Buscar

Atividade Contextualizada - Nutrição e Dietetica - Patricia Isadora

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Patrícia Isadora Neves da Silva
Matrícula 01339601
4º período 
Nutrição Semipresencial
Polo Arapiraca/AL
Pesquise a respeito de Pedro Escudeiro e as leis da alimentação, redija um texto argumentativo-dissertativo de no mínimo 20 linhas, falando quem foi Pedro Escudeiro, qual sua importância para a nutrição, qual a sua relação com as leis da alimentação, além de um detalhamento a respeito das 04 leis.
Pedro Escudeiro nascido em Buenos Aires em 11 de Agosto de 1987, foi um grande médico que se formou na faculdade de ciências médicas onde recebeu a medalha de honra pelo seu desempenho acadêmico.
Durante todos os anos de trabalho como médico Pedro Escudeiro se preocupou com questões relativas a nutrição,ele desenvolveu pesquisas a respeito de alimentos e estudos nutricionais o que era raro naquela época. Devido à sua contribuição para o surgimento da nutrição como profissão, Escudeiro é considerado o pai da nutrição e em 1938 criou o Instituto Nacional de Nutrição da Argentina.
Ele criou 4 leis que objetiva orientar para uma prática saudável que garanta desenvolvimento,crescimento,manutenção e recuperação saudável para todos os humanos, e são: Lei da quantidade,lei da qualidade, lei da adequação e lei da harmonia.
Lei da quantidade- defende que os alimentos devem ser ingeridos em quantidade suficiente para que o organismo possa desempenhar suas funções, essa ingestão de nutrientes irá variar de acordo com a condição fisiológica,idade,sexo, nível de atividade física entre outros fatores. Uma alimentação completa composta por todos os grupos de macronutrientes e micronutrientes além da água. 
Lei da qualidade- diz que nenhum alimento ingerido sozinho esta completo,isso quer dizer que nenhum alimento isolado possui todos os nutrientes para o organismo,por isso essa lei preconiza na variedade no cardápio de nutrientes para que o organismo absorva todos os nutrientes necessário.
Lei da adequação- Propõe que deve haver uma proporcionalidade dos nutrientes,o que varia de acordo com as necessidades pessoais de cada pessoa, assim a alimentação deve relacionar com os hábitos individuais, alem da situação socioeconômica que é fator determinante a alimentação.
Lei da harmonia- diz que os alimentos se completam dependendo das suas características e composição, nenhum alimento atua isolado no organismo,devendo haver harmonia e proporcionalidade de ingestão para que possa ser bem aproveitados pelo organismo.
Referências Bibliográficas:
https://blog.dietbox.me/pedro-escudero-saiba-quem-foi-o-pai-do-estudo-nutricional/
Livro de Nutrição e Dietética- organizadora Bruna Sudré- Grupo Ser Educacional

Continue navegando