Buscar

A1 - UNIP - MAT -Matemática Financeira (1)

Prévia do material em texto

MATEMÁTICA FINANCEIRA
MESTRANDO Fábio Andrade
Currículo resumido do Professor
Professor Fábio Andrade da Silva, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia, Pós-graduação em Gestão de Tributos pela Faculdade Ideal e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, Cursando Pós graduação em Gestão de Aprendizado no Ensino Superior pela Faculdade da Amazônia e Cursando Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Assunção.
Atua como Palestrante, professor em cursos Técnicos, cursos de Graduação, Pós Graduação, e tendo seu próprio escritório, Presta serviços contábeis e de consultoria a diversas empresas. 
“Investir em conhecimento rende os melhores Juros”
Benjamim Franklin
MATEMÁTICA FINANCEIRA
A matemática financeira representa o conjunto de técnicas algébricas empregadas na análise da relação conjunta entre o dinheiro e tempo. Tem um dito popular que diz que “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Quando se trata de nossa vida financeira, ter um pouco certo vale muito mais do que um “muito” duvidoso a principal questão em finanças é: O valor do dinheiro no tempo.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Qualquer transação que possamos fazer envolve dois pontos, os dois pontos já ditos, tempo e dinheiro, como sabemos, o presente é certo e o futuro sempre carrega consigo incertezas
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Por isso que sempre deve haver uma compensação por incertezas futuras, e essas compensações, são o custo da operação, seja ele implícito ou não.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Segundo Adriano (2007), o valor do dinheiro no tempo resulta de três fatores básicos:
RISCO
Sempre existe a possibilidade de os planos não ocorrerem conforme o previsto. De outro modo, sempre haverá o risco de não receber os valores programados em decorrência de fatos imprevistos.
UTILIDADE
O investimento implica em deixar de consumir hoje para consumir no futuro, o que somente será atraente se existir alguma compensação.
OPORTUNIDADE
Se os recursos monetários são limitados, a pose deles no presente, permite aproveitar oportunidades mais rentáveis que surjam.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Observando o dinheiro no tempo, devemos entender que o valor do dinheiro muda ao longo do tempo, pode ser aumentado em função de uma aplicação, que esta gera uma remuneração chamada juros
MATEMÁTICA FINANCEIRA
O dinheiro pode sofrer uma desvalorização em função da inflação ou os riscos envolvidos na operação podem fazer o valor do mesmo diminuir.
CAPITAL, JUROS E MONTANTE
Operações financeiras como empréstimos ou descontos de duplicatas envolvem dois capitais, o primeiro capital é o valor que uma das partes precisa, seja essa parte o tomador ou devedor, e o segundo capital representa o valor a ser devolvido ao credor no final da operação.
CAPITAL, JUROS E MONTANTE 
Nessa operação, o credor irá cobrar uma quantia que equivale a remuneração que o primeiro receberia se aplicasse esse recurso, e essa quantia, nos chamamos de juros.
CAPITAL, JUROS E MONTANTE
Em nossa realidade, a maioria das pessoas prefere consumir os bens e serviços hoje, e deixam sempre em segundo plano consumir em uma data futura, em função disso, sempre pagam juros em função do consumo no agora em lugar de consumir no futuro
CAPITAL, JUROS E MONTANTE
juros é a quantia cobrada pelo credor ao tomador em função do mesmo utilizar seus recursos. Após esse período, o credor passa a possuir um novo capital denominado montante, e este é a soma do capital mais os juros inseridos no período.
CAPITALIZAÇÃO*
O processo de incorporar os juros ao novo capital é denominado de capitalização e sempre acontece no final do período estabelecido.

Mais conteúdos dessa disciplina