Logo Passei Direto
Buscar

Gerenciamento de Riscos Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Longe de ser uma ciência exata, o gerenciamento de riscos é uma alquimia de bom senso, análise criteriosa, visão e intuição (GRAEML, 1998). Pode ser entendido como um processo de tomada de decisão que visa minimizar as consequências de possíveis eventos negativos no futuro, sendo uma abordagem proativa para identificar riscos potenciais, analisá-los, avaliá-los e planejar respostas necessárias para seu monitoramento e controle (ZAFIROPOULOS et al. 2005)." Fonte: OLIVEIRA, U. R. Tomada de decisão em flexibilidade de manufatura para gerenciamento de riscos operacionais no processo produtivo industrial. 2009. 246 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre riscos operacionais, pode-se afirmar que os riscos operacionais são compostos por:
c) ambiente interno e externo.
gestores e gerenciadores de riscos.
pessoas e processos.
pessoas, processos, tecnologia e ambiente externo.
alta direção, quadro de funcionários e conselho

Leia o trecho a seguir "O mercado corporativo está sujeito a um conjunto extenso de imposições regulatórias e, na ocorrência de falhas, tais como corrupção e impactos ambientais, a empresa estará sujeita, de alguma forma, a sanções, como, por exemplo: restrições legais, multas, punições judiciais, etc. Mas, um fato é certo, independentemente do evento desabonador e da pena imposta, a reputação da empresa sofre consequências e a recuperação da boa imagem certamente será muito difícil de ser conquistada." Fonte: AZEVEDO, M. M. D. et al. O compliance e a gestão de riscos nos processos organizacionais. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 179-196, jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, podemos afirmar que:
os riscos corporativos são eventos adversos de menor grau que acometem o funcionamento da organização, contudo, sua gravidade é considerada baixa.
o GR deve ser aplicado no estabelecimento de estratégias para identificar na empresa quais são os eventos capazes de afetar o andamento de suas operações.
os riscos financeiros são considerados menos importantes que os riscos corporativos, uma vez que apenas se dedicam ao setor econômico da organização.
o gerenciamento de risco corporativo deve ser realizado pela alta direção, de modo que suas ações tenham caráter sigiloso diante do quadro de funcionários.
os objetivos organizacionais possuem caráter estratégico quando são gerenciados em conjunto com os riscos corporativos e suas variáveis.

Leia o trecho a seguir: “[...] existem inúmeras atividades e variáveis que devem ser gerenciadas, a fim de não comprometer o sucesso do projeto. Como não é possível controlar todos os fatores presentes na implementação, alguns devem ser considerados mais importantes e acompanhados mais de perto, caracterizando uma gestão por fatores críticos de sucesso (FCS)." Fonte: GAMBOA, F. A. R.; CAPUTO, M. S.; BRESCIANI FILHO, E. Método para gestão de riscos em implementações de sistemas ERP baseado em fatores críticos de sucesso. JISTEM J. Inf. Syst. Technol. Manag. (Online), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 45-62, 2004. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão de risco operacional, pode-se afirmar que suas etapas essenciais são:
identificação, avaliação dos envolvidos e resposta ao risco.
criação de parâmetros de mensuração, investigação e mitigação dos efeitos.
planejamento, identificação, plano de ação, monitoramento e controle.
criação da missão, visão e valores empresariais.
planejamento, movimentação e criação da estrutura organizacional.

