entre a cultura dos sujeitos, entre a sociedade de hoje e do amanhã, entre as possibilidades de conhecer e saber se comunicar, bem como se expressar em contraposição ao isolamento da ignorância.
c) Deve servir como uma ponte para integrar os indivíduos no grupo escolar, bem como fortalecer a gestão democrática que são as normas do regimento escolar, o que garantirá qualidade social da educação, valorização da diversidade e protagonismo dos alunos no meio em que vivem.
d) Passa a ser algo especificado e limitado que se aplica ou é de igual modo aberto que se delimita no processo de aplicação, uma vez que ele está inserido em um determinado contexto com atores e intenções de acordo com as práticas.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Marque a alternativa que apresenta coerentemente os momentos do currículo conforme está citado no texto.
O currículo é definido como um plano de ação pedagógica, ou como um produto que se destina à obtenção de resultados de aprendizagem organizados no âmbito da escola, pressupondo um processo dividido em momentos principais, tudo se conjugando numa racionalização dos meios em função dos objetivos e dos resultados.
a) Elaboração, implementação e avaliação.
b) Plano; planejamento e desenvolvimento.
c) Planejamento e ação.
d) Implementação e desenvolvimento.
e) Todas estão corretas.

São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:
É CORRETO o que se afirma em:
I. Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna Arte e Educação Física.
II. Matemática; Ciências biológicas e Ciências Humanas.
III. História; Geografia e Ensino Religioso.
(A) I e III.
(B) II e III.
(C) I apenas.
(D) I, II e III.

No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), quando se tem aquele currículo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino, está se referindo ao currículo.
Marque a alternativa correta.
a) formal.
b) real.

Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.
Sobre o tema, é incorreto afirmar que
a) os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
b) o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
c) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
d) a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
e) conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.

O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso é preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica em:
Marque a alternativa que melhor representa essa construção.
a) Construir um currículo que prevaleça a hierarquia das disciplinas, uma vez que facilitará o processo de ensino.
b) Dar ênfase aos conceitos em detrimento das habilidades e competências.
c) Desenvolver práticas que priorizem as disciplinas de primeira grandeza, como Linguagens e Matemática.
d) Refletir sobre a neutralidade inerente ao processo de construção da proposta da escola.
e) Construir uma proposta fundamentada na interdisciplinaridade e na contextualização de modo a assegurar um maior diálogo entre as áreas do saber.

Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo, questiona: como a diversidade se faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas educacionais? Na busca da resposta ao questionamento feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais brasileiros e, após análise, conclui e defende que
Marque a alternativa que melhor representa essa conclusão.
a) a diversidade aparece como um dos eixos centrais das orientações curriculares e que, nos últimos anos, houve um grande avanço em relação a esse tema.
b) nos documentos oficiais brasileiros, a diversidade é vista e reduzida sob a ótica da cultura dominante; a cultura europeia é apresentada como referência e as demais culturas, quando citadas, são consideradas, apenas, elementos de comparação.
c) a diversidade recebe destaque e está presente no núcleo comum do currículo, e é nesse mesmo núcleo que se encontram os chamados conhecimentos historicamente acumulados. Hierarquicamente, a diversidade ocupa um lugar de evidência no núcleo comum do currículo.
d) a escola e seu currículo demonstram dificuldade de assumir que temos múltiplas culturas. Essa situação não possibilita o reconhecimento e a valorização das diversas culturas que convivem no contexto escolar.
e) vivemos no contexto da diversidade cultural, e esta deve ser um elemento presente e indagador do currículo. A cultura não deve ser vista como um tema e nem como uma disciplina, mas como um eixo que orienta as experiências e práticas curriculares.

Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:
Marque a alternativa que melhor descreve esses propósitos.
a) O currículo prescrito que se refere ao planejamento que o professor desenvolve em sala de aula.
b) O currículo oculto, diz respeito às manifestações e simbologias que se expressam no contexto da escola.
c) O Currículo real, que traz as orientações estabelecidas pelos mecanismos oficiais.
d) O Currículo formal, ação que se constrói a partir das ideias, concepções e comportamentos dos sujeitos.
e) O Currículo heterogêneo, que une a perspectiva do currículo formal ao oficial.

Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema do currículo com profissionais de educação em geral, na perspectiva da promoção de uma educação de qualidade para todos e todas, democrática, relevante do ponto de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente orientada. Entendem currículo como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo
(A) ideal.
(B) político.
(C) ideológico.
(D) oculto.
(E) crítico.

O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
Marque a alternativa que melhor representa essa concepção.
a) Marxista.
b) Liberal.
c) Positivista.
d) Fisiológica.
e) Tecnicista.

Atualmente, os currículos escolares, em sua maioria, abordam questões de identidade, alteridade, diferenças, subjetividade e multiculturalismo. De acordo com as teorias de currículo, essas categorias estão incluídas nas teorias:
Marque a alternativa que melhor representa essa inclusão.
a) tradicionais de currículo.
b) críticas de currículo.
c) libertárias de currículo.
d) pós-críticas de currículo.

Com o objetivo de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei n° 13.415/2017 alterou a LDB, estabelecendo no Art. 36 algumas modificações nos itinerários formativos.
Quanto a modificação nos itinerários formativos marque a alternativa FALSA.
a) “Linguagens" passou a ser “Linguagens e suas tecnologias";
b) “Ciências humanas" passou a ser “Ciências Humanas e sociais aplicadas";
c) “Ciências naturais" passou a ser “Ciências da Natureza e suas tecnologias";
d) “Formação técnica e profissional" não sofreu alteração;
e) “Matemática" passou a ser “Matemática e suas tecnologias".

Prévia do material em texto

Folha de respostas:
1 A B C D E
2 A B C D E
3 A B C D E
4 A B C D
5 A B C D E
6 A B C D E
7 A B C D E
8 A B C D E
9 A B C D E
10 A B C D E
11 A B C D E
12 A B C D E
13 A B C D E
14 A B C D
15 A B C D E
1) Q839796
O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto
como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve
ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:
 
a) A escolha e a construção do currículo de uma escola independem do tipo de gestão
exercido por seus gestores.

b) A opção curricular da escola é resultado das concepções assumidas e escolhidas pelos
profissionais que nela atuam, envolvendo a dimensão social, política e cultural do processo
educativo.

c) Não há necessidade de criar um vínculo entre o Projeto Político Pedagógico da escola e a
proposta curricular pretendida para ela.

d) O importante é que a dimensão pedagógica enfatize e priorize, especialmente, o aspecto
local onde está inserida a escola, sem a necessidade do vínculo entre este e o aspecto global.

e) A organização curricular deve respeitar a ótica linear e justaposta da construção do
conhecimento.

2) Q802555
O currículo não é neutro, pois ele é um território de conflitos onde as decisões são tomadas
para excluir ou incluir as pessoas na trajetória escolar. De acordo com Sacristan (2013), é
importante dar suporte às pesquisas feitas com e sobre os professores a respeito do
desenvolvimento do currículo como estratégia para a melhoria dele. O currículo representa e
apresenta aspirações, interesses, ideais e formas de entender sua missão em um contexto
histórico e as influências sofridas por ele, o que evidencia a não neutralidade, as
desigualdades entre os indivíduos e os grupos. É de fundamental relevância conceituar
currículo antes de discutir a noção de planejamento, ainda que estes estejam interligados no
processo do aprendizado.
(...) Planejamento é a organização metodológica dos conteúdos a serem transmitidos pelos
professores, pois o educador deve ter clareza dos objetivos que pretende atingir com seu
trabalho, não estamos nos referindo aos objetivos tecnicistas, mas de objetivos que estão
inseridos em um determinado contexto da vida do educando. (...)
(MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 2.ed. São Paulo:
Cortez, 1995. PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.)
Sobre “Currículo”, marque a alternativa coerente com o conceito de currículo.
a) É uma construção dos saberes, bem como o envolvimento entre os sujeitos, pois ele
interage em um determinado contexto
construído pelas experiências, atividades, métodos e meios com o objetivo de cumprir os
interesses de um grupo hegemônico, que
pretende controlar as pessoas (pais, professores, alunos, comunidade, etc.

