Buscar

Exercícios

Prévia do material em texto

Exercícios
Os exercícios de ioga fortalecem seu corpo e o tornam mais flexível. Yoga também acalma sua mente e lhe dá energia. Em esportes ativos ou exercícios extenuantes, você usa energia. Nas aulas de ioga, os alunos relatam que se sentem tranquilos depois de uma aula, mas têm mais energia. 
O movimento lento e constante é a chave para entrar ou sair das posturas. Você segura uma pose de ioga por vários segundos ou até minutos e dá atenção à respiração completa e silenciosa. Seu instrutor de ioga sempre incentivará você a relaxar enquanto os exercícios estão sendo feitos.
Você gentilmente coloca seu corpo em posturas de yoga. Feito corretamente, há muito pouca chance de lesão ou estresse muscular. Um asana em particular não é repetido dezenas de vezes, nem você é incentivado a se esforçar demais.
Uma sessão de ioga é projetada para o equilíbrio. Você se estica para a direita e depois para a esquerda. Você se inclina para trás e depois para frente. Você aprende a reconhecer quando um lado é mais forte ou mais flexível do que o outro. Assim harmonia e equilíbrio são alcançados com a prática de yoga.
Pessoas de todas as idades podem praticar exercícios de ioga. Eles são facilmente modificados para atender às suas necessidades e condições físicas. Não desanime com as difíceis posturas que você pode ver em um livro de yoga. 
Um professor habilidoso pode adaptar a maioria dos asanas usando cadeiras, almofadas, até mesmo uma parede ou outros adereços. Uma prática de yoga pode ser feita sob medida para você. Se algo é realmente impossível para você, esqueça. Nunca compita com você ou com os outros. Yoga é uma maneira livre de estresse, mas poderosa para se exercitar.
Yoga é bom para aumentar sua flexibilidade e aliviar o estresse, mas não toma o lugar do exercício aeróbico. Você ainda deve fazer exercícios aeróbicos regulares, que aumentem sua capacidade cardiovascular, ajudem a perder peso e, pelo menos para pessoas com diabetes não insulinodependente (tipo II), melhorem o controle da glicemia.

Continue navegando