Logo Passei Direto
Buscar

LITERATURA INFANTOJUVENIL final objetiva

User badge image
Manuela Marie

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É sabido que a evolução da criança não é rígida, ou seja, cada qual tem seus próprios limites, definidos por diferentes fatores. O interesse da criança e/ou adolescente por determinado assunto está relacionado à sua idade e ao amadurecimento cognitivo. O professor tem papel primordial, na medida em que a ele cabe perceber e adequar seu trabalho, respeitando as referidas fases da criança e do jovem.
A fase do leitor fluente corresponde a que idade?
A A partir dos 8/9 anos.
B A partir dos 10/11 anos.
C A partir dos 12/13 anos.
D A partir dos 6/7 anos.

Considere o texto que segue: "Platão - que talvez tenha compreendido aquilo que forma a mente humana melhor do que alguns de nossos contemporâneos que querem suas crianças expostas apenas a pessoas reais e a acontecimentos do dia a dia - sabia o quanto as experiências intelectuais contribuem para a verdadeira humanidade. Ele sugeriu que os futuros cidadãos de sua república ideal começassem a educação literária com a narração de mitos, em lugar de meros fatos ou dos assim chamados ensinamentos racionais" (BETTELHEIM, 2007, p. 51). O texto precedente aborda o conhecimento mítico, tão característico do imaginário infantil. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os contos de fábulas contribuem para a compreensão da realidade.
II- A abordagem mítica possibilita o acesso do real por meio do lúdico e da fantasia.
III- Os mitos são de consciência definitiva, por isso não determinam a consciência racional.
IV- É na consciência mítica que pode advir um saber.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

O teatro sempre foi uma forma de expressão artística profundamente ligada à comunidade. Mesmo com a expansão da mídia, não perdeu seu espaço, a presença física do artista e do espectador é insubstituível. Os sentimentos vivenciados e expressos no teatro provocam, além das sensações e emoções dessa atividade, a possibilidade do aluno colocar-se no lugar do outro, desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, perder continuamente a timidez e ampliar o seu repertório cultural. No contexto escolar, existem várias peças teatrais possíveis de encantar o público infantojuvenil, bastando, para isso, que elas envolvam os espectadores com personagens que suscitem a identificação e o apoio do público. As peças teatrais devem ser ajustadas à idade da criança.
Assim, o que teremos de 4 a 7 anos?
A As adaptações das obras clássicas terão maiores chances de sucesso.
B Obras de Gil Vicente, Martins Pena, Maria Clara Machado, Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues, da escritora inglesa Agatha Christie e Shakespeare, entre outros, são as mais indicadas.
C As histórias que versam sobre personagens do mundo real são as mais indicadas.
D As histórias de lendas e folclores são apreciadas, bem como as pantomimas, que são as representações teatrais por meio de gestos.

O surgimento da literatura para crianças está ligado à Novelística Popular Medieval, cuja magia e o encanto, em sua maioria, veio da tradição oral e mitológica.
Sobre o surgimento da literatura infantojuvenil, assinale a alternativa CORRETA:
A A chamada literatura infantil, desde seu início, esteve distante dos fins pedagógicos.
B Com a ascensão da burguesia, a criança passou a ter as mesmas necessidades do adulto.
C As histórias infantis sempre tiveram um objetivo filosófico.
D Foi atribuída à Literatura infantojuvenil a função de suscitar situações para uma educação moral.

Desde muito cedo, educadores devem ler e contar para seus alunos histórias que auxiliem no desenvolvimento da criticidade. Considerando a importância da contação de histórias e seus aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
A Trata-se de uma excelente atividade para estimular os jovens leitores ao gosto pela leitura.
B A contação de histórias, por utilizar a linguagem oral, dispensa os elementos não verbais.
C Por utilizar a linguagem oral, a contação de história não estimula o prazer das crianças.
D Os componentes, como gestos e pausas, são dispensáveis na contação de histórias.

