Buscar

atividade 1 relações Étnico feito e corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Relações Étnicas Raciais
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno(a): Polo: UNIGRAN SEDE Dourados MS
Atividade/ Portfólio 01 – AULAS 01, 02, 03 e 04 (VALOR 2,5 PONTOS)
1) Construa um texto com o mínimo de duas laudas e máximo três laudas dissertando sobre o tema: “Racismo, Pluralidade Cultural e Legislação”, o texto deve abordar conteúdos e conceitos trabalhados e estudados nas aulas 01, 02, 03 e 04, trazendo citações e referências do guia didático. 
OBS – Todas as atividades deverão ser desenvolvidas com base em elaboração própria (trazendo citações do Guia Didático e outras fontes, caso utilizar, e apresentar as referências).
Racismo, Pluralidade Cultural e Legislação
Segundo a pesquisa fala que o racismo surgiu com o próprio surgimento do homem, por que quando teve início do descobrimento do brasil os portugueses foram os principais responsáveis por ter o racismo, pois eles exportaram os negros para a mão de obra que necessitava para construir a nova colônia, pois dizia que os negros tinham mais resistência do que as outras pessoas e por isso iniciou a escravidão. Era uma prática que os seres humanos assumiam o direito de propriedade sobre o individuo negro e as colocavam para trabalhar de formas mais cruel como a violência física e entre outros. Hoje vem sendo abolida a escravatura, mas ainda existe no brasil e atinge milhares de pessoas. Nas pesquisas diz que o Brasil foi a última nação a abolir o trabalho escravo de forma oficial, mas na prática ainda existe a escravatura dos seres humanos. 	Comment by BazeLima: Qual pesquisa ?
Hoje ainda existe o racismo por causa da cor da pele ou da origem étnica. O ser humano dá importância da cor da pele, isso causa uma barreira grande em relação a comunicação, e por isso que a maioria das pessoas não se comunica adequadamente e com facilidade, só por que não tem uma pigmentação igual, pois a pele humana tem melanina e pigmentos diferentes uns dos outros. A melanina é que causa a diferença da cor da pele humana, por isso que tem as três categorias de melanina, que são a melanina verdadeira que tem um pigmento na cor castanho negro, a feomelanina, que é um pigmento castanho vermelho que aparece nas pessoas ruivas, mas pode ser isolado ou associado a melanina vermelha. Tem uma variante vermelha que é conhecida na Indonésia.
André Langaney (1994) Apresenta três categorias de melanina:	Comment by BazeLima: E a referência ?
· Melanina verdadeira, que é um pigmento de cor castanho-negro.
· Feomelanina, pigmento castanho vermelho, que aparece nos indivíduos ruivos e que pode aparecer isolado ou associado à melanina vermelha.	Comment by BazeLima: Os parágrafos devem estar alinhados a margem 
· Existe ainda uma variante vermelha e que é conhecida na Indonésia. 
A melanina pode aparecer em qualquer parte corpo como nos cabelos, nos olhos, nos pelos e até nas camadas mais profundas da epiderme, e por isso que a cor da pele depende da quantidade de melanina nas camadas da epiderme e na sua disposição. Mas isso quer dizer que não há diferentes pigmentos e sim é apenas um único pigmento, porque o que o mesmo pigmento apresenta em diferenças quantidades conforme o tipo de pele do ser humano. 
No século XIX o racismo era porque achavam que os brancos tinham o crânio maior e que era inteligentes do que os negros. Hoje não tem esse sentido dessa polêmica, pois sabemos que o tamanho do crânio não tem nada haver com a inteligência, e para eles saber que era inteligentes eles usavam o teste do QI e não se importava com sua origem. Mas hoje os cientistas tem mais cuidado com os testes, pois eles não podem determinar a inteligência de uma pessoa com a sua forma de viver no cotidiano, mesmo se o teste estiver errado, eles não podem dizer se a pessoa é realmente inteligente.
 Para viver democraticamente temos que respeitar as diferenças de grupos e as culturas que é constituída na sociedade. A sociedade brasileira sofre de preconceito ainda por causa de divisões culturais, e sempre foi vista como alvo para o preconceito na sociedade e gerando uma ação que deixa de possuir legitimidade. O racismo também afeta as escolas, por causa das culturas diferenciadas e ainda gera o racismo por toda a sociedade. Quando dialogamos leva-nos ter praticas que estimulam a interação com as diferenças culturas e sempre respeitando as culturas e os grupos étnicos. O diálogo entre as culturas diferentes rompe um tipo de texto que é interpretado por apenas uma pessoa. 
Podemos ainda hoje dizer que os alunos não podem ir à escola com a marcação da adversidade vividas, pois o processo educacional geralmente não permite acontecer o vínculo. É importante que os professores reconheçam a cultura inseridas no seu meio de convívio e proporcionando uma visão entre os alunos com diferentes culturas, para poder aprender a valorizar as culturas diferentes e reconhecer que cada cultura tem a suas diferenças. A PCNs é a pare do projeto educacional gestado nos anos noventa, pois pode contribuir para uma cidadania em uma sociedade pluriétnica e pluricultural.
 Esses parâmetros curriculares abordam como um desafio para a escola que tem que reconhecer a riqueza da diversidade etno-cultural, pois tem que investir na contra de todos os preconceitos e discriminação para ter como ponto de partida para os seres humanos, e isso tudo é dentro dos parâmetros curriculares que estão abordando a questão dentro da pluralidade cultural em relação ao contexto escolar. Quando a escola estabelece entre culturas diferentes, acontece um vínculo educacional étnico – cultural dos alunos, e isso mostra que a escola proporciona espaços para os alunos para compartilhar sobre a sua cultura e sua convivência. 
Quando os professores aprenderem a conviver com as culturas diferentes de seus alunos eles poderão ensinar de uma forma mais branda sobre a convivência e como conviver entre si e com os outros que tem culturas diferentes, e hoje a PCN representa um avanço grande sobre esse assunto de culturas. Na lei 11.645, de março de 2008 relata que é obrigatório que tenha o ensino da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas do ensino fundamental, no ensino médio, publicas, e particulares do brasil. A lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional é a lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. A lei que inclui no currículo oficial da rede de ensino a temática: História e cultura afrobrasileira e indígena”, é a lei de 11.645. O ensino brasileiro deve considerar e relatar sobre as contribuições diferenciadas das culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, indígena e europeia. 
 
 
LIMA, Terezinha Bazé de. Relações Étnico-Raciais na	Comment by BazeLima: Todas as referências registradas devem estar como citações no corpo do texto2,5
Educação e Educação Indígena. Terezinha Bazé de Lima.
Dourados: UNIGRAN, 2023.
54p.: 23 cm.
1. Pluralidade Cultural. 2. Educação Indígena. 3. Racismo.