Buscar

Contextualizada Metodologia do Ensino de História e Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ENSINO DE HISTÓRIA RELACIONADO AOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS. 
A escolha dos assuntos ensinados em história não deve se limitar apenas aos fatos históricos, mas também deve permitir o conhecimento de diferentes histórias relacionadas aos espaços de vivência dos alunos. Ao analisarmos o trecho destacado do texto, fica evidente que o objetivo do ensino de história vai além da mera transmissão de informações sobre o passado. Ele busca desenvolver no aluno valores como o respeito à diversidade, a cidadania e autonomia, assim como promover a compreensão das diferentes temporalidades e reconhecimento das mudanças e permanências que moldaram a realidade presente.
Ensinar apenas fatos históricos de forma isolada pode limitar a compreensão dos alunos sobre a importância da história em suas vidas e a relevância de aprender sobre o passado (NASCIMENTO, 2015). Conhecer a história local e regional possibilita ao aluno uma aproximação com o seu próprio contexto, tornando o ensino mais próximo e relevante para a sua realidade. Através dessa abordagem, é possível despertar o interesse dos alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, ao investigarem e compreenderem a história de sua própria comunidade, estabelecendo uma conexão mais significativa com o conteúdo. (CANDOTI, 2013)
Além disso, estudar diferentes histórias relacionadas aos espaços de vivência dos alunos contribui para uma visão mais abrangente da história, levando em consideração a diversidade cultural, social e étnica existente na sociedade (BARROS, 2013). Essa abordagem favorece a construção de uma consciência crítica e promove a valorização das diferenças. 
O ensino de história deve buscar o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao aluno compreender o mundo em sua complexidade. Ao conhecer diferentes histórias relacionadas aos espaços de vivência, os alunos têm a oportunidade de ampliar sua visão de mundo, percebendo que a história não é estática e que a configuração da realidade presente é resultado de múltiplos processos históricos. (CAINELLI, 2010)
Por tanto, o ensino de história não deve se restringir apenas aos fatos históricos, mas deve incorporar diferentes histórias relacionadas aos espaços de vivência dos alunos. Essa abordagem amplia a compreensão dos estudantes sobre a importância da história em suas vidas, promove a valorização da diversidade e contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua realidade.
REFERÊNCIAS
 CANDOTI, Eliane Aparecida. O Ensino de História nos anos iniciais: apontamentos no processo de construção do conhecimento histórico. História & Ensino, v. 19, n. 2, p. 285-301, 2013.
Disponível em: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p285
Acesso em: 09/06/2023
DE BARROS, Carlos Henrique Farias. Ensino de História, memória e história local. Criar Educação, v. 2, n. 2, 2013.
Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1247
Acesso em: 09/06/2023
DO NASCIMENTO, Evandro Cardoso. O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais. Educação, p. 169-182, 2015.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15169/pdf
Acesso em: 09/06/2023
CAINELLI, Marlene. O que se ensina e o que se aprende em História. Ensino Fundamental, p. 17, 2010.
Disponível em: http://200.144.244.96/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/ME-Ensino-Medio/2011_historia_capa.pdf#page=17
Acesso em: 09/06/2023