Buscar

Delegação de Responsabilidades e Cultura Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/1
Todas as normas de como as atividades serão avaliadas estão publicadas no arquivo: ORIENTAÇÕES GERAIS - LEITURA OBRIGATÓRIA (Acesse o campo material de aula > arquivo)
ATIVIDADES RELACIONADAS AS AULAS 5, 6, 7 e 8 e deve postar seu arquivo com as respostas no portfólio 02. 
Dúvidas sobre essas aulas/atividades, contatar com fabio.silva@unigran.br
 
1) Descreva com suas palavras a diferença entre sistema aberto e sistema fechado. Justifique em um mínimo de 100 palavras. (Até 1 ponto) Aberto :está em constante interação com meio ambiente. Tem capacidade de crescimento. É um sistema que busca insumos no mercado ,transforma em produtos e envia novamente ao mercado consumidor, os sistemas abertos são adaptativos, isto é para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio ,o sistema aberto é interagido, proativo e desenvolve um ambiente criativo e inovador, o conceito do sistema aberto é amplamente aplicado e adotado no sistema da organização empresarial. O sistema aberto é um conjunto de partes em constantes interação e interdependência constituindo um todo em sinergia. 
Fechado: não interage com ambiente, não cresce, não progride. Os sistemas fechados não apresentam interação ou intercâmbio com o meio ambiente e os seus elementos ambientais, sendo assim não recebe influências, geralmente são fechadas as mudanças e encontram dificuldades para reagir às modificações ambientais, são sistemas de difícil adaptabilidade. 
2) Qual a importância da Cultura organizacional para as organizações. Justifique em um mínimo de 200 palavras. (Até 2 pontos) Influencia no clima organizacional diretamente, pois estabelece os valores que serão empregados no cotidiano da empresa ,ela que define ou explica o comportamento humano em uma empresa. Essa cultura empresarial é importante para as organizações guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho, ela se destaca com um recurso estratégico em busca de competitividade, por isso mesmo ela é importante para você definir como a sua empresa se posiciona e se diferencia no mercado, por ser um alinhamento moral e ético a cultura demonstra para os colaboradores quais são as expectativas da empresa e qual a forma e sua forma de agir. Tudo sem menosprezar as características individuais e respeitar o posicionamento de cada um.
3) Fala-se muito sobre a questão de delegar responsabilidades que, por muitos gestores ainda é aplicada de forma errada. A seguir segue uma imagem para ilustrar o tema. Após sua leitura e ter estudado a aula repensando o papel do Administrador. (Até 2 pontos) responda as questões a, b, c
a) O que seria delegar responsabilidades? Delegar responsabilidade é uma demonstração de confiança do líder com seu colaborador, ao delegar um líder renega seu autoritarismo e super proteção abrindo espaço para maior dedicação e responsabilidade do seu colaborador. Delegar é acreditar na responsabilidade do seu colaborador e desafia-lo a dedicar e responsabilizar por todos os resultados do seu trabalho. 
b) Qual o papel do líder com seu colaborador após ter delegado essa nova atuação? O papel do líder é fiscalizar e orientar de maneira que tudo sairá como o planejado, e todas as funções sejam cumpridas de maneira adequada, ele deve dar autonomia e acreditar No potencial do seu colaborador para que tenha mais confiança e assuma a responsabilidade de executar um trabalho de qualidade, auxiliando O necessário e alertando caso algo esteja errado melhorando assim o rendimento nos trabalhos e incentivando o trabalho em equipe. 
c) Após ter feito suas considerações nas perguntas a) e b), faça sua análise sobre o caso que aconteceu, com o personagem dos quadrinhos, se realmente o seu superior agiu da forma correta. 
As RESPOSTAS das 3 (três) atividades (a, b, c) deverá ter, no mínimo, 200 palavras no total. 
Não deve copiar do material e nem da INTERNET, caso contrário terá perda de pontos;
Fonte da ilustração: BROKEN Jeff. Visão descontraída do cotidiano em gestão. Disponível em < https://bit.ly/2oRBbsO >

Continue navegando