Buscar

Prova 1 controladoria publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA Controladoria Publica
1 - De modo amplo, pode-se afirmar que as Controladorias Públicas são organismos responsáveis pelo sistema de controle interno das organizações públicas. Assim, pode-se afirmar que:
I – As controladorias públicas apoiam as organizações a que estão vinculadas para que elas atinjam seus objetivos.
II – Com relação ao ciclo ou processo administrativo, pode-se dizer que a principal função de uma controladoria é exercer a função de direção.
III – As controladorias públicas fornecem ferramentas e informações que proporcionam ao cidadão o controle da gestão dos recursos públicos.
Assinale a alternativa que reúne as assertivas corretas.
Escolha uma opção:
a. I e III.
b. III.
c. I e II.
d. II.
e. I.
2 - O sistema de controle público do Brasil apresentou grandes evoluções a partir do século XX, visto que noções de administração pública foram sendo adotadas ao longo dos governos. A Constituição Federal de 1988 foi um grande marco na controladoria pública brasileira, pois reforça e amplia seu papel. Qual foi a importância da Constituição Federal de 1988 na mudança da percepção sobre o papel da controladoria pública?
Escolha uma opção:
a. A CF88 instituiu a noção de responsabilização ao obrigar os chefes do Executivo e da Controladoria a publicarem e assinarem seu relatório de gestão.
b. A Constituição Federal de 1988 instituiu o mecanismo do controle externo, com vistas a controlar os poderes Legislativo e Executivo.
c. Antes da Constituição Federal de 1988, o controle interno servia para investigar denúncias recebidas pelas ouvidorias.
d. A Constituição Federal de 1988 criou a Controladoria-Geral da União, tornando viável a ideia do controle social.
e. A Constituição Federal de 1988 instituiu instrumentos de planejamento, ampliando o papel da controlaria para além do controle orçamentário.
3 - A controladoria é uma atividade com origem nos primórdios da humanidade. Desde que se pensa a necessidade de abastecimento dos mantimentos mais básicos de uma sociedade, começam a surgir formas de controle. Entre as alternativas abaixo, escolha a que representa o maior avanço histórico nas atividades de controle contábil:
Escolha uma opção:
a. A criação da Casa das Contas, instituição comparável ao Tribunal de Contas, no Egito Antigo, que inspirou muitas outras sociedades.
b. A publicação do livro Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, do frei Luca Paccioli.
c. Os registros e inventários referentes a ganhos de saques e guerras despertaram, em vários povos, as ações de natureza contábil.
d. A criação do Tesouro Público e seus mecanismos de controle pelo Império Romano.
e. A invenção do sistema decimal com o número zero pelos árabes, levada ao Ocidente em 1202.
4 - O conceito de controle público, no Brasil, evoluiu muito nos últimos anos. O fortalecimento da democracia reformula o conceito de governo, o qual deve estar a serviço daqueles que representa. Selecione a alternativa que melhor representa um sistema de controle condizente com um Estado democrático de Direito.
Escolha uma opção:
a. Nos municípios não há Tribunais de Contas, cuja criação é vetada pela Constituição Federal de 1988; nesse caso, o controle das contas fica a cargo da Controladoria-Geral Municipal.
b. Controle interno e controle externo coexistem em uma relação que pode não ser muito amistosa, mas importante, pois potencializa o controle das finanças, tornando os dados mais confiáveis.
c. O sistema de controle público brasileiro é exercido por uma Controladoria-Geral, que é responsável por sistematizar e coordenar as informações advindas dos mecanismos de controles interno e externo.
d. A fim de garantir o equilíbrio de instituições controladoras, o Presidente da República e o Presidente do Senado (Poderes Executivo e Legislativo, respectivamente) coordenam os sistemas de controle de seu âmbito de atuação.
e. O controle social, por meio das instituições legitimadas pela Constituição Federal de 1988, como Conselhos Gestores e Conferências Públicas, é um tipo de controle externo.
5 - No Brasil, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, com o apoio do Tribunal de Contas. O artigo 71 da Constituição Federal de 1988 atribui as competências do controle externo. Leia as alternativas a seguir e selecione aquela que menciona uma competência exclusiva do Tribunal de Contas.
Escolha uma opção:
a. Publicar o Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo controlador e pelo chefe do Executivo.
b. Fiscalizar e apoiar os administradores e demais responsáveis por recursos públicos.
c. Apreciar as contas prestadas pelo chefe do Executivo​​​​​​. ​
d. Avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária.
e. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias.
6 - As ações de controladoria, seja no âmbito das organizações privadas, seja no âmbito das organizações públicas, envolvem a atuação dos controladores em várias dimensões.