"Um famoso filósofo alemão do século passado, Frederico Nietzsche, tece uma crítica radical à civilização ocidental, dizendo que ela educa os homens para desenvolverem apenas instinto da tartaruga. O que quer dizer isso? A tartaruga é o animal que, diante do perigo, da surpresa, recolhe a cabeça para dentro de sua casca. Anula, assim, todos os seus sentidos e esconde, também na casca, os membros, tentando proteger-se contra o desconhecido. Este é o instinto da tartaruga: defender-se, fechar-se ao mundo, recolher-se para dentro de si mesma e, em consequência, nada ver, nada sentir, nada ouvir, nada ameaçar. Formar boas tartarugas parece ter sido o objetivo dos processos educacionais e políticos de educação desenvolvidos no mundo ocidental nos últimos anos. Temos educado os homens para aprenderem a se defender contra todas as ameaças externas, sendo apenas reativos. Ensinamos o espírito da covardia e do medo. Precisamos assumir o desafio de educar o homem para desenvolver o instinto da águia. Águia é o animal que voa acima das montanhas, que desenvolve seus sentidos e habilidades, que aguça ouvidos, olhos e competência para ultrapassar os perigos, alçando voo acima deles. É capaz, também, de afiar as suas garras para atacar o inimigo, no momento que julgar mais oportuno. As nossas escolas têm procurado fazer com que nossas crianças se recolham para dentro de si e percam a agressividade - o instinto próprio do homem corajoso, capaz de vencer o perigo que se lhe apresenta" (RODRIGUES, 1999). A partir das reflexões do exposto, analise as sentenças a seguir: I- O texto sugere que muitas escolas criam estudantes com espírito de tartaruga por não utilizarem práticas que estimulam à coragem para contestar ou para criar soluções alternativas. II- É possível inferir que ensinar o espírito das águias é desenvolver no estudante habilidades e competências para enfrentar os desafios da sociedade atual. III- A função social da escola é ensinar somente o conhecimento historicamente produzido, afinal é preciso lidar com a diversidade. IV- A escola que tem preocupação com os aspectos socioemocionais dos seus alunos assume o desafio de desenvolver neles o espírito da águia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

As Aventuras de Pinóquio é uma obra amplamente mencionada na disciplina de Literatura Infantojuvenil. Cheia de significações, proporciona ao professor inúmeras possibilidades de trabalho com os jovens leitores. Acerca desta obra, assinale a alternativa CORRETA:
A Essa obra não é destinada a crianças de pouca idade, haja vista seu personagem mentiroso.
B Essa obra possui como única finalidade fazer a criança refletir sobre as mentiras que o menino conta.
C Essa obra, dentre suas principais características, apresenta o desejo de Gepeto em criar uma marionete para mudar sua vida para melhor.
D Essa obra não traz muitas reflexões, apenas é considerada obra para deleite do leitor, visto que possui uma conotação humorística.

Jogos, brinquedos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, e, como tais, devem estar presentes no ambiente escolar e estimulados como atividades diárias.
Sobre o lúdico na escola, analise as sentenças a seguir:
I- A partir do lúdico, é possível encontrar um saber comum tanto à infância quanto à filosofia.
II- O lúdico, pela atmosfera mágica diante da realidade, apresenta valores iguais para todas as fases da vida humana, e sua finalidade é essencialmente a criação da brinquedoteca.
III - A importância do lúdico tende a amenizar a compreensão lógica, dando lugar a outras formas de verdade: não planejadas, surpreendentes e mágicas.
IV- O lúdico, essência da infância, permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

A revista Nova Escola traz uma proposta de roteiro para atividades ligadas à cultura visual. Interpretar é um dos itens desse roteiro.
Em que ele consiste?
A Eleger com a turma outras manifestações visuais que tratem de tema semelhante ao que está sendo abordado na imagem, estimulando-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, organização espacial etc.).
B Um relato do que os alunos veem, elaborando um inventário, descrevendo detalhadamente o que estão vendo.
C Elaborar com a turma uma lista de aspectos que provocaram curiosidade sobre o livro, a imagem e o autor. Pesquisar em conjunto ou dividir a turma para que busquem respostas às dúvidas;
D É um momento destinado à percepção de detalhes. Neste caso o professor poderá dirigir algumas perguntas, objetivando estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual e seus elementos.