Leia o trecho a seguir: “lanqué (2002, p. 60) e Rockness e Rockness (2005, p. 32), em sua análise, sugeriram que a fraude não pode ser considerada como um fenômeno recente e tampouco de fácil conceituação devido à existência de diversos fatores inter-relacionados, que foram revelados desde os primeiros relatos. Opinaram que, de forma geral, a fraude envolve aspectos éticos, legais, institucionais, econômicos e valores morais de determinada sociedade." Fonte: PERERA, L. C. J.; DE FREITAS, E. C.; IMONIANA, J. O. Avaliação do sistema de combate às fraudes corporativas no Brasil. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 11, n. 23, p. 03-30, Florianópolis. 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fraudes e riscos empresariais, leia as afirmativas a seguir: I. As fraudes são atos lícitos praticados por pessoas que envolvem as organizações. II. Os sócios e a alta direção podem ser vítimas ou fraudadores em casos de fraudes empresariais. III. Existem formas de controlar a incidência de fraudes nas operações de uma empresa. IV. Fraudes e riscos possuem o mesmo significado e, por isso, são considerados sinônimos. Está correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV
II, III e IV.
II e III.
I e IV
I e III.

Leia o trecho a seguir: “Um componente crítico das atividades de uma organização é a identificação de riscos, afinal, quando falamos de riscos, sempre levamos em consideração a subjetividade, pois eles podem ou não ocorrer [...]. O principal desafio é fazer com que a estratégia global e a perspectiva de risco sejam comunicadas e entendidas por todos os níveis da organização[...]." Fonte: ASSI, M. Controles internos e cultura organizacional: como consolidar a confiança na gestão dos negócios. São Paulo: Saint Paul Editora, 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre riscos financeiros e operacionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os riscos financeiros são mais importantes quando comparados aos riscos operacionais. II. ( ) Os riscos operacionais e riscos são sinônimos e retratam a mesma classe de risco organizacional. III. ( ) A globalização influenciou na forma de gerir os riscos atualmente. IV. ( ) O aumento da complexidade dos produtos e operações alavancou a importância da gestão de riscos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.

O gerenciamento de risco é considerado atualmente como uma das mais importantes ferramentas estratégicas utilizadas para promover o desempenho empresarial. Isso porque promove o conhecimento aprofundado das operações e dos pormenores da organização, assim como permite que esta esteja mais protegida, através da tomada de decisão mais assertiva e compromissada pelas alta direção.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, podemos dizer em relação ao gerenciamento de risco operacional que:
as avaliações de desempenho são realizadas ao final do processo, de forma a evidenciar falhas.
as atividades de implantação de programas de GR operacional são pautadas em ações de prevenção e detecção.
os erros humanos são considerados ações fraudulentas e atos ilícitos que prejudicam a operação.
as autorizações são determinações de responsabilidades entre os funcionários envolvidos.
o código de conduta tem baixa expressividade no que tange às ações de proteção empresarial.

Leia o trecho a seguir: “[...] fases temporais iniciadas a partir de alterações ambientais, que se acumulam gradualmente na memória organizacional. Estas alterações, introduzidas no domínio institucional, pressionam a ação que, por sua vez, modela as atividades da organização. Padrões institucionais fornecem, portanto, programas de ação e interpretação no início de cada fase temporal, e ações conduzem a modificações na organização dentro de cada fase. Padrões de significação, dominação e legitimação regem este processo, enquanto fatores intervenientes na construção de regras e interpretações recíprocas de pressões contextuais (Barley, 1986; Fonseca & Seleme, 1991; Giddens, 1978; Riley, 1983)." Fonte: MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S. D. Estruturação da estrutura organizacional: o caso de uma empresa familiar. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 14, n. spe, p. 11-32, 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão de risco empresarial, é correto afirmar que o texto se refere ao processo de:
missão e valores empresariais
cultura organizacional
gestão de riscos corporativos.
riscos operacionais.
estrutura organizacional.

Leia o trecho a seguir: “O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependente de informações e de toda a infraestrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados [...] O sucesso das empresas atualmente está totalmente vinculado à velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões." Fonte: BAZZOTTI, C.; GARCIA, E. A importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para tomada de decisões. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 6, n. 11, 2006. Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, pode-se afirmar que um dos benefícios que as organizações conquistam com sua implantação é:
menor alocação de capital.
custos de produção altamente reduzidos.
satisfação com clientes.
erradicação de atos ilícitos e fraudulentos.
satisfação do quadro de funcionários.

