Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do processo de recrutamento e seleção tem sido bastante discutida nas empresas de todos os segmentos e portes. Isso porque a contratação de profissionais qualificados e com competências socioemocionais colabora para a estruturação de equipes de alto rendimento, capazes de entregar melhores resultados à empresa e, consequentemente, garantir vantagens competitivas para os negócios.
[...] o órgão de recrutamento e seleção atua como consultor e orientador, para que os gerentes e suas respectivas equipes entrevistem os candidatos e tomem suas decisões a respeito deles. O treinamento dos entrevistadores é levado a sério para que as decisões sobre os novos participantes tenham base sólida. Se os gerentes e equipes têm responsabilidade solidária pelo alcance de metas e resultados é necessário que essa responsabilidade se estenda à escolha dos novos integrantes da equipe. Cada equipe entrevista e escolhe seus futuros participantes. Nada melhor para a consolidação do espírito de equipe (CHIAVENATO, 2015, p. 183).
Processos de recrutamento e seleção bem sucedidos são os responsáveis pela formação de equipes de alto rendimento, que levarão a empresa ao estágio desejado. Em contrapartida, contratações equivocadas acarretam uma série de transtornos e prejuízos para a organização, a exemplo do aumento do índice de turnover.
O primeiro aspecto significativo está relacionado ao alinhamento entre a cultura da empresa e do próprio candidato, o que é conhecido como fit cultural. Quando um talento possui valores diferentes dos disseminados na instituição, é muito provável que problemas surjam.
Além disso, um profissional com fit cultural compatível com o da organização é mais comprometido com o que deve ser feito na companhia. Ele respeita os valores e, se bem treinado, entrega bons resultados.
Logo, um processo de recrutamento e seleção eficaz deve garantir que o candidato seja contratado pensando também no alinhamento dele com a equipe. Assim, o profissional contratado deverá ter sinergia com os demais colegas, apresentando um nível de habilidade equivalente e complementar aos outros.
Por fim, é preciso considerar a melhora do clima de trabalho. Quando o profissional certo é contratado, o número de conflitos interpessoais é muito menor, pois ele se adapta com mais facilidade ao novo ambiente e à nova equipe de trabalho.

Continue navegando