Para Ítalo Calvino (2004), os modelos literários da cultura clássica se perpetuam pela leitura, ou seja, são obras que permanecem e nos influenciam.
Em se tratando de leitura, o que são os clássicos para Ítalo Calvino?
A Livros que enfatizam conceitos sobre a ciência.
B Todos os textos que surgiram após a invenção da escrita.
C Obras que surgiram na Antiguidade e que abordam a mitologia grega.
D Livros que exercem influência sobre os leitores por serem inesquecíveis.

A partir da leitura dos textos apresentados, avalie as afirmacoes a seguir.
I- As operações morfológicas, fonéticas e/ou sintáticas atuam enquanto elementos (re)criadores da língua e delas emergem uma nova semântica e uma língua reativada em textos literários. II- O escritor brasileiro e o escritor moçambicano são atentos à oralidade regional em que se inserem, registrando-a e empregando neologismos em seus textos. III- Os princípios canônicos, aceitos como esteticamente válidos para se reconhecer um padrão literário, baseiam-se em elementos como o diferente e o inusitado. É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B I, II e III.
C I e II, apenas.
D III, apenas.

Considerando a discussão sobre o cânon literário apresentada no texto 1 e o gênero do miniconto, exemplificado no texto 2, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A forma literária do miniconto, por ser semelhante à da crônica, deve ser considerada expressão literária de valor para que a seleção de obras que integram o cânon seja democrática.
II. A formação do cânon é derivada de valores estéticos e políticos, e a sua existência promove a valorização justa de obras e a manutenção da divisão social.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É sabido que a evolução da criança não é rígida, ou seja, cada qual tem seus próprios limites, definidos por diferentes fatores. O interesse da criança e/ou adolescente por determinado assunto está relacionado à sua idade e ao amadurecimento cognitivo. O professor tem papel primordial, na medida em que a ele cabe perceber e adequar seu trabalho, respeitando as referidas fases da criança e do jovem.
A fase do leitor fluente corresponde a que idade?
A A partir dos 8/9 anos.
B A partir dos 10/11 anos.
C A partir dos 12/13 anos.
D A partir dos 6/7 anos.

Considere o texto que segue: "Platão - que talvez tenha compreendido aquilo que forma a mente humana melhor do que alguns de nossos contemporâneos que querem suas crianças expostas apenas a pessoas reais e a acontecimentos do dia a dia - sabia o quanto as experiências intelectuais contribuem para a verdadeira humanidade. Ele sugeriu que os futuros cidadãos de sua república ideal começassem a educação literária com a narração de mitos, em lugar de meros fatos ou dos assim chamados ensinamentos racionais" (BETTELHEIM, 2007, p. 51). O texto precedente aborda o conhecimento mítico, tão característico do imaginário infantil. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os contos de fábulas contribuem para a compreensão da realidade.
II- A abordagem mítica possibilita o acesso do real por meio do lúdico e da fantasia.
III- Os mitos são de consciência definitiva, por isso não determinam a consciência racional.
IV- É na consciência mítica que pode advir um saber.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

O teatro sempre foi uma forma de expressão artística profundamente ligada à comunidade. Mesmo com a expansão da mídia, não perdeu seu espaço, a presença física do artista e do espectador é insubstituível. Os sentimentos vivenciados e expressos no teatro provocam, além das sensações e emoções dessa atividade, a possibilidade do aluno colocar-se no lugar do outro, desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, perder continuamente a timidez e ampliar o seu repertório cultural. No contexto escolar, existem várias peças teatrais possíveis de encantar o público infantojuvenil, bastando, para isso, que elas envolvam os espectadores com personagens que suscitem a identificação e o apoio do público. As peças teatrais devem ser ajustadas à idade da criança.
Assim, o que teremos de 4 a 7 anos?
A As adaptações das obras clássicas terão maiores chances de sucesso.
B Obras de Gil Vicente, Martins Pena, Maria Clara Machado, Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues, da escritora inglesa Agatha Christie e Shakespeare, entre outros, são as mais indicadas.
C As histórias que versam sobre personagens do mundo real são as mais indicadas.
D As histórias de lendas e folclores são apreciadas, bem como as pantomimas, que são as representações teatrais por meio de gestos.

