Buscar

PROJETO DE ESTÁGIO 6


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

6
	
	
	
	
	
	
	
	
	Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
MAIARA MORAES DOS SANTOS 
STEPHANY FRANÇA REIS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (PED3697/6) - ESTÁGIO
CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CLEOLEINE MARIANO SANTANA
PROJETO DE ESTÁGIO: NAVENGANDO NO MUSEU VIRTUAL.
FEIRA DE SANTANA
2021/2
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	3
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA	6
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	8
APÊNDICES	10
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Metodologia de ensino.
Programa de Extensão: Metodologia e Estratégia de Ensino e de Aprendizagem.
Projeto de Extensão: Visita virtual ao museu.
Produto Virtual: Folder.
Tema: Navegando no museu virtual.
O presente projeto tem por objetivo estimular os acadêmicos do curso de licenciatura em pedagogia a conhecer os espaços não formais de ensino como é o caso do museu. Partindo disso foi escolhido o tema “Navegando no museu virtual” de acordo com a área de concentração, “Metodologias de ensino”, e para o desenvolvimento dessa prática foi desenvolvido o produto virtual “Folder”.
 	O plano didático de aprendizagem é fundamentado na visita virtual ao museu. Devido a pandemia as instituições e os professores tiveram a necessidade de se reinventar, readaptando sua metodologia de ensino que era presencial para o virtual. Este projeto busca estimular a pesquisa em museus virtuais a fim de desenvolver um encontro que permita a observação, a descoberta, a reflexão e a aprendizagem, pois os museus são espaços que proporcionam a estimulação de conhecimento de formação humana.
1.2 OBJETIVOS 
· Abordar a importância do museu;
· Conhecer espaços não formais de ensino como o museu virtual;
· Desenvolver pesquisas nos museus virtuais utilizando diferentes mídias e ferramentas tecnológicas;
· Potencializar o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica;
· Confeccionar Folder que auxilie e dinamize o processo de ensino aprendizagem.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos Anos Iniciais o processo de desenvolvimento infantil consiste na capacidade e práticas relevantes que proporcione uma atividade favorável, que obtenha resultados significativos na vida da criança. Desta maneira exige-se uma postura dinâmica do professor no processo de ensinar proporcionando momentos de iteratividades com as crianças no ambiente em que elas estão inseridas.
A etapa do Ensino Fundamental - Anos Iniciais abrange o desenvolvimento e formação da criança que tem por principal objetivo tornar a criança apta a viver em sociedade democrática respeitando as diferenças. 
 O trabalho que será apresentado consiste na história do Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, e na apresentação de seus ambientes virtuais. De acordo com o dicionário Aurélio o vocábulo “museu” significa: coleção de objetos de arte, cultura, ciências naturais, etnologia, história, técnica etc. 2. Lugar destinado ao estudo e principalmente à reunião desses objetos. 3. Casa que contém muitas obras de arte. 4. Reunião de musas. O museu, como popularmente conhecemos, é um repositório de histórias que se comunicam com o público através de seu acervo, informação e arte.
O Museu é um espaço de formação e informação e sua concepção prevê a participação ativa dos visitantes, onde conhecer Ciência se transforma numa emocionante experiência de aprendizado. Para ajudar o professor/educador a obter o melhor rendimento pedagógico com seus alunos no Museu, são criados roteiros de visitação e atividades para alunos de todas as idades, da pré-escola à Universidade, o que proporciona vivências que vão para muito além da sala de aula. (BRASIL, 20 09, s.p.).
O trabalho conta também um pouco sobre a tragédia que ocorreu no museu no ano de 2018, o incêndio que destruiu praticamente todo seu acervo, e explica a necessidade e importância da preservação e conservação desse importante lugar de memória. 
O Museu Nacional encontra-se localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Palácio de São Cristóvão. Este mesmo palácio já foi residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. E foi D. João VI que inicialmente proporcionou o surgimento do museu para que ele fosse uma das fontes de desenvolvimento da arte, ciências e intelectualidade.
 Oficialmente o Museu Nacional foi fundado no dia 6 de junho de 1818 e seu nome era Museu Real, inicialmente sendo instalado no Campo de Santana, seu acervo legado da antiga Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa dos Pássaros", criada em 1784 pelo Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos e Sousa, além de outras coleções de mineralogia e zoologia. 
Ainda no século XIX, era considerado o mais importante museu do seu gênero na América do Sul, sendo assim transferido para o Palácio de São Cristóvão, em 1892. Com o intuído de apagar as marcas da monarquia pelos republicanos que assumiram o controle do país em 1889.
