Buscar

16 Processo Penal Apelação e Carta Testemunhal 23 05 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APELAÇÃO
- Art. 593 ao 603, CPP.
- Hipóteses – 593, CPP.
- Prazo 
· 5 + 8
· 10 (JEC)
- Efeitos 
· Devolutivo
· Extensivo
- Forma de interposição: recursal.
1. Art. 593, I: da sentença condenatória ou absolutória cabem apelação. Todos as decisões anteriores, em sua grande maioria, são atacadas com RESE. 
2. Art. 593, II: decisões definitivas ou com força de definitivas nos casos não previstos no capítulo anterior (o capítulo anterior se refere ao RESE). 
3. Art. 593, III: se refere as decisões do Tribunal do Juri. 
· Nulidade posterior a pronúncia: tanto absoluta quanto relativa. Porém, as nulidades no dia do julgamento do conselho de sentença devem ser arguidas na hora sob pena de preclusão. 
· Decisão do juiz contrária a lei ou decisão dos jurados: nessa hipótese, o tribunal pode retificar. Adequando a sentença a decisão dos jurados.
· Erro ou injustiça na aplicação da pena (erro na dosimetria, por exemplo): nesse caso o tribunal pode retificar também. Adequando a pena. 
· Decisão dos jurados manifestamente contrária as provas: na interpretação da jurisprudência “manifestamente contrária” significa que é “totalmente contrária”. É a única hipótese em que se pode atacar a decisão dos jurados (em função do princípio da soberania dos vereditos). O crime será julgado de novo, com novo júri. Se esse novo júri mantém a decisão, não cabe mais recurso. 
Quantos aos efeitos, informação relevante é o fato de que todos os recursos, após decisão do STF passaram a ter efeito suspensivo. Mas pela legislação apenas o RESE teria efeito suspensivo.
Prazo pra interposição é de 5 dias mais 8. Se a interposição for apresentada junto com as razões, será prazo de 5 dias; mas se for feita interposição e pedir pra juiz intimar para apresentar as razões depois no prazo de 8 dias; mas se pedir pra apresentar as razões no tribunal, quando o processo subir pro tribunal o relator vai intimar pra apresentar as razões em 8 dias. Se as petições foram apresentadas separadamente, a petição correta de razões será a intermediária.
CARTA TESTEMUNHAL 
- Art. 639 ao 646, CPP.
- Hipóteses: art. 639, CPP.
- Prazo 48 horas.
- Efeitos
· Devolutivo
· Extensivo
· Regressivo
- Forma de interposição: recursal.
Hipóteses
· Decisão que denegar recurso
· Decisão que admitir recurso, mas não o mandar pra frente (obsta seu seguimento). 
Os processos que saem da primeira para a segunda instância são apenas a apelação (no processo de conhecimento), o agravo em execução (no processo de execução) e o RESE – todos com forma recursal.
Da segunda para a terceira, quando a violação for de norma infraconstitucional apresenta-se o RESP para o STJ, quando a violação for de norma constitucional RE para o STF.
De todos esses processos que saem de uma instância pra outra sempre haverá duplo juízo de admissibilidade. No juízo e admissibilidade pode haver decisão (tanto do juízo a quo quanto do ad quem) denegando recurso. 
· Se o juízo de 1º instância, em juízo de admissibilidade, denega recurso, cabe Carta Testemunhal. Porém... da decisão que denega apelação, cabe também RESE (segundo a lei), por conta disso a jurisprudência decidiu que o recurso cabível para a decisão que denegar recurso de apelação será o RESE. Porém... da decisão que denegar o RESE, caberá carta testemunhal.
Prazo
48 horas. Porém no direito penal a contagem é em dias, mas se numa prova objetiva estiver escrito 48 horas, pois é o que está escrito na legislação.

Continue navegando