A respeito dessas dimensões e de suas respectivas definições, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A dimensão “transparência” diz respeito à possibilidade de prevenção dos riscos operacionais da gestão organizacional.
b. A dimensão “anticorrupção” está vinculada à dimensão “compliance” da gestão organizacional.
c. A dimensão “compliance” pode ser definida como o dever de prestar contas e se responsabilizar pela gestão organizacional.
d. A dimensão “ouvidoria” diz respeito ao controle externo da gestão organizacional.
e. A dimensão “correição” diz respeito à transparência da gestão organizacional.
7 - A proposição de objetivos no contexto de um mapa estratégicoleva em consideração o agrupamento de conjuntos de objetivosem perspectivas. No caso da CGU, uma dessas perspectivas tratade pessoas.
Observe os objetivos estratégicos hipotéticos a seguir:
I. Desenvolver uma cultura orientada ao alcance de resultados.
II. Fortalecer a valorização dos agentes públicos no combateà corrupção.
III. Aperfeiçoar os sistemas de supervisão e orientação das​​​​​​​auditorias públicas"
Assinale a alternativa que reúne as assertivas que apresentam objetivos estratégicos cujas características comporiam a perspectiva de pessoas:
Escolha uma opção:
a. Apenas a assertiva I e II.
b. Apenas a assertiva II e III.
c. Apenas a assertiva II.
d. As assertivas I, II e III.
e. Apenas a assertiva I.
8 - Os sistemas de controladoria no setor público do ponto de vista de seus agentes têm uma complexidade adicional em comparação às ações de controle organizacional no setor privado, uma vez que não envolvem somente agentes internos a essas organizações.
Considerando essa especificidade própria do controle organizacional das ações estatais, assinale a alternativa correta sobre a controladoria no setor público brasileiro:
Escolha uma opção:
a. As organizações públicas têm controle social, que é realizado pelo Congresso Nacional.
b. As organizações públicas têm controle interno estatal, que é realizado pelos tribunais de contas.
c. As organizações privadas têm controle externo estatal, que é realizado pela CGU.
d. As organizações públicas têm controle externo, que é realizado pelo Poder Legislativo e pelos tribunais de contas municipais, estaduais e da União.
e. As organizações privadas têm controle social, que é realizado pelas associações de bairro.
9 - A definição de controle interno evoluiu bastante ao longo da história. Hoje, a teoria e a legislação defendem uma controladoria pública com objetivos ampliados, que não se limitam às funções contábeis e orçamentárias. Nas alternativas a seguir, você vai ver exemplos de controladorias. Selecione aquela que melhor enquadra suas ações nos objetivos que essa instituição deve cumprir:
Escolha uma opção:
a. A controladoria do Município D trabalha em parceria com o prefeito, atendendo as suas solicitações em relação ao planejamento do município, estabelecimento de auditorias, controle de contratos e fiscalização de processos licitatórios.
b. O sistema de controle interno do Município B mantém unidades de controle internoem cada secretaria do governo, sem um órgão central de controle. Isso confere mais agilidade e presteza na obtenção das informações para que as correções sejam mais ágeis.
c. A controladoria do Município E disponibiliza seu Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo prefeito e pela autoridade responsável pela Controladoria, impresso em todos os estabelecimentos públicos da cidade, para que todos os cidadãos possam consultá-lo.
d. A controladoria pública do Município A foca suas ações na realização de auditorias, que são executadas semestralmente em cada uma das secretarias e fundações do governo, com o objetivo de corrigir as falhas de natureza administrativa, operacional e contábil.
e. A controladoria do Município C apoia a elaboração dos PPA, LDO e LOA e acompanha sua execução. Alerta o prefeito se o cumprimento se dá conforme o previsto. Também opera no sentido de identificar irregularidades, informando aos órgãos competentes.
10 - A complexidade das informações que são geradas tanto pelas organizações públicas quanto pela sociedade faz com que a gestão da informação tenha um papel extremamente importante nesse contexto. Assim, para cumprir seus objetivos, a gestão da informação deve:
I – Fornecer informações capazes de apoiar o processo decisório organizacional.
II – Administrar a informação assim como são administrados os outros ativos, como recursos humanos e financeiros.
III – Fornecer informações úteis e corretas a serem entregues no momento certo a quem necessitar.
IV – Dar transparência das informações a todos os interessados, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Assinale a alternativa que reúne as assertivas corretas.
Escolha uma opção:
a. I, II e III.
b. I, II e IV.
c. I, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II, III e IV.

Continue navegando