Para que o gerenciamento de risco operacional, ou seja, aquele relacionado aos processos e operações da organização, tenha efetividade, é necessário que haja o engajamento de todos os níveis hierárquicos e que todos cumpram as atividades relacionadas a cada etapa da implantação do programa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco operacional, é correto afirmar que:
a fase de supervisão envolve a formulação de um plano de ação, de forma a aplicar os controles escolhidos na fase de implantação de controles anterior a esta fase.
analisar as medidas é uma função obsoleta do gerenciamento de risco. Esta fase foi substituída pelas fases de investigação de estratégias que possam diminuir os efeitos dos riscos.
a primeira fase do gerenciamento de risco deve ser a de avaliação, na qual aplicam-se as medidas quantitativas e qualitativas para determinação da severidade dos riscos.
a tomada de decisão é uma etapa voltada à gestão empresarial e está distanciada do processo de gerenciamento de risco, visto que apenas os gestores possuem autonomia de decidir.
a gestão de riscos transforma a administração, as operações e os processos da empresa com um viés estratégico, além de auxiliar a organização a atingir as metas propostas.

Leia o trecho a seguir: “[..] o autor volta afirmar que o risco, segundo ele é um evento mensurável por meio da probabilidade objetiva; enquanto incerteza é um evento cuja ocorrência não é mensurável através de probabilidades objetivas, mas sim por probabilidades subjetivas." Fonte: AZEVEDO, M. M. D. et al. O compliance e a gestão de riscos nos processos organizacionais. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 179-196, jun. 2017. ISSN 2594-4797. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fraudes e riscos, pode-se afirmar que as três variáveis que impulsionam o fraudador a cometer atos ilícitos são:
cultura, possibilidade e conscientização.
pressão, oportunidade e racionalização.
integração, monitoramento e conscientização.
conscientização, pressão e perdas financeiras.
incompatibilidade financeira, dívidas e pressão.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Longe de ser uma ciência exata, o gerenciamento de riscos é uma alquimia de bom senso, análise criteriosa, visão e intuição (GRAEML, 1998). Pode ser entendido como um processo de tomada de decisão que visa minimizar as consequências de possíveis eventos negativos no futuro, sendo uma abordagem proativa para identificar riscos potenciais, analisá-los, avaliá-los e planejar respostas necessárias para seu monitoramento e controle (ZAFIROPOULOS et al. 2005)." Fonte: OLIVEIRA, U. R. Tomada de decisão em flexibilidade de manufatura para gerenciamento de riscos operacionais no processo produtivo industrial. 2009. 246 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre riscos operacionais, pode-se afirmar que os riscos operacionais são compostos por:
c) ambiente interno e externo.
gestores e gerenciadores de riscos.
pessoas e processos.
pessoas, processos, tecnologia e ambiente externo.
alta direção, quadro de funcionários e conselho

Leia o trecho a seguir "O mercado corporativo está sujeito a um conjunto extenso de imposições regulatórias e, na ocorrência de falhas, tais como corrupção e impactos ambientais, a empresa estará sujeita, de alguma forma, a sanções, como, por exemplo: restrições legais, multas, punições judiciais, etc. Mas, um fato é certo, independentemente do evento desabonador e da pena imposta, a reputação da empresa sofre consequências e a recuperação da boa imagem certamente será muito difícil de ser conquistada." Fonte: AZEVEDO, M. M. D. et al. O compliance e a gestão de riscos nos processos organizacionais. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 179-196, jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, podemos afirmar que:
os riscos corporativos são eventos adversos de menor grau que acometem o funcionamento da organização, contudo, sua gravidade é considerada baixa.
o GR deve ser aplicado no estabelecimento de estratégias para identificar na empresa quais são os eventos capazes de afetar o andamento de suas operações.
os riscos financeiros são considerados menos importantes que os riscos corporativos, uma vez que apenas se dedicam ao setor econômico da organização.
o gerenciamento de risco corporativo deve ser realizado pela alta direção, de modo que suas ações tenham caráter sigiloso diante do quadro de funcionários.
os objetivos organizacionais possuem caráter estratégico quando são gerenciados em conjunto com os riscos corporativos e suas variáveis.