https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/839796-fundatec-2022-spgg-rs-analista-educacao
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/802555-idcap-2020-prefeitura-municipal-de-governador-lindenberg-professor-de-educacao-fisica
 
b) É uma ponte entre cultura e a sociedade exteriores às instituições de educação, ele é
também uma ponte entre a cultura dos sujeitos, entre a sociedade de hoje e do amanhã, entre
as possibilidades de conhecer e saber se comunicar, bem como se expressar em
contraposição ao isolamento da ignorância.

c) Deve servir como uma ponte para integrar os indivíduos no grupo escolar, bem como
fortalecer a gestão democrática que são as
normas do regimento escolar, o que garantirá qualidade social da educação, valorização da
diversidade e protagonismo dos alunos no
meio em que vivem.

d) Passa a ser algo especificado e limitado que se aplica ou é de igual modo aberto que se
delimita no processo de aplicação, uma vez
que ele está inserido em um determinado contexto com atores e intenções de acordo com as
práticas.

e) Todas as alternativas estão corretas.
3) Q802589
HISTÓRIA DE BEM-TE-VIS
(1º§) O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos vizinhos, apareceu um bem-tevi
caprichoso, muito moderno, que se recusava a articular as três sílabas tradicionais do seu nome.
Limitava-se a gritar: “... te vi!... te vi!...” com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as
últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras, achei natural que também os
passarinhos estivessem contagiados pelo novo estilo humano.
(2º§) Mas logo a seguir, o mesmo passarinho – ou seu filho, seu irmão, como posso saber, com a
folhagem cerrada da mangueira? – animou-se a uma audácia maior. Não quis saber das duas
sílabas, e gritava apenas, daqui, dali, invisível e brincalhão: “...vi!...vi!...” – o que me pareceu
ainda mais divertido.
(3º§) O tempo passou. O bem-te-vi deve ter viajado; talvez seja cosmonauta, talvez tenha voado
com o seu time de futebol!...afinal tudo
pode acontecer com bem-te-vis tão progressistas, que rompem com o canto da família e mudam
os lemas dos seus brasões.
Talvez tenha sido atacado por esses crioulos fortes que agora saem do mato de repente e
disparam sem razão nenhuma contra o primeiro
vivente que encontram.
(4º§) Mas hoje tornei a ouvir um bem-te-vi cantar. E cantava assim: “Bem-bem-bem...tevi!”
Pensei: “É uma nova escola poética que se
eleva das mangueiras!...” Depois o passarinho mudou. E fez: “Bem-te-te-vi!” Tornei a refletir: “Deve
ser pequenino e estuda a sua cartilha...”
E o passarinho: “Bem-bem-bem-te-te-te-vi-vivi...!”
(5º§) Os ornitólogos devem saber se isto é caso comum ou raro. Eu jamais tinha ouvido coisa
igual. Mas as crianças, que sabem mais do que eu, e vão diretas aos assuntos, ouviram,
pensaram, e disseram: “Que engraçado! Um bem-te-vi gago!” Então, talvez seja mesmo só
gagueira...
(Cecília Meireles)
“Currículo é definido como um plano de ação pedagógica, ou como um produto que se destina
à obtenção de resultados de aprendizagem
organizados no âmbito da escola, pressupondo um processo dividido em momentos
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/802589-idcap-2020-prefeitura-municipal-de-governador-lindenberg-conhecimentos-basicos
principiais, tudo se conjugando numa racionalização dos meios em função dos objetivos e dos
resultados”. (…)
(LOPES, A, MACEDO, E. (orgs.) Currículo debates Contemporâneos. São Paulo: Cortez,2002)
Marque a alternativa que apresenta coerentemente os momentos do currículo conforme está
citado no texto.
 
