Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURAS
ATIVIDADE FORMATIVA VIII
NOME DO ALUNO: Gisely Barros de Oliveira Bernardo 
REDAÇÃO: A pesquisa enquanto recurso ativo para a aprendizagem em museus virtuais.
O Museu Nacional de Belas Artes, situado no centro histórico do Rio de Janeiro, em edifício de arquitetura eclética, projetada em 1908 pelo arquiteto Adolf Morales de Los Rios, ocupa uma área de 18.000m² e é o mais importante Museu de arte do país. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros, constituindo-se num centro irradiador de conhecimento e divulgação da arte brasileira.
Nessa experiência de visitação on-line nos permitiu admirar imagens em 360° onde é possível movimentar-se dentro do Museu como se estivesse presencialmente. Essa sapiência foi semi-igual, pois nós remete a um ambiente cultural sem sair de casa podendo economizar com diárias em hotéis, com alimentação, e passagens, apenas usando a tecnologia, internet, um aparelho Android ou smartphone.
Com essa metodologia remota de visitação podemos levar acesso a cultura nacional e internacional aos alunos(a) menos favorecidos da Educação Básica de todo o país trabalhando a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade pedindo aos alunos que representem o que mais gostaram da visitação ao museu virtual. Em sala de aula, através de atividades comparando o passado, o presente e o futuro explorando a história e cada povo, seus idiomas e suas culturas típicas como: comidas, danças, tipos de roupas usadas em cada região e suas evoluções, tipos de clima, qual agricultura, fauna, flora predominante, estimulando os alunos a usar a criatividade através de desenhos, pinturas, artes plástico utilizando sucatas, criando peças teatrais, ou seja, tudo que remeta ao aluno a pesquisa realizada, e dessa forma levá-los ao mundo da imaginação programando roteiros turísticos para quem sabe um dia seja possível externar e colocar em prática o que foi aprendido pelo mundo para o mundo. 
Referência:
Artesandculture. Disponivél em:
https://artsandculture.google.com/partner/museu-nacional-de-belas-artes
Clique ou toque aqui para inserir o texto.

Mais conteúdos dessa disciplina