Leia o trecho a seguir: “[...] existem inúmeras atividades e variáveis que devem ser gerenciadas, a fim de não comprometer o sucesso do projeto. Como não é possível controlar todos os fatores presentes na implementação, alguns devem ser considerados mais importantes e acompanhados mais de perto, caracterizando uma gestão por fatores críticos de sucesso (FCS)." Fonte: GAMBOA, F. A. R.; CAPUTO, M. S.; BRESCIANI FILHO, E. Método para gestão de riscos em implementações de sistemas ERP baseado em fatores críticos de sucesso. JISTEM J. Inf. Syst. Technol. Manag. (Online), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 45-62, 2004. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão de risco operacional, pode-se afirmar que suas etapas essenciais são:
identificação, avaliação dos envolvidos e resposta ao risco.
criação de parâmetros de mensuração, investigação e mitigação dos efeitos.
planejamento, identificação, plano de ação, monitoramento e controle.
criação da missão, visão e valores empresariais.
planejamento, movimentação e criação da estrutura organizacional.

Leia o trecho a seguir: “lanqué (2002, p. 60) e Rockness e Rockness (2005, p. 32), em sua análise, sugeriram que a fraude não pode ser considerada como um fenômeno recente e tampouco de fácil conceituação devido à existência de diversos fatores inter-relacionados, que foram revelados desde os primeiros relatos. Opinaram que, de forma geral, a fraude envolve aspectos éticos, legais, institucionais, econômicos e valores morais de determinada sociedade." Fonte: PERERA, L. C. J.; DE FREITAS, E. C.; IMONIANA, J. O. Avaliação do sistema de combate às fraudes corporativas no Brasil. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 11, n. 23, p. 03-30, Florianópolis. 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fraudes e riscos empresariais, leia as afirmativas a seguir: I. As fraudes são atos lícitos praticados por pessoas que envolvem as organizações. II. Os sócios e a alta direção podem ser vítimas ou fraudadores em casos de fraudes empresariais. III. Existem formas de controlar a incidência de fraudes nas operações de uma empresa. IV. Fraudes e riscos possuem o mesmo significado e, por isso, são considerados sinônimos. Está correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV
II, III e IV.
II e III.
I e IV
I e III.

Leia o trecho a seguir: “Um componente crítico das atividades de uma organização é a identificação de riscos, afinal, quando falamos de riscos, sempre levamos em consideração a subjetividade, pois eles podem ou não ocorrer [...]. O principal desafio é fazer com que a estratégia global e a perspectiva de risco sejam comunicadas e entendidas por todos os níveis da organização[...]." Fonte: ASSI, M. Controles internos e cultura organizacional: como consolidar a confiança na gestão dos negócios. São Paulo: Saint Paul Editora, 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre riscos financeiros e operacionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os riscos financeiros são mais importantes quando comparados aos riscos operacionais. II. ( ) Os riscos operacionais e riscos são sinônimos e retratam a mesma classe de risco organizacional. III. ( ) A globalização influenciou na forma de gerir os riscos atualmente. IV. ( ) O aumento da complexidade dos produtos e operações alavancou a importância da gestão de riscos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.