O Museu Nacional abrigava um vasto acervo com mais de 20 milhões de
itens, ou seja possui alguns dos mais relevantes registros da memória brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas, bem como amplos e diversificados conjuntos de itens provenientes de diversas regiões do planeta, ou produzidos por povos e civilizações antigas. 
 Seu acervo foi constituído ao longo dos séculos por meio de coletas, escavações, aquisições e doações, sendo assim subdividido em coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica. 
O Museu Nacional possui uma variedade de ambientes virtuais com propostas variadas que tem como objetivo instigar a curiosidade do seu público-alvo e recriar imagens dos cenários originais. Um de seus ambientes virtuais são os blogs voltados para a comunidade, feito por estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde podemos encontra peças do acervo do museu com explicações sobre os artefatos expostos. Existe também a possibilidade de visitação virtual do museu através da plataforma do Google, sendo visitas online e gratuitas, podendo visualizar as peças disponíveis pelos museus em alta resolução e tridimensional, graças ao avanço tecnológico. 
 	 Além disso o museu conta também com Instagram, canal no Youtube, Facebook e Twitter, todos esses meios de comunicação tem por principal objetivo a divulgação e preservação deste local que sofre pelos descuidados governamentais, tendo também um lado voltado para informações de conteúdos como divulgação e analise de acervos, lives com profissionais de diversas áreas e equipes especialistas em restauração. Além da divulgação de projetos e cursos. O canal do Youtube teve um importante papel para o museu pois foi através dele que foram divulgadas as informações após o incêndio , sobre a restauração e ampliação do espaço. 
Antes do fechamento do museu por conta do incêndio, além da rotina de visitação e pesquisas eram realizados diversos eventos abertos ao público geral; como palestras, mostras de arte e de artefatos históricos selecionados que tinham como foco a propagação de ensinamentos socioculturais e científicos. Porém, após o incêndio, as atividades foram voltadas para a restauração e reconstrução do ambiente sendo válido destacar o empenho de divulgação do projeto Museu Nacional Vive, que é um projeto de cooperação internacional que visa a restauração e reconstrução do museu após o incêndio que aconteceu no ano de 2018, realizado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Fundação Vale e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA 
Em função da situação que ainda estamos vivendo,
ou seja, passando por um momento de afastamento social, devido a um vírus, conhecido popularmente como Covid-19, que exigiu o isolamento da população, as escolas foram fechadas para evitar a contaminação e a proliferação do vírus. Diante disso, os estágios não puderam ser realizados, por meio da regência em sala de aula. Nesse período de pandemia as escolas encontram-se fechadas desenvolvendo suas atividades em plataformas virtuais. 
Assim, o Estágio Curricular Obrigatório II: Anos inicias do ensino fundamental foi realizado pelo plano de pandemia de maneira virtual, em que o roteiro foi desenvolvido através da elaboração das etapas teóricas e o desenvolvimento de um produto virtual, vinculado a um projeto através do Programa de Extensão “Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” de acordo com a área de concentração e tema, assim como o projeto de programa intitulado “Visita virtual ao museu”, tendo como resultado um produto virtual denominado “Folder”. 
 A trilha metodológica deu-se em dois momentos sendo o primeiro, visitação em sites, blogs e links para a coleta de dados, leituras e seleção bibliográfica para a escrita do projeto, consistindo em uma abordagem qualitativa de pesquisa, configurando um estudo bibliográfico. O segundo momento, uma pesquisa de campo a ser realizado em uma escola da rede pública de ensino, sendo escolhida a Escola Municipal Pedro Lopes, localizada na Fazenda Sape, S/N – Sape, Amélia Rodrigues/BA para desenvolvimento do projeto. A escola atende 19 alunos sendo em horários matutino e vespertino, de faixa etária entre 02 a 10 anos, oferecendo creche, educação infantil e nível fundamental.
A pesquisa realizada tem por intuito estimular e incorporar novas formas de ensinar, criando meios de aprendizado, motivação de interesse, explorando atividades e formas de convívio, oportunizando para os estudantes um exercício de compreensão. Exigindo dos professores, uma distribuição do tempo e do espaço, covertendo assim como componentes acolhedores e desafiadores, que possam ser vivenciadas experiências de formas individuais e coletivas.
Este Paper é p ré-requisito, parcial, para a conclusão do curso de Pedagogia/Licenciatura,
contribuindo, de alguma forma, em minha constituição enquanto sujeito histórico,
