Buscar

GESTÃO DE PESSOA FINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PESSOAS – AV FINAL
1A Biblioteca da Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu uma proposta de uma política para a preservação de seu acervo. A política baseia-se em um documento com as orientações e diretrizes a serem adotadas pelo staff do Sistema de Bibliotecas, visando à preservação dos materiais que compõem o acervo da UEL. As políticas organizacionais quando bem definidas e divulgadas facilitam a gestão de pessoas a atingir o objetivo da organização. Há muitos exemplos de políticas voltadas à gestão de pessoas, que podem ser aplicadas nas organizações. Dentre elas estão as políticas para provisão, políticas de aplicação, políticas de manutenção, políticas de desenvolvimento e políticas de monitoração. Disserte sobre as políticas organizacionais e qual sua utilidade para a gestão de pessoas. FONTE: DI CHIARA, I. G.; LOPES, M. A.; LETRARI, M. A. S.; CATARINO, M. E. Política de preservação de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina: Uma proposta. Informações@Profissões, v. 6, n. 1, p. 28 - 43, jan./jun. 2017 (adaptado).
Resposta esperada
As políticas organizacionais buscam alcançar a uniformidade, economias, benefícios de relações públicas e outros objetivos que não se relacionam à Gestão de Pessoas. A política se refere a um conjunto de regras predeterminadas que funcionam como um guia para as pessoas, os auxiliando nas ações, nas tomadas de decisões, bem como na sua compreensão como um todo. As políticas apresentam um código de valores éticos pertinentes à organização que medeia as relações com os empregados, acionistas, consumidores, fornecedores etc. A definição e a utilização de políticas voltadas à gestão de pessoas é muito importante para a implantação e manutenção do sistema de gestão de pessoas. Afirma-se que não é possível a implementação de um sistema sem que se tenha estabelecido de forma clara as políticas. Para ajudar na organização do sistema para gestão de pessoas é importante definir uma política para cada processo da gestão de pessoas. Uma sugestão válida é que as políticas de gestão de pessoas sejam estabelecidas em conjunto com os funcionários.
Minha resposta
As políticas organizacionais são um conjunto de diretrizes que determinam o modo da organização se portar. Nas políticas de provisão eles agregam pessoas, é utilizado para munir novos colaboradores na empresa, nesse processo existe o recrutamento e a seleção de pessoas. As políticas de aplicação definem o que cada colaborador irá realizar na organização, é feito o desenho organizacional, a análise e descrição de cargos, a orientação das pessoas e avaliação do desempenho. As políticas de manutenção criam condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. As políticas de desenvolvimento capacitam o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, através do treinamento, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras. As políticas de monitoração apresentam um papel de acompanhar todo o fluxo de atividades desenvolvidas, sempre atualizando o sistema com todas as informações necessárias acerca das atividades e dos dados pessoais dos colaboradores.
2Vivemos em um país de múltiplas culturas. Cada cultura tem sua maneira de ser, de agir e de pensar. Nas organizações isso não é diferente. Diversos exemplos de culturas organizacionais podem ser citados: A Zappos, empresa de calçados, possui um ambiente de trabalho extrovertido e de estreita relação com os clientes. O Twitter apresenta regras de trabalho flexíveis e com forte senso de trabalho em equipe entre os funcionários. A indústria de aviação Southwest Airlines procura fazer o que for necessário para oferecer um ótimo serviço aos clientes. Exploradora de petróleo e gás, a Chevron Brasil, está fortemente volta à segurança dos funcionários. Podemos perceber pelos exemplos mencionados, que cada organização possui valores, regras e características que formam sua cultura organizacional. A cultura de uma organização pode ser percebida a partir de três níveis: artificialidades observáveis, valores e concepções básicas. Disserte sobre esses três níveis da cultura organizacional. FONTE: https://exame.abril.com.br/negocios/como-a-zappos-pode-ensinar-os-brasileiros-a-atender-clientes/; http://www.buyandhold.com.br/10-exemplos-de-empresas-com-culturas-fantasticas/. Acesso em: 28 abr. 2018.
Resposta esperada
ARTIFICIALIDADES OBSERVÁVEIS: está relacionada com a distribuição física da organização, com o modo de vestir dos indivíduos, com o relacionamento entre as pessoas, com o "clima" do ambiente, intensidade emocional e outras manifestações como registros, produtos, filosofias e anuários da empresa. Esses itens são palpáveis, porém difíceis de decifrar com precisão. As pessoas conseguem ver e sentir, por exemplo, se uma organização é mais formal ou informal, centralizada em suas decisões ou não, mas isso não diz nada sobre o porquê da empresa ser assim.
VALORES: os valores estão relacionados às normas, ideologias, licenciamentos e filosofias adotadas e documentadas de uma cultura. As entrevistas podem ser um meio útil de verificar como as pessoas se sentem e pensam, onde o entrevistado pode responder livremente. No entanto, as entrevistas têm sua fragilidade, já que podem prejudicar as dimensões a serem estudadas.
CONCEPÇÕES BÁSICAS: estão relacionadas à forma de perceber os processos mentais, os sentimentos e os comportamentos, e se manifesta de maneira inconsciente nas pessoas. As concepções básicas constituem o nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional. É possível percebê-las somente por meio de observações atentas e profundas, questionamento direcionado e envolvimento de membros motivados do grupo.
Minha resposta
Artificialidades Observáveis: São compostas pelas condições físicas, roupas, maneiras como as pessoas se tratam, cheiros e tensão do local, energia emocional, entre outros fatores. São atributos palpáveis e mais difícil de interpretar. Valores: Pode ser aferido através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação. São estudados os valores, normas, ideologias adotadas e documentadas de uma cultura. Concepções Básicas: São concepções adotadas unicamente por intermédio de observações mais acentuadas, de análises mais focalizadas e de envolvimento de membros motivados do grupo.

Continue navegando