O gerenciamento de risco é considerado atualmente como uma das mais importantes ferramentas estratégicas utilizadas para promover o desempenho empresarial. Isso porque promove o conhecimento aprofundado das operações e dos pormenores da organização, assim como permite que esta esteja mais protegida, através da tomada de decisão mais assertiva e compromissada pelas alta direção.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, podemos dizer em relação ao gerenciamento de risco operacional que:
as avaliações de desempenho são realizadas ao final do processo, de forma a evidenciar falhas.
as atividades de implantação de programas de GR operacional são pautadas em ações de prevenção e detecção.
os erros humanos são considerados ações fraudulentas e atos ilícitos que prejudicam a operação.
as autorizações são determinações de responsabilidades entre os funcionários envolvidos.
o código de conduta tem baixa expressividade no que tange às ações de proteção empresarial.

Leia o trecho a seguir: “[...] fases temporais iniciadas a partir de alterações ambientais, que se acumulam gradualmente na memória organizacional. Estas alterações, introduzidas no domínio institucional, pressionam a ação que, por sua vez, modela as atividades da organização. Padrões institucionais fornecem, portanto, programas de ação e interpretação no início de cada fase temporal, e ações conduzem a modificações na organização dentro de cada fase. Padrões de significação, dominação e legitimação regem este processo, enquanto fatores intervenientes na construção de regras e interpretações recíprocas de pressões contextuais (Barley, 1986; Fonseca & Seleme, 1991; Giddens, 1978; Riley, 1983)." Fonte: MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S. D. Estruturação da estrutura organizacional: o caso de uma empresa familiar. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 14, n. spe, p. 11-32, 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão de risco empresarial, é correto afirmar que o texto se refere ao processo de:
missão e valores empresariais
cultura organizacional
gestão de riscos corporativos.
riscos operacionais.
estrutura organizacional.

Leia o trecho a seguir: “O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependente de informações e de toda a infraestrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados [...] O sucesso das empresas atualmente está totalmente vinculado à velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões." Fonte: BAZZOTTI, C.; GARCIA, E. A importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para tomada de decisões. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 6, n. 11, 2006. Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, pode-se afirmar que um dos benefícios que as organizações conquistam com sua implantação é:
menor alocação de capital.
custos de produção altamente reduzidos.
satisfação com clientes.
erradicação de atos ilícitos e fraudulentos.
satisfação do quadro de funcionários.

Para que o gerenciamento de risco operacional, ou seja, aquele relacionado aos processos e operações da organização, tenha efetividade, é necessário que haja o engajamento de todos os níveis hierárquicos e que todos cumpram as atividades relacionadas a cada etapa da implantação do programa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco operacional, é correto afirmar que:
a fase de supervisão envolve a formulação de um plano de ação, de forma a aplicar os controles escolhidos na fase de implantação de controles anterior a esta fase.
analisar as medidas é uma função obsoleta do gerenciamento de risco. Esta fase foi substituída pelas fases de investigação de estratégias que possam diminuir os efeitos dos riscos.
a primeira fase do gerenciamento de risco deve ser a de avaliação, na qual aplicam-se as medidas quantitativas e qualitativas para determinação da severidade dos riscos.
a tomada de decisão é uma etapa voltada à gestão empresarial e está distanciada do processo de gerenciamento de risco, visto que apenas os gestores possuem autonomia de decidir.
a gestão de riscos transforma a administração, as operações e os processos da empresa com um viés estratégico, além de auxiliar a organização a atingir as metas propostas.