O surgimento da literatura para crianças está ligado à Novelística Popular Medieval, cuja magia e o encanto, em sua maioria, veio da tradição oral e mitológica.
Sobre o surgimento da literatura infantojuvenil, assinale a alternativa CORRETA:
A A chamada literatura infantil, desde seu início, esteve distante dos fins pedagógicos.
B Com a ascensão da burguesia, a criança passou a ter as mesmas necessidades do adulto.
C As histórias infantis sempre tiveram um objetivo filosófico.
D Foi atribuída à Literatura infantojuvenil a função de suscitar situações para uma educação moral.

Desde muito cedo, educadores devem ler e contar para seus alunos histórias que auxiliem no desenvolvimento da criticidade. Considerando a importância da contação de histórias e seus aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
A Trata-se de uma excelente atividade para estimular os jovens leitores ao gosto pela leitura.
B A contação de histórias, por utilizar a linguagem oral, dispensa os elementos não verbais.
C Por utilizar a linguagem oral, a contação de história não estimula o prazer das crianças.
D Os componentes, como gestos e pausas, são dispensáveis na contação de histórias.

"Um famoso filósofo alemão do século passado, Frederico Nietzsche, tece uma crítica radical à civilização ocidental, dizendo que ela educa os homens para desenvolverem apenas instinto da tartaruga. O que quer dizer isso? A tartaruga é o animal que, diante do perigo, da surpresa, recolhe a cabeça para dentro de sua casca. Anula, assim, todos os seus sentidos e esconde, também na casca, os membros, tentando proteger-se contra o desconhecido. Este é o instinto da tartaruga: defender-se, fechar-se ao mundo, recolher-se para dentro de si mesma e, em consequência, nada ver, nada sentir, nada ouvir, nada ameaçar. Formar boas tartarugas parece ter sido o objetivo dos processos educacionais e políticos de educação desenvolvidos no mundo ocidental nos últimos anos. Temos educado os homens para aprenderem a se defender contra todas as ameaças externas, sendo apenas reativos. Ensinamos o espírito da covardia e do medo. Precisamos assumir o desafio de educar o homem para desenvolver o instinto da águia. Águia é o animal que voa acima das montanhas, que desenvolve seus sentidos e habilidades, que aguça ouvidos, olhos e competência para ultrapassar os perigos, alçando voo acima deles. É capaz, também, de afiar as suas garras para atacar o inimigo, no momento que julgar mais oportuno. As nossas escolas têm procurado fazer com que nossas crianças se recolham para dentro de si e percam a agressividade - o instinto próprio do homem corajoso, capaz de vencer o perigo que se lhe apresenta" (RODRIGUES, 1999). A partir das reflexões do exposto, analise as sentenças a seguir: I- O texto sugere que muitas escolas criam estudantes com espírito de tartaruga por não utilizarem práticas que estimulam à coragem para contestar ou para criar soluções alternativas. II- É possível inferir que ensinar o espírito das águias é desenvolver no estudante habilidades e competências para enfrentar os desafios da sociedade atual. III- A função social da escola é ensinar somente o conhecimento historicamente produzido, afinal é preciso lidar com a diversidade. IV- A escola que tem preocupação com os aspectos socioemocionais dos seus alunos assume o desafio de desenvolver neles o espírito da águia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

As Aventuras de Pinóquio é uma obra amplamente mencionada na disciplina de Literatura Infantojuvenil. Cheia de significações, proporciona ao professor inúmeras possibilidades de trabalho com os jovens leitores. Acerca desta obra, assinale a alternativa CORRETA:
A Essa obra não é destinada a crianças de pouca idade, haja vista seu personagem mentiroso.
B Essa obra possui como única finalidade fazer a criança refletir sobre as mentiras que o menino conta.
C Essa obra, dentre suas principais características, apresenta o desejo de Gepeto em criar uma marionete para mudar sua vida para melhor.
D Essa obra não traz muitas reflexões, apenas é considerada obra para deleite do leitor, visto que possui uma conotação humorística.