inacabado e participante da minha história e da história de mundo, contribuinte na
transformação social para uma e ducação de qualidade e sociedade mais igualitária e
justa, assim como na autonomia cidadã. Se ndo assim e com a relevância que o tema
merece, apresento al gumas reflexões/informações, parciais, provenientes do Estágio II –
Anos Iniciais, sobre a área de concentração “Metodologias de Ensino”, com tema
“Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais”, objetivando compreender e aprofundar os
conhecimentos através de levantamentos bibliográficos, registros, leituras e releituras de
artigos e obras que possibilitaram as discussões e análise do referido tema este
configurando um estudo qualitativo de natureza descritivo-analítica, haja vista ser a
pesquisa parte essencial da natureza docente. Mas, nesse momento de Pandemia se fez
necessário algumas mudanças, tal como a adesão ao Programa de Extensão
“Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” ao projeto de referido programa
intitulado “Visita ao museu virtual”, para o desenvolvimento da prática p edagógica, tendo
como resultado desta prática um produto virtual denominado Folder.
Este Paper é p ré-requisito, parcial, para a conclusão do curso de Pedagogia/Licenciatura,
contribuindo, de alguma forma, em minha constituição enquanto sujeito histórico,
inacabado e participante da minha história e da história de mundo, contribuinte na
transformação social para uma e ducação de qualidade e sociedade mais igualitária e
justa, assim como na autonomia cidadã. Se ndo assim e com a relevância que o tema
merece, apresento al gumas reflexões/informações, parciais, provenientes do Estágio II –
Anos Iniciais, sobre a área de concentração “Metodologias de Ensino”, com tema
“Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais”, objetivando compreender e aprofundar os
conhecimentos através de levantamentos bibliográficos, registros, leituras e releituras de
artigos e obras que possibilitaram as discussões e análise do referido tema este
configurando um estudo qualitativo de natureza descritivo-analítica, haja vista ser a
pesquisa parte essencial da natureza docente. Mas, nesse momento de Pandemia se fez
necessário algumas mudanças, tal como a adesão ao Programa de Extensão
“Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” ao projeto de referido programa
intitulado “Visita ao museu virtual”, para o desenvolvimento da prática p edagógica, tendo
como resultado desta prática um produto virtual denominado Folder.
Este Paper é p ré-requisito, parcial, para a conclusão do curso de Pedagogia/Licenciatura,
contribuindo, de alguma forma, em minha constituição enquanto sujeito histórico,
inacabado e participante da minha história e da história de mundo, contribuinte na
transformação social para uma e ducação de qualidade e sociedade mais igualitária e
justa, assim como na autonomia cidadã. Se ndo assim e com a relevância que o tema
merece, apresento al gumas reflexões/informações, parciais, provenientes do Estágio II –
Anos Iniciais, sobre a área de concentração “Metodologias de Ensino”, com tema
“Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais”, objetivando compreender e aprofundar os
conhecimentos através de levantamentos bibliográficos, registros, leituras e releituras de
artigos e obras que possibilitaram as discussões e análise do referido tema este
configurando um estudo qualitativo de natureza descritivo-analítica, haja vista ser a
pesquisa parte essencial da natureza docente. Mas, nesse momento de Pandemia se fez
necessário algumas mudanças, tal como a adesão ao Programa de Extensão
“Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” ao projeto de referido programa
intitulado “Visita ao museu virtual”, para o desenvolvimento da prática p edagógica, tendo
como resultado desta prática um produto virtual denominado Folder.
Este Paper é p ré-requisito, parcial, para a conclusão do curso de Pedagogia/Licenciatura,
contribuindo, de alguma forma, em minha constituição enquanto sujeito histórico,
inacabado e participante da minha história e da história de mundo, contribuinte na
transformação social para uma e ducação de qualidade e sociedade mais igualitária e
justa, assim como na autonomia cidadã. Se ndo assim e com a relevância que o tema
merece, apresento al gumas reflexões/informações, parciais, provenientes do Estágio II –
Anos Iniciais, sobre a área de concentração “Metodologias de Ensino”, com tema
“Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais”, objetivando compreender e aprofundar os
conhecimentos através de levantamentos bibliográficos, registros, leituras e releituras de
artigos e obras que possibilitaram as discussões e análise do referido tema este
configurando
um estudo qualitativo de natureza descritivo-analítica, haja vista ser a
pesquisa parte essencial da natureza docente. Mas, nesse momento de Pandemia se fez
necessário algumas mudanças, tal como a adesão ao Programa de Extensão
“Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” ao projeto de referido programa
intitulado “Visita ao museu virtual”, para o desenvolvimento da prática p edagógica, tendo
como resultado desta prática um produto virtual denominado Folder.
Este Paper é p ré-requisito, parcial, para a conclusão do curso de Pedagogia/Licenciatura,
contribuindo, de alguma forma, em minha constituição enquanto sujeito histórico,
inacabado e participante da minha história e da história de mundo, contribuinte na
transformação social para uma e ducação de qualidade e sociedade mais igualitária e
justa, assim como na autonomia cidadã. Se ndo assim e com a relevância que o tema
merece, apresento al gumas reflexões/informações, parciais, provenientes do Estágio II –
Anos Iniciais, sobre a área de concentração “Metodologias de Ensino”, com tema
“Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais”, objetivando compreender e aprofundar os
conhecimentos através de levantamentos bibliográficos, registros, leituras e releituras de
artigos e obras que possibilitaram as discussões e análise do referido tema este
configurando um estudo qualitativo de natureza descritivo-analítica, haja vista ser a
pesquisa parte essencial da natureza docente. Mas, nesse momento de Pandemia se fez
necessário algumas mudanças, tal como a adesão ao Programa de Extensão
“Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” ao projeto de referido programa
intitulado “Visita ao museu virtual”, para o desenvolvimento da prática p edagógica, tendo
como resultado desta prática um produto virtual denominado Folder.
Este Paper é p ré-requisito, parcial, para a conclusão do curso de Pedagogia/Licenciatura,
contribuindo, de alguma forma, em minha constituição enquanto sujeito histórico,
inacabado e participante da minha história e da história de mundo, contribuinte na
transformação social para uma e ducação de qualidade e sociedade mais igualitária e
justa, assim como na autonomia cidadã. Se ndo assim e com a relevância que o tema
merece, apresento al gumas reflexões/informações, parciais, provenientes do Estágio II –
Anos Iniciais, sobre a área de concentração “Metodologias de Ensino”, com tema
“Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais”, objetivando compreender e aprofundar os
conhecimentos através de levantamentos bibliográficos, registros, leituras e releituras de
artigos e obras que possibilitaram as discussões e análise do referido tema este
configurando um estudo qualitativo de natureza descritivo-analítica, haja vista ser a
pesquisa parte essencial da natureza docente. Mas, nesse momento de Pandemia se fez
necessário algumas mudanças, tal como a adesão ao Programa de Extensão
“Metodologia e Estratégia de Ensino e Aprendizagem” ao projeto de referido programa
intitulado “Visita ao museu virtual”, para o desenvolvimento da prática p edagógica, tendo
como resultado desta prática um produto virtual denominado Folder.
2.2 CRONOGRAMA 
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	06/09/2021
	Etapa 2
	Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação
(O modelo está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina de Estágio). 
Postar/Entregar o Roteiro de Observação Virtual.
	04/10/2021
	Etapa 3
	Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido.
Postagem do produto virtual.
	01/11/2021
	Etapa 4
	Realização da Socialização de Estágio.
	29/11/2021
REFERÊNCIA
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância. 2011. Disponível em: Acesso em: 25 agosto. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: apresentação citações em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. 2.ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil. Acesso em: 25 de agosto de 2021.
CANAL Oficial Museu Nacional. Youtube. Disponível em:
https://www.youtube.com/museunacionalufrjoficial . Acesso em 30 de agosto de 2021.
MUSEU nacional UFRJ. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/museunacional1818/?hl=pt-br. Acesso em 30 de agosto de 2021.
MUSEU Nacional/UFRJ. Twitter. Disponível em: https://twitter.com/museunacional. Acesso em 30 de agosto de 2021.
POR dentro do Museu Nacional. Google Arts & Culture. Disponível em:
https://artsandculture.google.com/exhibit/paleontologia-museu-nacional-ufrj/HwLig6z
PIvc3Jg?hl=pt-BR . Acesso em 30 de agosto de 2021.
PROJETO Museu Nacional Vive. Unesco. Disponível em:
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/museu-nacional-vive Acesso em 30 de agosto de 2021.
PROJETO Museu. UFRJ. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/projetomuseu/.
Acesso em 30 de agosto de 2021.
SILVA, Daniel Neves. História do Museu Nacional; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-museu-nacional.htm . Acesso em 30 de agosto de 2021.
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Pedro Lopes.
	Diretor(a)
	Margarida Ferreira.
	Turma
	Anos inicias do ensino fundamental 4º ano.
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática.
	