a) Elaboração, implementação e avaliação.
b) Plano; planejamento e desenvolvimento.
c) Planejamento e ação.
d) Implementação e desenvolvimento.
e) Todas estão corretas.
4) Q797622
São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos
na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:
I. Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna
Arte e Educação Física.
II. Matemática; Ciências biológicas e Ciências Humanas.
III. História; Geografia e Ensino Religioso.
É CORRETO o que se afirma em:
 
a) I e III.
b) II e III.
c) I apenas.
d) I, II e III.
5) Q792358
No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade,
para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola. Segundo
Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), quando se tem aquele currículo que, de fato, acontece na sala de
aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino, está se referindo ao currículo
a) formal.
b) real.
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/797622-gualimp-2020-prefeitura-de-quissama-rj-professor-ii-de-ciencias-fisicas-e-biologicas
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/792358-vunesp-2020-prefeitura-de-piracicaba-sp-professor-de-ensino-fundamental
 
c) oculto.
d) partilhado.
e) prescrito.
6) Q789169
Quanto ao currículo, assinale a alternativa correta.
 
a) A inclusão de novos componentes curriculares de caráterobrigatório na Base Nacional Comum
Curricular ocorrerá de acordo
com a demanda de cada contexto.

b) Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a
criança e o adolescente
são parte obrigatória da área de ciências humanas.

c) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar
integrado à proposta pedagógica
da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.

d) O currículo para a Educação Infantil será constituído por uma base nacional e uma diversificada e,
para os ensinos Fundamental e Médio, por uma base nacional com a previsão de conteúdos
mínimos por área de conhecimento.

e) A educação na zona rural terá currículo específico, definido no âmbito dos Conselhos Estaduais e
Municipais de Educação,
de acordo com os conhecimentos próprios dos contextos.

7) Q779398
Anastasiou e Alves (2005), destacam que existe uma relação entre o processo de apreensão e
o tipo de conteúdo trabalhado. Nesse sentido, os autores diferenciam na aprendizagem as
características de quatro tipos de conteúdos de aprendizagem: conteúdos factuais; conteúdos
procedimentais, conteúdos atitudinais e conteúdos conceituais.
Considerando as características de cada conteúdo, associe corretamente a coluna da direita
com a coluna da esquerda.
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/789169-ufpr-2019-prefeitura-de-quatro-barras-pr-professor
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/779398-if-sc-2019-if-sc-docente-enfermagem
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
 
a) 1, 4, 3, 4, 2, 3, 3
b) 4, 1, 3, 2, 2, 1, 4
c) 4, 2, 1, 4, 3, 2, 1
d) 3, 1, 1, 3, 3, 2, 1
e) 2, 3, 2, 3, 4, 3, 2
8) Q782193
 
Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação
escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa
modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois
a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve
oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Sobre o tema, é
incorreto afirmar que
a) os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada,
exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

b) o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular
obrigatório da educação básica.

c) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se
obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/782193-idecan-2019-if-pb-pedagogo
 
d) a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar
integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2
(duas) horas mensais.

e) conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a
criança e o adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares, tendo
como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de
material didático adequado.

9) Q770679
O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso é
preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas
presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica
em:
 
a) Construir um currículo que prevaleça a hierarquia das disciplinas, uma vez que facilitará o
processo de ensino.

b) Dar ênfase aos conceitos em detrimento das habilidades e competências.
c) Desenvolver práticas que priorizem as disciplinas de primeira grandeza, como Linguagens e
Matemática.

d) Refletir sobre a neutralidade inerente ao processo de construção da proposta da escola.
e) Construir uma proposta fundamentada na interdisciplinaridade e na contextualização de
modo a assegurar um maior diálogo entre as áreas do saber.

10) Q808311
Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade
e currículo, questiona: como a diversidade se
faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas
educacionais? Na busca da resposta ao questionamento
feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais
brasileiros e, após análise, conclui e defende que
a) a diversidade aparece como um dos eixos centrais
das orientações curriculares e que, nos últimos anos,
houve um grande avanço em relação a esse tema.

https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/770679-idhtec-2019-prefeitura-de-macaparana-pe-professor-de-educacao-basica-1o-ao-5o-ano
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/808311-vunesp-2019-prefeitura-de-valinhos-sp-vice-diretor-de-escola
 
b) nos documentos oficiais brasileiros, a diversidade é
vista e reduzida sob a ótica da cultura dominante; a
cultura europeia é apresentada como referência e as
demais culturas, quando citadas, são consideradas,
apenas, elementos de comparação.