Jogos, brinquedos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, e, como tais, devem estar presentes no ambiente escolar e estimulados como atividades diárias.
Sobre o lúdico na escola, analise as sentenças a seguir:
I- A partir do lúdico, é possível encontrar um saber comum tanto à infância quanto à filosofia.
II- O lúdico, pela atmosfera mágica diante da realidade, apresenta valores iguais para todas as fases da vida humana, e sua finalidade é essencialmente a criação da brinquedoteca.
III - A importância do lúdico tende a amenizar a compreensão lógica, dando lugar a outras formas de verdade: não planejadas, surpreendentes e mágicas.
IV- O lúdico, essência da infância, permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

A revista Nova Escola traz uma proposta de roteiro para atividades ligadas à cultura visual. Interpretar é um dos itens desse roteiro.
Em que ele consiste?
A Eleger com a turma outras manifestações visuais que tratem de tema semelhante ao que está sendo abordado na imagem, estimulando-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, organização espacial etc.).
B Um relato do que os alunos veem, elaborando um inventário, descrevendo detalhadamente o que estão vendo.
C Elaborar com a turma uma lista de aspectos que provocaram curiosidade sobre o livro, a imagem e o autor. Pesquisar em conjunto ou dividir a turma para que busquem respostas às dúvidas;
D É um momento destinado à percepção de detalhes. Neste caso o professor poderá dirigir algumas perguntas, objetivando estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual e seus elementos.

Para Ítalo Calvino (2004), os modelos literários da cultura clássica se perpetuam pela leitura, ou seja, são obras que permanecem e nos influenciam.
Em se tratando de leitura, o que são os clássicos para Ítalo Calvino?
A Livros que enfatizam conceitos sobre a ciência.
B Todos os textos que surgiram após a invenção da escrita.
C Obras que surgiram na Antiguidade e que abordam a mitologia grega.
D Livros que exercem influência sobre os leitores por serem inesquecíveis.

A partir da leitura dos textos apresentados, avalie as afirmacoes a seguir.
I- As operações morfológicas, fonéticas e/ou sintáticas atuam enquanto elementos (re)criadores da língua e delas emergem uma nova semântica e uma língua reativada em textos literários. II- O escritor brasileiro e o escritor moçambicano são atentos à oralidade regional em que se inserem, registrando-a e empregando neologismos em seus textos. III- Os princípios canônicos, aceitos como esteticamente válidos para se reconhecer um padrão literário, baseiam-se em elementos como o diferente e o inusitado. É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B I, II e III.
C I e II, apenas.
D III, apenas.

