Buscar

Resenha Modelagem de Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha modelagem de processos
Gerenciar os processos, para agregar valor à organização.
Após o término da Segunda Guerra Mundial foi o pontapé para as mudanças para as práticas gerenciais. Até esse momento a gestão seguia um molde prescritivo, seguindo dessa forma uma abordagem clássica da administração. 
Com o fim da guerra, aparecem necessidades de renovar o processo de produção com tecnologias, fortalecer a oferta de serviços e agilizar os processos decisório. O surgimento de novos desafios exigiu ainda mais competitividade e abordagens que superassem os modelos gerenciais.
Perspectiva Sistêmica
A ideia-chave desta perspectiva é na existência de um todo. As relações e trocas entre as partes caracterizam a dinâmica dos sistemas abertos. A aplicação deste sistema em um processo produtivo auxilia no entendimento do ambiente de produção. 
Essa perspectiva vê as organizações como redes de relações, aplicando a relação de padrões. O ambiente de produção modelado, conseguindo acabar com a visão vertical e implantando uma horizontal. Fluxos de insumos que transformam as matérias em produtos, um entendimento mais ágil e com feedbacks.
Abordagem Contingencial
Logo em seguida a esse pensamento, trata das incertezas. Que para lidar com elas é necessário a flexibilidade. 	A ação organizacional interage com o ambiente para promover ajustes permanentes. Nas empresas se faz necessário o mais o uso da gerência e de uma equipe criativa para ter um tempo de resposta rápido aos riscos eminentes.
A macrovisão organizacional através da cadeia de valor
A cadeia de valor é uma relação integrada de processos, os quais podem propiciar uma vantagem competitiva. Processos primários se referem as ações diretamente relacionadas ao produto e processo, enquanto as secundárias auxiliam o processo, dão suporte.
A explicação de valor agregado em cada elo da cadeia é o principal motivo para a utilização da cadeia de valor. A lógica de insumo-produto é uma abordagem que pode ser aplicada a qualquer processo. Cadeia de valor se assemelha com a cadeia de utilidade (qualidade).
A expressão do valor
O valor se move em direção do cliente, em uma corrente que recebe o nome de cadeia do cliente. O uso da cadeia de valor é a consideração que todos fazemos parte da mesma cadeia.
O valor do negócio vem dos produtos da empresa e do serviço ao cliente. Isso gera com que a percepção de valor mude com o tempo e as empresas se veem forçadas a se adequar para voltar a competitividade.
Gerenciamento da cadeia de valor
Um bom gerenciamento da cadeia de valor confere a empresa uma série de obrigações, como um ciclo de alinhamento continuo, orientar a qualidade e refletir sobre as competências organizacionais e mudanças futuras.
Alinhamento continuo em múltiplas direções
Uma relação gerencial que tem por objetivo o ajuste de percepções, produzir sincronismo na decisão e na ação dos grupos de trabalho.
Orientar a qualidade para agregar valor
A inspeção de todas as atividades afim de entender como ocorre a produção de valor e reduzir ao máximo o valor negativo.
A visão de processos
Após os anos 80, todas as gestões tem como foco a visão de processos. Ela é um aspecto facilitador.
Definições de processo
É um processo um conjunto de atividades estruturadas que irão resultado em algum produto. Uma ordenação especifica com começo e fim definindo uma estrutura de ação (Ver a organização a partir de seus processos).
A visão horizontal e a visão vertical
As funções mudaram de papel e agora elas apoiam os processos, pois o foco da gestão mudou para o processo, buscando assim uma visão dos processos e não ordens que vão descendo pela cadeia hierárquica.
A representação dos processos
A produção é um fluxo de recursos que entram na organização e que nela são processados e saem transformados com valor agregado. Existem quatro recursos que podem ser processados: materiais, energia, clientes e informações. 
Ainda fazem parte dos inputs do processo, os procedimentos operacionais, as regras internas e as leias e normas. Os colaboradores, equipamentos, instalações são outros inputs. A respeito dos outputs são os produtos com valor agregado, saídas indesejadas, agregação de valor público e informações.

Outros materiais