Leia o trecho a seguir: “[..] o autor volta afirmar que o risco, segundo ele é um evento mensurável por meio da probabilidade objetiva; enquanto incerteza é um evento cuja ocorrência não é mensurável através de probabilidades objetivas, mas sim por probabilidades subjetivas." Fonte: AZEVEDO, M. M. D. et al. O compliance e a gestão de riscos nos processos organizacionais. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 179-196, jun. 2017. ISSN 2594-4797. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fraudes e riscos, pode-se afirmar que as três variáveis que impulsionam o fraudador a cometer atos ilícitos são:
cultura, possibilidade e conscientização.
pressão, oportunidade e racionalização.
integração, monitoramento e conscientização.
conscientização, pressão e perdas financeiras.
incompatibilidade financeira, dívidas e pressão.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Longe de ser uma ciência exata, o gerenciamento de riscos é uma alquimia de bom senso, análise 
criteriosa, visão e intuição (GRAEML, 1998). Pode ser entendido como um processo de tomada de 
decisão que visa minimizar as consequências de possíveis eventos negativos no futuro, sendo uma 
abordagem proativa para identificar riscos potenciais, analisá-los, avaliá-los e planejar respostas 
necessárias para seu monitoramento e controle (ZAFIROPOULOS et al. 2005)." 
Fonte: OLIVEIRA, U. R. Tomada de decisão em flexibilidade de manufatura para 
gerenciamento de riscos operacionais no processo produtivo industrial. 2009. 246 f. Tese 
(doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá São Paulo, 
2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/105344>. Acesso em: 07 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre riscos operacionais, pode-se afirmar 
que os riscos operacionais são compostos por: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
c) ambiente interno e externo. 
2. 
gestores e gerenciadores de riscos. 
3. 
pessoas e processos. 
4. 
pessoas, processos, tecnologia e ambiente externo. 
Resposta correta 
5. 
alta direção, quadro de funcionários e conselho 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir 
“O mercado corporativo está sujeito a um conjunto extenso de imposições regulatórias e, na 
ocorrência de falhas, tais como corrupção e impactos ambientais, a empresa estará sujeita, de alguma 
forma, a sanções, como, por exemplo: restrições legais, multas, punições judiciais, etc. Mas, um fato 
é certo, independentemente do evento desabonador e da pena imposta, a reputação da empresa sofre 
consequências e a recuperação da boa imagem certamente será muito difícil de ser conquistada.” 
http://hdl.handle.net/11449/105344
Fonte: AZEVEDO, M. M. D. et al. O compliance e a gestão de riscos nos processos organizacionais. 
Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 179-196, jun. 2017. Disponível em: 
<http://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/507>. Acesso em: 08 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, podemos 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os riscos corporativos são eventos adversos de menor grau que acometem o funcionamento da 
organização, contudo, sua gravidade é considerada baixa. 
2. 
o GR deve ser aplicado no estabelecimento de estratégias para identificar na empresa quais 
são os eventos capazes de afetar o andamento de suas operações. 
Resposta correta 
3. 
os riscos financeiros são considerados menos importantes que os riscos corporativos, uma vez 
que apenas se dedicam ao setor econômico da organização. 
4. 
o gerenciamento de risco corporativo deve ser realizado pela alta direção, de modo que suas 
ações tenham caráter sigiloso diante do quadro de funcionários. 
5. 
os objetivos organizacionais possuem caráter estratégico quando são gerenciados em conjunto 
com os riscos corporativos e suas variáveis. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] existem inúmeras atividades e variáveis que devem ser gerenciadas, a fim de não comprometer 
o sucesso do projeto. Como não é possível controlar todos os fatores presentes na implementação, 
alguns devem ser considerados mais importantes e acompanhados mais de perto, caracterizando uma 
gestão por fatores críticos de sucesso (FCS).” 
Fonte: GAMBOA, F. A. R.; CAPUTO, M. S.; BRESCIANI FILHO, E. Método para gestão de 
riscos em implementações de sistemas ERP baseado em fatores críticos de sucesso. JISTEM J. Inf. 
Syst. Technol. Manag. (Online), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 45-62, 2004. Disponível em: 
<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-17752004000100004&script=sci_arttext&tlng=pt>. 
Acesso em: 07 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão de risco operacional, pode-se 
afirmar que suas etapas essenciais são: 