Considerando a discussão sobre o cânon literário apresentada no texto 1 e o gênero do miniconto, exemplificado no texto 2, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A forma literária do miniconto, por ser semelhante à da crônica, deve ser considerada expressão literária de valor para que a seleção de obras que integram o cânon seja democrática.
II. A formação do cânon é derivada de valores estéticos e políticos, e a sua existência promove a valorização justa de obras e a manutenção da divisão social.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:766057)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 58575568
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 9/3
Nota 9,00
É sabido que a evolução da criança não é rígida, ou seja, cada qual tem seus próprios limites, 
definidos por diferentes fatores. O interesse da criança e/ou adolescente por determinado assunto está 
relacionado à sua idade e ao amadurecimento cognitivo. O professor tem papel primordial, na medida 
em que a ele cabe perceber e adequar seu trabalho, respeitando as referidas fases da criança e do 
jovem.
A fase do leitor fluente corresponde a que idade?
A A partir dos 8/9 anos.
B A partir dos 10/11 anos.
C A partir dos 12/13 anos.
D A partir dos 6/7 anos.
Considere o texto que segue: 
"Platão - que talvez tenha compreendido aquilo que forma a mente humana melhor do que alguns de 
nossos contemporâneos que querem suas crianças expostas apenas a pessoas reais e a acontecimentos 
do dia a dia - sabia o quanto as experiências intelectuais contribuem para a verdadeira humanidade. 
Ele sugeriu que os futuros cidadãos de sua república ideal começassem a educação literária com a 
narração de mitos, em lugar de meros fatos ou dos assim chamados ensinamentos racionais" 
(BETTELHEIM, 2007, p. 51). O texto precedente aborda o conhecimento mítico, tão característico 
do imaginário infantil. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Os contos de fábulas contribuem para a compreensão da realidade. 
II- A abordagem mítica possibilita o acesso do real por meio do lúdico e da fantasia. 
III- Os mitos são de consciência definitiva, por isso não determinam a consciência racional. 
IV- É na consciência mítica que pode advir um saber. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
FONTE: BETTELHEIM, B. A psicanálise de contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
O teatro sempre foi uma forma de expressão artística profundamente ligada à comunidade. Mesmo 
com a expansão da mídia, não perdeu seu espaço, a presença física do artista e do espectador é 
insubstituível. Os sentimentos vivenciados e expressos no teatro provocam, além das sensações e 
emoções dessa atividade, a possibilidade do aluno colocar-se no lugar do outro, desenvolver e 
priorizar a noção do trabalho em grupo, perder continuamente a timidez e ampliar o seu repertório 
cultural. No contexto escolar, existem várias peças teatrais possíveis de encantar o público 
infantojuvenil, bastando, para isso, que elas envolvam os espectadores com personagens que suscitem 
a identificação e o apoio do público. As peças teatrais devem ser ajustadas à idade da criança.
Assim, o que teremos de 4 a 7 anos?
A As adaptações das obras clássicas terão maiores chances de sucesso. 
B
Obras de Gil Vicente, Martins Pena, Maria Clara Machado, Oswald de Andrade, Nelson
Rodrigues, da escritora inglesa Agatha Christie e Shakespeare, entre outros, são as mais
indicadas.
C As histórias que versam sobre personagens do mundo real são as mais indicadas.
D As histórias de lendas e folclores são apreciadas, bem como as pantomimas, que são as
representações teatrais por meio de gestos.
O surgimento da literatura para crianças está ligado à Novelística Popular Medieval, cuja magia 
e o encanto, em sua maioria, veio da tradição oral e mitológica. Sobre o surgimento da literatura 
infantojuvenil, assinale a alternativa CORRETA:
A Foi atribuída à Literatura infantojuvenil a função de suscitar situações para uma educação
moral.
B As histórias infantis sempre tiveram um objetivo filosófico.
C Com a ascensão da burguesia, a criança passou a ter as mesmas necessidades do adulto.
3
4
D A chamada literatura infantil, desde seu início, esteve distante dos fins pedagógicos.
Desde muito cedo, educadores devem ler e contar para seus alunos histórias que auxiliem no 
desenvolvimento da criticidade. Considerando a importância da contação de histórias e seus aspectos, 
assinale a alternativa CORRETA:
A Trata-se de uma excelente atividade para estimular os jovens leitores ao gosto pela leitura.
B A contação de histórias, por utilizar a linguagem oral, dispensa os elementos não verbais.
C Por utilizar a linguagem oral, a contação de história não estimula o prazer das crianças.
