Buscar

Relatório de observação de estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA 
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 
EDU226 - METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 
PRISCILLA BARBOSA DE OLIVEIRA MELO
DATA: 28 DE SETEMBRO DE 2021
ALUNA: ANA CAROLINE SILVA CORREIA
Relatório de observação em sala de aula.	
Na tarde de treze de Setembro de dois mil e vinte um, busquei por unidades escolares cujas atividades estivessem ocorrendo ainda no ensino remoto e tive sucesso na primeira escola onde fiz a tentativa. De imediato contactei o professor da disciplina que foi muito receptivo, no entanto, esbarramos em alguns percalços imprevisíveis e delicados. Fiquei aflita após alguns dias de espera, sem retorno do professor e logo decidi relembrá-lo; o professor, então, me comunicou relatando problemas de saúde e devido a esta situação a necessidade de se afastar. Confesso, mediante a circunstância, minha preocupação e sensibilidade à medida que a ansiedade tomou conta de mim. Me preocupei com o prazo, com o acúmulo de tarefas e outras demandas simultâneas a esta. Conforme todo o contexto exerci a arte de esperar, mas também a empatia. 
No dia vinte e oito de Setembro de dois mil e vinte um, se deu minha observação da aula de Língua Portuguesa ministrada pelo Professor Thiago Barbosa à turma do sexto ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Prof.ª Laura Ribeiro Lopes situada no Município de Conceição do Jacuípe – BA, a aula teve uma hora de duração com início às quinze horas e dez minutos e término às dezesseis horas da tarde. 
 Quando entrei na sala a chamada estava sendo realizada pelos próprios alunos, líder da sua turma, por se tratar de um colégio militar havia em sala além do professor o sargento. Em seguida, o desenvolvimento da aula se deu com base no conteúdo gramatical, frase, oração e período. Para introduzir, o professor projetou o poema Sempre haverá esperança de Bráulio Bessa e solicitou aos alunos que lessem. Estes se dispuseram prontamente sem a necessidade de citar nomes para essa tarefa. Após a leitura, um dos estudantes questionou se a palavra esperança vinha de esperar e o professor respondeu guiado pela reflexão do professor Paulo Freire sobre o verbo esperançar. Além disso, foi apresentado à classe, por meio do Youtube, o poema sendo recitado pelo próprio autor, depois disso buscou-se um diálogo referente a leitura e a escuta do texto.
Em relação ao conteúdo gramatical, a turma interagiu bastante com o assunto, principalmente pelo fato de o professor escolher trabalhar nos exemplos os nomes dos alunos, em consequência eles se sentiram mais seguros em citar e criar seus próprios exemplos conduzidos sempre pela abordagem do professor. 
A aula foi bastante produtiva, o professor é bem dinâmico, interage facilmente com a turma, pude notar que se tratava de uma turma bastante participativa e observadora, no entanto, vale ressaltar inconformidades exploradas devido talvez a comodidade da plataforma, todas as turmas do sexto ano estavam agrupadas em uma só sala o que de certa forma gera em alguns momentos uma desordem. 
Em geral essa foi uma experiência bem enriquecedora principalmente por colocar em prática alguns aprendizados da academia em relação a não me deter em observar o professor, mas toda dinâmica da aula.

Continue navegando

Outros materiais