	Tema
	Números .
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
	
	Recursos/Materiais
	Tabuada, calculadora, livro da matéria, notebook, tablet ou celular.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
- No primeiro momento vamos trabalhar as propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.
- No segundo momento serão trabalhadas as atividades. Todas as atividades deveram ser fotografadas e enviadas por e-mail ou entregues na escola para sua avaliação. 
	Avaliação
	
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
	Referências
	BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil.
Acesso em: 28 de agosto de 2021.
Anexos
· Atividade I
· Atividade II
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Pedro Lopes.
	Diretor(a)
	Margarida Ferreira.
	Turma
	Anos inicias do ensino fundamental 4º ano.
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	 Arte.
	
	Tema
	Artes visuais.
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).
	
	Recursos/Materiais
	Notebook, tablet, celular.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	 
- No primeiro momento vamos trabalhar elementos e sistemas da linguagem e um estudo de artistas como Tarsila do Amaral e Leonardo da Vinci.
- No segundo momento serão trabalhadas as atividades. Todas as atividades deveram ser fotografadas e enviadas por e-mail ou entregues na escola para sua avaliação.
	Avaliação
	
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
	Referências
	BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil. Acesso em: 28 de agosto de 2021.
Anexos
· Atividade I 
· Atividade II
· Atividade III
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Pedro Lopes.
	Diretor(a)
	Margarida Ferreira.
	Turma
	Anos inicias do ensino fundamental 4º ano.
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Língua portuguesa. 
	
	Tema
	Leitura de textos. 
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
	
	Recursos/Materiais
	Livro de matéria, gramática, notebook, tablet ou celular.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
- No primeiro momento vamos trabalhar estratégia de leitura.
- No segundo momento serão trabalhadas as atividades. Todas as atividades deveram ser fotografadas e enviadas por e-mail ou entregues na escola para sua avaliação.
	Avaliação
	
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
	Referências
	BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil. Acesso em: 25 de março de 2021.
Anexos
· Atividade I
· Atividade II
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Pedro Lopes.
	Diretor(a)
	Margarida Ferreira.
	Turma
	Anos inicias do ensino fundamental 4º ano.
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	História.
	
	Tema
	Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos.
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
	
	Recursos/Materiais
	Livro de matéria, notebook, tablet ou celular.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
- No primeiro momento vamos trabalhar o passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais.
- No segundo momento serão trabalhadas as atividades. Todas as atividades deveram ser fotografadas e enviadas por e-mail ou entregues na escola para sua avaliação. 
	Avaliação
	
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
	Referências
	BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil. Acesso em: 25 de março de 2021.
Anexos
· Atividade I 
· Atividade II
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Pedro Lopes.
	Diretor(a)
	Margarida Ferreira.
	Turma
	Anos inicias do ensino fundamental 4º ano.
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Ensino religioso.
	
	Tema
	Manifestações religiosas
	
	Objetivos/Habilidades
	(EF04ER05) Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.
	
	Recursos/Materiais
	Livro de matéria, notebook, tablet ou celular, material para pintura.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
- No primeiro momento vamos trabalhar Representações religiosas na arte.
- No segundo momento serão trabalhadas as atividades. Todas as atividades deveram ser fotografadas e enviadas por e-mail ou entregues na escola para sua avaliação.
	Avaliação
	
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
	Referências
	BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil. Acesso em: 28 de março de 2021.
.
Anexos
· Atividade I
· Atividade II
 
_1156253328.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando