Buscar

Controle e Garantia de Qualidade Laboratorial WEB DIVINO 1

Prévia do material em texto

Controle e Garantia de Qualidade Laboratorial 
Conceito de qualidade
Qualidade segundo a ISSO 9001
"Qualidade é a totalidade de características de
uma entidade que lhe confere a capacidade de
satisfazer as necessidades explicitas e implícitas”
Estágios da Qualidade
Controle de Qualidade
São um conjunto de praticas e procedimentos que tem como objetivo o monitoramento de um processo afim de eliminar possíveis falhas, garantindo assim uma excelência de seus produtos/ serviços oferecidos.
Implantação de ações sistemáticas de checagem
Garantia da Qualidade 
São conjuntos de ações planejadas focada em prevenir erros, falhas e defeitos, promovendo assim uma garantia de que seus produtos/ serviços atendam os requisitos de qualidade.
O objetivo é assegurar que o produto/serviço final seja adequado as necessidades e satisfação do cliente. 
Sistema de Qualidade
É a estrutura organizacional, procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários para implementar a gestão da qualidade. (Norma NBR ISO 8402).
Tem a intenção de garantir, assegurar, demonstrar que uma determinada atividade, preocupa-se com a qualidade envolvida
Gestão da Qualidade Total
Consiste em qualquer atividade coordenadas para dirigir e controlar uma organização, com o objetivo de possibilitar melhorias em seus produtos / serviços. Buscando identificar as necessidades e expectativas do seus clientes, garantindo assim uma satisfação completa dos seus clientes, em relação ao que esta sendo oferecido.
Os Princípios de Gestão da Qualidade devem estar incorporados a todas as atividades executadas pelo laboratório.
Controle Interno 
A avaliação da precisão é feita através da análise de uma série de resultados obtidos na mesma amostra (para as análises quantitativas).
Controle Externo 
O grau de exatidão requer a comparação dos resultados obtidos pelo laboratório com 0 resulta do "verdadeiro"obtido através de:
procedimentos de referência ou definitivos
"valor de consenso“
Programas de Proficiência
Comparações Interlaboratoriais
Controle Interno da Qualidade
Procedimento de avaliação de estabilidade do sistema analítico. O objetivo principal é evitar a publicação de resultados com erro maior que o especificado. Pode ser feito analisando materiais de valor conhecido ou valor determinado pelo laboratório.
Controle Externo da Qualidade
Procedimento de avaliação da adequação do resultado de uma análise que envolve a comunicação com outras empresas.
Pode ser realizado através de ensaios de proficiência, de análise de padrões certificados, de comparações interlaboratoriais e de validação clínica.
Este procedimento é denominado "Avaliação Externa da Qualidade".
Objetivo do Controle de 
Qualidade 
Exatidão (o exame representa o valor real do paciente) 
Precisão (o exame é reprodutível).
Exatidão dos Resultados
A exatidão diz respeito à capacidade do método em apresentar resultados próximos do valor verdadeiro. Segundo a IFCC (International Federation of Clinical Chemistry) a exatidão é a concordância entre o valor medido de um analito e seu valor real. A exatidão de um método pode se obtida empregando-se os conceitos de erro sistemático (viés, bias) ou erro total.
Precisão dos Resultados
O documento do CLSI EP5-A231 define a precisão como uma concordância entre resultados de medidas independentes obtidos sob condições estipuladas. 
A precisão revela a capacidade do método de, em determinações repetidas numa mesma amostra, fornecer resultados próximos entre si. A precisão é estimada por um experimento de replicação de um mesmo material analisado pelo menos 20 vezes, tendo o seu desvio padrão calculado.
Precisão e Exatidão

Continue navegando