Buscar

Importância da Sensorialidade, Economia e Sustentabilidade na Preparação de Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

digestão.
SENSORIAL
Preparar os alimentos de forma que fiquem sensorialmente atraentes para o consumo, despertando os sentidos. Além dos aspectos nutricionais, higiênicos e digestivos, é necessário preservar ou melhorar a atratividade dos alimentos, aplicando técnicas de preparo que possam promover ou realçar seu sabor, cor, aroma e consistência/textura. Alimentos com bom aspecto sensorial agem como estimuladores de apetite e garantem a boa aceitação e a satisfação dos consumidores. O estímulo ao consumo alimentar é de grande importância, pois é um meio pelo qual se pode promover a ingestão satisfatória de nutrientes. E a satisfação dos indivíduos representa um ponto positivo à manutenção do bom estado psicológico, criando condições propícias à boa recuperação, à manutenção e ao desenvolvimento do organismo humano.
ECONÔMICO
Ao planejar um cardápio e escolher as preparações, sempre devemos considerar aspectos como safra, custo, disponibilidade local, desperdício e outros fatores que, de certa forma, podem interferir no valor final da preparação.
SUSTENTÁVEL
Para o planejamento de cardápios, precisamos também atribuir aspectos relacionados à diminuição do consumo de energia, água e utilização de recursos que causem menos impacto ambiental. Preparações vegetarianas ou veganas, ou que utilizem aproveitamento integral dos alimentos, por exemplo, atendem à expectativa de um cardápio mais sustentável

Continue navegando

Outros materiais