Buscar

Caso 3

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO
	LUCIANO MENDES, brasileiro, casado, inscrito no CPF sob o nº 000.528.417-12, residente e domiciliado à Rua Teodoro Fonseca, 17, Taquara - Rio de Janeiro vem a presença desse juízo abaixo com procuração em anexo, com endereço profissional ____, endereço eletrônico ____, propor:
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
	Pelo rito sumaríssimo com fundamento no artigo 852 - A, CLT em face de TECNOLOGIA BRASIL, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 140.120.154/0001-93, localizada à Avenida Presidente Vargas, 1120, Centro - Rio de Janeiro pelas razões de fato e de direito aqui aduzidas.
1. DAS INTIMAÇÕES
	Requer o Reclamante que todas as intimações sejam publicadas em nome do Patrono ___, OAB ___, sob pena de nulidade dos atos processuais.
2. DA JUSTIÇA GRATUITA
	Requer o Reclamante a concessão da justiça gratuita nos termos do artigo 790, § 4°, CLT considerando que a mesma não possui condições de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios.
3. DA BREVE SÍNTESE FÁTICA
	O Reclamante relata que laborou na empresa como assistente de tecnologia de 02 de fevereiro de 2020 a 01 de fevereiro de 2021, recebendo salário mensal de R$ 2200,00 (dois mil e duzentos reais), mais vale alimentação e vale transporte. Relata ainda que sua carteira de trabalho foi assinada como assistente junior e que diante da escassez de funcionários em seu setor, normalmente permanecia trabalhando por mais duas horas, além da hora normal, em três dias da semana e que jamais recebera por elas.
	Ademais, nos dois últimos meses do contrato de trabalho, não conseguia usufruir de sua hora de descanso, uma vez que havia necessidade do retorno imediato das atividades, permanecendo no máximo quarenta minutos no almoço.
4. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
	O Reclamante preenche todos os requisitos legais previstos no artigo 3° da CLT referente a relação de emprego.
	Requer o Reclamante de acordo com ordenamento jurídico em seu artigo 29 c/c 41, p.u., CLT a retificação de sua CTPS.
	A Reclamada não efetuou o pagamento das horas extras efetuadas pelo Reclamante. De acordo com o nosso ordenamento jurídico em seu artigo 58, CLT a duração da carga horária é de oito horas diárias, o que está correto. No entanto, o artigo 59, § 1° traz que o funcionário pode fazer até duas horas extras diárias, desde que haja o pagamento de 50% sobre o valor da hora normal, fato que não ocorreu.
	É obrigatório a concessão do interevalo intra jornada em qualquer trabalho contínuo cujo a duração exceda seis horas diárias. No entanto, o Reclamante gozava de apenas quarenta minutos do seu descanso, sendo necessário, de acordo com o artigo 71§ 4° CLT, o pagamento do tempo remanescente.
	A Reclamada não concedeu e nem efetuou o pagamento referente as férias da Reclamante. Férias é um direito social previsto na Constiuição em seu artigo 7°, XVII. Nesse caso, a Reclamante faz juz ao pagamento em dobro, conforme previsto no artigo 137, CLT.
	No tocante ao aviso prévio, o direito também está previsto na Constituição em seu artigo 7°, XXI e no artigo 487, CLT. Tal fato é totalmente lesivo a Reclamante que deve receber pelo mesmo além de projetá - lo nos cálculos finais da rescisão de contrato.
'	O Reclamante ainda faz jus as multas do artigo 467, CLT por haver controvérsia sobre o montante das verbas rescisórias e artigo 477, § 8°, CLT por não pagar as verbas controversas.	
5. DOS PEDIDOS
	Diante do exposto requer:
a) Que seja citada a Reclamada para comparecer a audiência sob pena de revelia com observância ao artigo 844, CLT;
b) Que seja concedida a justiça gratuita nos termos do artigo 790, § 4°, CLT;
c) Que seja retificada a CTPS do Reclamante de acordo com artigo 29 c/c 41, p.u., CLT;
d) Que seja a Reclamada condenada ao pagamento das horas extras acrescidas de 50% do valor normal da hora trabalhada;
e) Que seja a Reclamada condenada ao pagamento do descanso intra jornada nao gozado pelo Reclamante;
f) Que seja a Reclamada condenada ao pagamento das férias e ao recolhimento do FGTS, sob pena da multa prevista no artigo 22 da Lei 8036/90;
g) Que seja a Reclamada condenada ao pagamento do aviso prévio;
h) Que seja a Reclamada condenada ao pagamento das multas dos artigos 467 e 477, §8°, CLT.
6. DAS PROVAS
	Requer a Reclamante a produção de todas as provas admitidas em direito, em especial testemunhal e documental.
7. DO VALOR DA CAUSA
	Dá - se a causa o valor de R$ ____.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Local/Data
Advogado
OAB/UF

Continue navegando