D Os componentes, como gestos e pausas, são dispensáveis na contação de histórias.
"Um famoso filósofo alemão do século passado, Frederico Nietzsche, tece uma crítica radical à 
civilização ocidental, dizendo que ela educa os homens para desenvolverem apenas instinto da 
tartaruga. O que quer dizer isso? A tartaruga é o animal que, diante do perigo, da surpresa, recolhe a 
cabeça para dentro de sua casca. Anula, assim, todos os seus sentidos e esconde, também na casca, os 
membros, tentando proteger-se contra o desconhecido. Este é o instinto da tartaruga: defender-se, 
fechar-se ao mundo, recolher-se para dentro de si mesma e, em consequência, nada ver, nada sentir, 
nada ouvir, nada ameaçar. Formar boas tartarugas parece ter sido o objetivo dos processos 
educacionais e políticos de educação desenvolvidos no mundo ocidental nos últimos anos. Temos 
educado os homens para aprenderem a se defender contra todas as ameaças externas, sendo apenas 
reativos. Ensinamos o espírito da covardia e do medo. Precisamos assumir o desafio de educar o 
homem para desenvolver o instinto da águia. Águia é o animal que voa acima das montanhas, que 
desenvolve seus sentidos e habilidades, que aguça ouvidos, olhos e competência para ultrapassar os 
perigos, alçando voo acima deles. É capaz, também, de afiar as suas garras para atacar o inimigo, no 
momento que julgar mais oportuno. As nossas escolas têm procurado fazer com que nossas crianças 
se recolham para dentro de si e percam a agressividade - o instinto próprio do homem corajoso, capaz 
de vencer o perigo que se lhe apresenta" (RODRIGUES, 1999). 
A partir das reflexões do exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O texto sugere que muitas escolas criam estudantes com espírito de tartaruga por não utilizarem 
práticas que estimulam à coragem para contestar ou para criar soluções alternativas. 
II- É possível inferir que ensinar o espírito das águias é desenvolver no estudante habilidades e 
competências para enfrentar os desafios da sociedade atual. 
III- A função social da escola é ensinar somente o conhecimento historicamente produzido, afinal é 
preciso lidar com a diversidade. 
IV- A escola que tem preocupação com os aspectos socioemocionais dos seus alunos assume o 
desafio de desenvolver neles o espírito da águia. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: RODRIGUES, Neidson. Lições do príncipe e outras lições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
5
6
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
As Aventuras de Pinóquio é uma obra amplamente mencionada na disciplina de Literatura 
Infantojuvenil. Cheia de significações, proporciona ao professor inúmeras possibilidades de trabalho 
com os jovens leitores. Acerca desta obra, assinale a alternativa CORRETA:
A Essa obra não é destinada a crianças de pouca idade, haja vista seu personagem mentiroso.
B Essa obra possui como única finalidade fazer a criança refletir sobre as mentiras que o menino
conta.
C Essa obra, dentre suas principais características, apresenta o desejo de Gepeto em criar uma
marionete para mudar sua vida para melhor.
D Essa obra não traz muitas reflexões, apenas é considerada obra para deleite do leitor, visto que
possui uma conotação humorística.
Jogos, brinquedos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem
das crianças, e, como tais, devem estar presentes no ambiente escolar e estimulados como atividades 
diárias. Sobre o lúdico na escola, analiseas sentenças a seguir: 
I- A partir do lúdico, é possível encontrar um saber comum tanto à infância quanto à filosofia. 
II- O lúdico, pela atmosfera mágica diante da realidade, apresenta valores iguais para todas as fases 
da vida humana, e sua finalidade é essencialmente a criação da brinquedoteca. 
III - A importância do lúdico tende a amenizar a compreensão lógica, dando lugar a outras formas de 
verdade: não planejadas, surpreendentes e mágicas. 
IV- O lúdico, essência da infância, permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do 
conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
A revista Nova Escola traz uma proposta de roteiro para atividades ligadas à cultura visual. 
Interpretar é um dos itens desse roteiro.
Em que ele consiste?
A
Eleger com a turma outras manifestações visuais que tratem de tema semelhante ao que está
sendo abordado na imagem, estimulando-os a fazer comparações (cores, formas, linhas,
organização espacial etc.).
7
8
9
B Um relato do que os alunos veem, elaborando um inventário, descrevendo detalhadamente o que
estão vendo.
C Elaborar com a turma uma lista de aspectos que provocaram curiosidade sobre o livro, a imagem
e o autor. Pesquisar em conjunto ou dividir a turma para que busquem respostas às dúvidas;
D É um momento destinado à percepção de detalhes. Neste caso o professor poderá dirigir algumas