c) a diversidade recebe destaque e está presente no
núcleo comum do currículo, e é nesse mesmo núcleo
que se encontram os chamados conhecimentos
historicamente acumulados. Hierarquicamente, a
diversidade ocupa um lugar de evidência no núcleo
comum do currículo.

d) a escola e seu currículo demonstram dificuldade de
assumir que temos múltiplas culturas. Essa situação
não possibilita o reconhecimento e a valorização das
diversas culturas que convivem no contexto escolar.

e) vivemos no contexto da diversidade cultural, e esta
deve ser um elemento presente e indagador do currículo.
A cultura não deve ser vista como um tema e
nem como uma disciplina, mas como um eixo que
orienta as experiências e práticas curriculares.

11) Q770680
Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se
encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o
currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:
 
a) O currículo prescrito que se refere ao planejamento que o professor desenvolve em sala de aula.
b) O currículo oculto, diz respeito às manifestações e simbologias que se expressam no contexto da
escola.

c) O Currículo real, que traz as orientações estabelecidas pelos mecanismos oficiais.
d) O Currículo formal, ação que se constrói a partir das ideias, concepções e comportamentos dos
sujeitos.

e) O Currículo heterogêneo, que une a perspectiva do currículo formal ao oficial
12) Q807172
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/770680-idhtec-2019-prefeitura-de-macaparana-pe-professor-de-educacao-basica-1o-ao-5o-ano
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/807172-vunesp-2019-prefeitura-de-valinhos-sp-pedagogo
Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema
do currículo com profissionais de educação em geral, na
perspectiva da promoção de uma educação de qualidade
para todos e todas, democrática, relevante do ponto
de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente
orientada. Entendem currículo como as
experiências escolares que se desdobram em torno do
conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem
para a construção das identidades de nossos/as
estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo
tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados
na escola, que não estão explicitados nos planos e
nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente
percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo
 
a) ideal.
b) político.
c) ideológico.
d) oculto.
e) crítico.13) Q773126
O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto
como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-
se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e
dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo
utilizada por teóricos ligados à concepção:
 
a) Marxista.
b) Liberal.
c) Positivista.
d) Fisiológica.
e) Tecnicista.
14) Q778979
Atualmente, os currículos escolares, em sua maioria, abordam questões de identidade,
alteridade, diferenças, subjetividade e multiculturalismo. De acordo com as teorias de
currículo, essas categorias estão incluídas nas teorias:
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/773126-ifpa-2019-ifpa-pedagogo
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/778979-sme-rj-2019-sme-rj-professor-de-ensino-fundamental-portugues
 
a) tradicionais de currículo
b) críticas de currículo
c) libertárias de currículo
d) pós-críticas de currículo
15) Q770284
Com o objetivo de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo
diversificado e flexível, a Lei n° 13.415/2017 alterou a LDB, estabelecendo no Art. 36 algumas
modificações nos itinerários formativos. Quanto a modificação nos itinerários formativos
marque a alternativa FALSA.
 
a) “Linguagens" passou a ser “Linguagens e suas tecnologias";
b) “Ciências humanas" passou a ser “Ciências Humanas e sociais aplicadas";
c) “Ciências naturais" passou a ser “Ciências da Natureza e suas tecnologias";
d) “Formação técnica e profissional" não sofreu alteração;
e) “Matemática" passou a ser “Matemática e suas tecnologias".
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/770284-idhtec-2019-prefeitura-de-macaparana-pe-professor-de-matematica
GABARITO:
1 B
2 E
3 A
4 A
5 B
6 C
7 C
8 A
9 E
10 E
11 B
12 D
13 A
14 D
15 C
Em caso de dúvidas com relação à solução de alguma questão, assista às videoaulas de resolução no
site. Digite na barra de busca o ID da pergunta desejada, você irá encontrá-lo ao lado do número da
questão.

Mais conteúdos dessa disciplina