http://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/507
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-17752004000100004&script=sci_arttext&tlng=pt
Ocultar opções de resposta 
1. 
identificação, avaliação dos envolvidos e resposta ao risco. 
2. 
criação de parâmetros de mensuração, investigação e mitigação dos efeitos. 
3. 
planejamento, identificação, plano de ação, monitoramento e controle. 
Resposta correta 
4. 
criação da missão, visão e valores empresariais. 
5. 
planejamento, movimentação e criação da estrutura organizacional. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“lanqué (2002, p. 60) e Rockness e Rockness (2005, p. 32), em sua análise, sugeriram que a fraude 
não pode ser considerada como um fenômeno recente e tampouco de fácil conceituação devido à 
existência de diversos fatores inter-relacionados, que foram revelados desde os primeiros relatos. 
Opinaram que, de forma geral, a fraude envolve aspectos éticos, legais, institucionais, econômicos e 
valores morais de determinada sociedade.” 
Fonte: PERERA, L. C. J.; DE FREITAS, E. C.; IMONIANA, J. O. Avaliação do sistema de 
combate às fraudes corporativas no Brasil. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 11, n. 23, 
p. 03-30, Florianópolis. 2014. Disponível em: 
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2014v11n23p3>. Acesso 
em: 08 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fraudes e riscos empresariais, leia as 
afirmativas a seguir: 
I. As fraudes são atos lícitos praticados por pessoas que envolvem as organizações. 
II. Os sócios e a alta direção podem ser vítimas ou fraudadores em casos de fraudes empresariais. 
III. Existem formas de controlar a incidência de fraudes nas operações de uma empresa. 
IV. Fraudes e riscos possuem o mesmo significado e, por isso, são considerados sinônimos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2014v11n23p3
I, III e IV 
2. 
II, III e IV. 
3. 
 II e III. 
Resposta correta 
4. 
I e IV 
5. 
I e III. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Um componente crítico das atividades de uma organização é a identificação de riscos, afinal, 
quando falamos de riscos, sempre levamos em consideração a subjetividade, pois eles podem ou não 
ocorrer [...]. O principal desafio é fazer com que a estratégia global e a perspectiva de risco sejam 
comunicadas e entendidas por todos os níveis da organização[...].” 
Fonte: ASSI, M. Controles internos e cultura organizacional: como consolidar a confiança na 
gestão dos negócios. São Paulo: Saint Paul Editora, 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre riscos financeiros e operacionais, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Os riscos financeiros são mais importantes quando comparados aos riscos operacionais. 
II. ( ) Os riscos operacionais e riscos são sinônimos e retratam a mesma classe de risco 
organizacional. 
III. ( ) A globalização influenciou na forma de gerir os riscos atualmente. 
IV. ( ) O aumento da complexidade dos produtos e operações alavancou a importância da gestão de 
riscos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, V, V, F. 
4. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
5. 
V, F, F, V. 
6. Pergunta 6 
1/1 
O gerenciamento de risco é considerado atualmente como uma das mais importantes ferramentas 
estratégicas utilizadas para promover o desempenho empresarial. Isso porque promove o 
conhecimento aprofundado das operações e dos pormenores da organização, assim como permite 
que esta esteja mais protegida, através da tomada de decisão mais assertiva e compromissada pelas 
alta direção. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamentode risco, podemos 
dizer em relação ao gerenciamento de risco operacional que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as avaliações de desempenho são realizadas ao final do processo, de forma a evidenciar falhas. 
2. 
as atividades de implantação de programas de GR operacional são pautadas em ações de 
prevenção e detecção. 
Resposta correta 
3. 
os erros humanos são considerados ações fraudulentas e atos ilícitos que prejudicam a 
operação. 
4. 
as autorizações são determinações de responsabilidades entre os funcionários envolvidos. 
5. 
o código de conduta tem baixa expressividade no que tange às ações de proteção empresarial. 
7. Pergunta 7 
0/1 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] fases temporais iniciadas a partir de alterações ambientais, que se acumulam gradualmente na 
memória organizacional. Estas alterações, introduzidas no domínio institucional, pressionam a ação 
que, por sua vez, modela as atividades da organização. Padrões institucionais fornecem, portanto, 
programas de ação e interpretação no início de cada fase temporal, e ações conduzem a modificações 
na organização dentro de cada fase. Padrões de significação, dominação e legitimação regem este 
processo, enquanto fatores intervenientes na construção de regras e interpretações recíprocas de 
pressões contextuais (Barley, 1986; Fonseca & Seleme, 1991; Giddens, 1978; Riley, 1983).” 
Fonte: MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S. D. Estruturação da estrutura 
organizacional: o caso de uma empresa familiar. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 14, n. spe, p. 11-
32, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-
65552010000600002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão de risco empresarial, é correto 
afirmar que o texto se refere ao processo de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
issão e valores empresariais 
2. 
cultura organizacional 
3. Incorreta: 
gestão de riscos corporativos. 
4. 
riscos operacionais. 
5. 
estrutura organizacional. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000600002&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000600002&lng=en&nrm=iso
“O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos 
previsível, e cada vez mais dependente de informações e de toda a infraestrutura tecnológica que 
permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados [...] O sucesso das empresas atualmente 
está totalmente vinculado à velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que 
são tomadas as decisões.” 
Fonte: BAZZOTTI, C.; GARCIA, E. A importância do sistema de informação gerencial na gestão 
empresarial para tomada de decisões. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 6, n. 11, 2006. 
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná. Disponível em: 
<http://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/368>. Acesso em: 08 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, pode-se 
afirmar que um dos benefícios que as organizações conquistam com sua implantação é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
menor alocação de capital. 
Resposta correta 
2. 
custos de produção altamente reduzidos. 
3. 
satisfação com clientes. 
4. 
erradicação de atos ilícitos e fraudulentos. 
5. 
satisfação do quadro de funcionários. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Para que o gerenciamento de risco operacional, ou seja, aquele relacionado aos processos e 
operações da organização, tenha efetividade, é necessário que haja o engajamento de todos os níveis 
hierárquicos e que todos cumpram as atividades relacionadas a cada etapa da implantação do 
programa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco operacional, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
http://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/368
a fase de supervisão envolve a formulação de um plano de ação, de forma a aplicar os controles 
escolhidos na fase de implantação de controles anterior a esta fase. 
2. 
analisar as medidas é uma função obsoleta do gerenciamento de risco. Esta fase foi substituída 
pelas fases de investigação de estratégias que possam diminuir os efeitos dos riscos. 
3. 
a primeira fase do gerenciamento de risco deve ser a de avaliação, na qual aplicam-se as 
medidas quantitativas e qualitativas para determinação da severidade dos riscos. 
4. 
a tomada de decisão é uma etapa voltada à gestão empresarial e está distanciada do processo 
de gerenciamento de risco, visto que apenas os gestores possuem autonomia de decidir. 
5. 
a gestão de riscos transforma a administração, as operações e os processos da empresa com um 
viés estratégico, além de auxiliar a organização a atingir as metas propostas. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“[..] o autor volta afirmar que o risco, segundo ele é um evento mensurável por meio da 
probabilidade objetiva; enquanto incerteza é um evento cuja ocorrência não é mensurável através de 
probabilidades objetivas, mas sim por probabilidades subjetivas.” 
Fonte: AZEVEDO, M. M. D. et al. O compliance e a gestão de riscos nos processos organizacionais. 
Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 179-196, jun. 2017. ISSN 2594-
4797. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/507>. Acesso em: 08 
nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fraudes e riscos, pode-se afirmar que 
as três variáveis que impulsionam o fraudador a cometer atos ilícitos são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
cultura, possibilidade e conscientização. 
2. 
pressão, oportunidade e racionalização. 
Resposta correta 
http://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/507
3. 
integração, monitoramento e conscientização. 
4. 
conscientização, pressão e perdas financeiras 
5. 
incompatibilidade financeira, dívidas e pressão

Mais conteúdos dessa disciplina