perguntas, objetivando estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual e seus elementos.
Para Ítalo Calvino (2004), os modelos literários da cultura clássica se perpetuam pela leitura, ou 
seja, são obras que permanecem e nos influenciam. Em se tratando de leitura, o que são os clássicos 
para Ítalo Calvino? 
FONTE: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
A Livros que enfatizam conceitos sobre a ciência.
B Todos os textos que surgiram após a invenção da escrita.
C Obras que surgiram na Antiguidade e que abordam a mitologia grega.
D Livros que exercem influência sobre os leitores por serem inesquecíveis.
(ENADE, 2021) TEXTO I
Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, 
homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, 
suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma 
fita inventada no cabelo.
ROSA, J. G. Fita verde no cabelo (nova velha história). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
TEXTO II
Hoje, eu sei: meu pai tinha perdido os Nortes. Ele vislumbrava coisas que ninguém mais reconhecia. 
Essas aparições aconteciam, sobretudo, nas grandes ventanias que, em setembro, varrem as savanas. 
O vento era, para Silvestre, uma dança de fantasmas. As árvores, ventadas, convertiam-se em 
10
11
pessoas, eram mortos que se lamentavam, a querer arrancar as suas próprias raízes. Assim falava 
Silvestre Vitalício, enclausurado no quarto e barricado atrás de janelas e portas, à espera que a 
bonança chegasse.
- O vento está cheio de doenças, o vento é, todo ele, uma contagiosa enfermidade.
Nesses dias de tempestade, o velho não autorizava que ninguém saísse do quarto. Convocava-me para 
ficar a seu lado, e eu tentava, em vão, engordar silêncios.
COUTO, M. Antes de nascer o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
TEXTO III
Antes de ser para a comunicação, a linguagem é para a elaboração; e antes de ser mensagem, a 
linguagem é construção do pensamento; e antes de ser veículo de sentimentos, ideias, emoções, 
aspirações, a linguagem é um processo criador.
FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva. São Paulo: Parábola Editorial, 2011 (adaptado).
A partir da leitura dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I- As operações morfológicas, fonéticas e/ou sintáticas atuam enquanto elementos (re)criadores da 
língua e delas emergem uma nova semântica e uma língua reativada em textos literários.
II- O escritor brasileiro e o escritor moçambicano são atentos à oralidade regional em que se inserem, 
registrando-a e empregando neologismos em seus textos.
III- Os princípios canônicos, aceitos como esteticamente válidos para se reconhecer um padrão 
literário, baseiam-se em elementos como o diferente e o inusitado.
É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B I, II e III.
C I e II, apenas.
D III, apenas.
Questão 19 (ENADE 2017) Adaptada
Texto 1
O processo de canonização não pode ser isolado dos interesses dos grupos que foram responsáveis 
por sua constituição, e, no fundo, cânon reflete estes valores e interesses de classe. O cânon é um 
evento histórico, visto ser possível rastrear a sua construção e a sua disseminação. Não é suficiente 
repensá-lo ou revisitá-lo, lendo outros e novos textos, não canônicos e não canonizados, substituindo 
os 'maiores' pelos 'menores', os escritores pelas escritoras e assim por diante. Tampouco basta- ainda 
que seja extremamente necessário - dilatar o cânon e nele incorporar outras formações discursivas, 
como a telenovela, o cinema, o cordel, a propaganda, a música popular, os livros didáticos ou 
infantis, a ficção científica, buscando uma maior representatividade dos discursos culturais. O que é 
problemático, em síntese, é a própria existência de um cânon, de uma canonização que reduplica as 
relações injustas que compartimentam a sociedade. REIS, R. C. In: JOBIM, J. L (Org.). Palavras da 
crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992 (adaptado).
Texto 2
Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás. MOSCOVICH, C. Uma vida inteira pela frente. In: 
FREIRE, M. (Org.). Os cem melhores contos do século. 2. Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004 
(adaptado). 
Considerando a discussão sobre o cânon literário apresentada no texto 1 e o gênero do miniconto, 
exemplificado no texto 2, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A forma literária do miniconto, por ser semelhante à da crônica, deve ser considerada expressão 
literária de valor para que a seleção de obras que integram o cânon seja democrática.
PORQUE
II. A formação do cânon é derivada de valores estéticos e políticos, e a sua existência promove a 
valorização justa de obras e a manutenção da divisão social. 
12
Assinle a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina