Buscar

liderança autoritário

Prévia do material em texto

Fag 
Aluna: Ana Beatriz do Nascimento levoni
Professora: Fernanda paz 
 
 Liderança autoritária 
 Belford roxo, 2023
 
A liderança autoritária funciona melhor em situações que precisam de decisões imediatas ou resultados livres de erros. Esses líderes supervisionam as tarefas diárias de suas equipes.
As equipes sob líderes autoritários são tipicamente limitadas em termos de habilidades e experiência. Quando mal utilizada, a liderança autoritária leva ao abuso de poder.
Traços Da Liderança Autoritária
Um líder autoritário possui imensa autoconfiança, e isso garante um bom julgamento em situações de crise. Ele deve estar motivado, e isso tem que passar para a sua equipe também.
A comunicação clara é necessária para delinear estratégias, processos e metas finais realistas enquanto delegam tarefas. Isso garantirá alto desempenho, pois a equipe não gastará tempo decidindo o que fazer e como fazê-lo.
O que é liderança?
A liderança refere-se à capacidade de um indivíduo ou grupo de indivíduos influenciar e orientar outros para um objetivo ou visão comum. Líderes eficazes inspiram e motivam os seus seguidores, criando um sentido de direção e propósito ao mesmo tempo que prestam apoio, orientação e responsabilidade.
A liderança pode assumir muitas formas diferentes e pode ser exibida a todos os níveis de uma organização ou comunidade. Algumas características comuns de líderes eficazes incluem excelentes capacidades de comunicação, inteligência emocional, pensamento estratégico, capacidade de resolução de problemas, e a capacidade de inspirar e capacitar outros. 
Vantagens e desvantagens de uma liderança autoritária 
Vantagens:
Rápida tomada de decisões: Capacidade de tomar decisões rápidas e decisivas, o que pode ser benéfico em situações em que o tempo é essencial.
Direção clara: Fornece uma direção e orientação claras aos seus seguidores, o que os pode ajudar a manterem-se concentrados nas metas e objetivos da organização.
Visão Forte: Visão clara e convincente para o futuro da organização, o que pode inspirar os seus seguidores a trabalhar para um objetivo comum.
Expectativas elevadas: Estabelece grandes expectativas para os seus seguidores, o que os pode motivar a lutar pela excelência e a atingir o seu pleno potencial.
Desvantagens:
Falta de Inclusividade: Um líder autoritário pode não estar aberto à contribuição ou feedback dos seus seguidores, o que pode levar a uma falta de inclusividade e envolvimento.
Falta de Empatia: Um líder autoritário pode estar concentrado em alcançar a sua visão e objetivos, o que pode levar a uma falta de empatia e consideração pelas necessidades e perspetivas dos outros.
Risco de Burnout: Um líder autoritário pode criar expectativas tão elevadas que os seus seguidores ficam esmagados ou queimados, o que pode ter um impacto negativo no seu desempenho e bem-estar.
Falta de Flexibilidade: Um líder autoritário pode ser menos adaptável a circunstâncias em mudança ou desafios inesperados, o que pode limitar a sua capacidade de liderar eficazmente em ambientes dinâmicos.

Continue navegando