Buscar

Diferenças entre a jurisdição contenciosa e voluntária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferenças entre a jurisdição contenciosa e voluntária.
Jurisdição contenciosa é aquela em que há a lide e o Estado atua com a função de resolver o conflito. Jurisdição voluntária é aquela em que há o conflito, há um consenso, e o Estado apenas homologa a vontade das partes. Na jurisdição contenciosa temos o processo; na jurisdição voluntária temos o procedimento. Na jurisdição contenciosa fala-se em partes; na jurisdição voluntária fala-se em interessados. Na jurisdição contenciosa a decisão se dá por meio de uma sentença homologatória da vontade das partes com eficácia de coisa julgada formal. Na jurisdição contenciosa o efeito é “erga omnes”, na jurisdição voluntária o efeito é “inter partes”
Podemos concluir que apesar de ter princípios próprios a jurisdição voluntária, ou seja não existir processo e sim procedimento, os protagonistas não se chamam partes, mas interessados; a coisa julgada opera diferentemente e etc. Está tratada nos Códigos de Processo, como fundamental parte da atuação do Poder Judiciário.
Na jurisdição contenciosa observa-se, com clareza, a necessidade indispensável da ordem jurídica, que se consubstancia no objetivo fundamental atribuído ao Poder Judiciário, tendo como pressuposto a controvérsia, a lide, o conflito considerada como a pretensão do que afirma ter o direito subjetivo material insatisfeito pela resistência do obrigado a essa satisfação.

Continue navegando