Buscar

Modelo de justificativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A motivação inicial que impulsionou a escolha do tema “Os impactos do abuso sexual infantil intrafamiliar” partiu do desejo de maior aprofundamento, pois este despertou a reflexão crítica de que ainda se trata de um tema atual e relevante frente as estatísticas crescentes desse tipo de violência nos últimos anos. Ademais o segundo motivo é devido a aplicabilidade e importância de se discorrer acerca do assunto em diferentes áreas de atuação da Psicologia após a formação, em especial através da conscientização e socio educação de famílias mediante palestras, rodas de conversa, campanhas comunitárias e em contextos de trabalho multiprofissional.
Levando em consideração os últimos 5 últimos anos, foram registrados na ouvidoria dos direitos humanos 2021, vinculado ao ministério da mulher e da família dos direitos humanos (MMFDH,2021), 18.185 mil denúncias de violência sexual infanto-juvenil. No levantamento de 2017 a 2020 180 mil crianças e adolescentes foram vítimas, uma média de 45 mil por ano (UNICEF,2021). Em 2021 contou com 50.098 casos de abusos e destes 40.822 foram por meio de familiares próximos (ONDH/MMFDH,2021). O registro recente de 2022 apresenta que apenas no primeiro mês foram contabilizadas 4.448 denúncias (, ONDH/MMFDH, 2022).
Ao observar o fenômeno da violência sexual em questão, e interpretar pelos dados estatísticos que se trata de um crescimento prevalente no Brasil nos últimos anos, faz-se necessário uma pesquisa em profundidade, que apresente as principais consequências, e de que forma estas atrapalham o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente.

Outros materiais