Buscar

ATIVIDADE 2 UC 5 RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 - UC05: Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização.
	Aluno(a): Elen Carolina Ferraz Pereira 
Leia o e-mail do cliente Marcos, diretor da Y Empreendimentos e em seguida, elabore um comunicado a fim de sanar suas dúvidas:
	
	De: marcos@yempreendimentos.com
	Para: rh@virtuallyconsultoria.com
	Boa tarde! 
Prezados, estou com algumas dúvidas e gostaria de um suporte de vocês quanto às seguintes questões sobre férias e décimo terceiro salário:
1. Quais proventos, descontos e encargos incidem sobre as férias?
2. Qual é a penalidade para a empresa em caso de não conceder as férias no prazo legal?
3. Como funciona o abono pecuniário e qual o prazo que o colaborador tem para solicitar?
4. Existe a possibilidade de fracionar as férias dos meus colaboradores? Se sim, como funciona?
5. Por quanto tempo devo guardar os avisos e recibos de férias e de 13º salário?
6. Quais proventos, descontos e encargos incidem sobre o 13º salário?
7. Tenho até que data para quitar o 13º salário dos meus colaboradores? Posso parcelar este benefício? Como funciona?
Fico no aguardo do seu retorno e desde já agradeço!
Atenciosamente,
Marcos Dornelles 
Diretor - Y Empreendimentos
	
	De: rh@virtuallyconsultoria.com
	Para: marcos@yempreendimentos.com
	
Bom dia! 
Sr. Marcos aqui esta as informações que o senhor nos pediu , ficamos feliz em ajudá-lo 
1 - incidem de 1/3 de férias, o abono pecuniário (se for desejo do colaborador ele tem até 15 dias antes realizar o pedido por escrito se ate esse período ele não se manifestar ai fica a cargo da empresa conceder ou não ) e será descontado INSS, IRRF, FGTS 
1/3 férias Adicional de 1/3 de férias
Tanto o trabalhador urbano quanto o rural têm direito, garantido pela constituição federal, de receber um adicional de 1/3 sobre a remuneração de férias, no momento do gozo delas.
Importante destacar que o pagamento do adicional de 1/3 se aplica também sobre as férias indenizadas nas rescisões do contrato de trabalho.
 
Abono pecuniário O empregado tem direito a converter 1/3 de suas férias em abono pecuniário, isso quer dizer que, dos 30 dias de férias, poderá optar em descansar o período integralmente ou durante 20 dias. Neste período, receberá os 10 dias restantes (1/3 dos trinta dias) em dinheiro.
É importante entender que, no mês em que o empregado sair de férias e tiver optado pelo abono pecuniário, a sua remuneração irá equivaler a quarenta dias. Como segue:
20 dias, Férias em descanso
10 dias, Férias pecuniárias (abono)
10 dias, Salário pelos dias trabalhados no mês
INSS A contribuição previdenciária para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incide sobre o valor das férias e sobre o 1/3 correspondente. O valor descontado a título de contribuição previdenciária será a soma das importâncias recebidas e aplicadas à alíquota.
É fundamental obedecer ao teto máximo para desconto, de acordo com a tabela fixada pelo governo, referente ao mês das férias.
IRRF O imposto de renda retido na fonte (IRRF) incide sobre a soma das férias e o adicional de 1/3 de férias, subtraindo a contribuição previdenciária (INSS) e os dependentes, de acordo com a tabela vigente na data do pagamento. Esta que é fixada pelo governo federal. 
FGTS O objetivo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é de proteger o trabalhador formal, ou seja, aquele que apresenta um contrato de trabalho formal, regido pela CLT, nos seguintes casos: demissão sem justa causa, aposentadoria, morte, invalidez e desemprego.
O FGTS é uma espécie de poupança disponibilizada como indenização para o trabalhador como direito pelo tempo de serviço prestado para a empresa.
Quanto à incidência sobre as férias, referente ao FGTS, o empregador é obrigado a depositar, na conta vinculada do empregado, o valor de 8%, calculado sobre as férias e sobre o valor de 1/3 delas.
Destaca-se que o valor do abono pecuniário não incide sobre o FGTS.
 
 2 - Se o empregador não conceder as férias no período estabelecido pela lei trabalhista, ele terá que pagar em dobro. Isso é uma penalidade imposta ao empregador previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para que ele conceda o direito de seus empregados no período estabelecido pela lei trabalhista . O empregado em regra tem
 direito a 30 dias corridos de férias 
3 - Abono pecuniário é quando o empregado vende parte de suas férias ao contratante. Este recurso é um direito do trabalhador e só cabe a ele fazê-lo ou não. O valor do abono pecuniário é calculado sobre o valor do salário bruto do funcionário com base na quantidade de dias de férias a que tem direito . Caso as férias sejam de 30 dias, o cálculo será feito sobre os 10 dias do abono. Nesta situação, é só dividir o salário bruto por 3. O colaborador que desejar converter 1/3 de suas férias em abono pecuniário deverá fazer o pedido ao empregador, por escrito, até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo 
4 - O Art. 134, § 1º da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, diz que SIM!!! Com a reforma trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467/17), foi permitido que as férias pudessem ser facionadas em até 3 (três) períodos.
  Porém, não pode ser uma imposição do Empregador – Empresa – deve haver uma concordância do Empregado. Ou seja, a Empresa pode escolher em qual momento será concedida às férias, porém, não pode obrigar o trabalhador a aceitar o fracionamento (“parcelamento”) das férias. Entre esses 3 (três) períodos, um deles não pode ser menor que 14 (quatorze) dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a 5 (cinco) dias corridos , cada um . 
5 - Parar de Responder
De acordo com a legislação brasileira, os avisos e recibos de férias e de 13º salário devem ser guardados por 5 anos
6 – Incidem o pagamento de adicionais noturnos, insalubridade e periculosidade, horas extras e serão descontados o INSS, IRRF e FGTS 
INSS Quanto aos descontos de contribuição previdenciária (INSS) e imposto de renda (IR) deverão ser feitos em separado do pagamento da primeira parcela do 13º salário. Dessa forma, a incidência dos descontos irá acontecer sobre o valor total do 13º salário no momento de pagamento da segunda parcela.
No caso de aviso prévio indenizado, não irá incidir desconto do INSS sobre o valor referente ao 13º salário correspondente ao aviso prévio.
IRRF Conforme apresentado anteriormente, é no pagamento da segunda parcela do 13º salário que incide o IRRF sobre o valor total. 
FGTS O fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) incide sobre o valor pago de 13º salário. O recolhimento irá ocorrer até o dia 07 (sete) de dezembro, caso a primeira parcela seja paga em novembro, em folha de pagamento.
Mas, se a primeira parcela for paga nas férias, o FGTS será recolhido no mês seguinte. Dessa forma, temos: pagamento da primeira parcela do 13º salário efetuado nas férias, no mês de janeiro de determinado ano; o recolhimento do FGTS será em fevereiro do mesmo ano.
A incidência do FGTS será sobre o valor bruto pago de 13º salário. O seu recolhimento deverá ser feito até o dia 07 (sete) de janeiro, juntamente com a folha de pagamento do mês de dezembro.
 
7 - Segundo a legislação, as empresas têm duas opções para quitar o benefício. O mais comum é fazer o pagamento em duas parcelas, sendo a primeira entre 1º de fevereiro e o último dia útil de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Porém, o benefício também pode ser pago em uma única parcela, até o dia 30 de novembro de cada ano. O 13º tem o mesmo valor do salário bruto para quem trabalhou o ano todo. A primeira parcela corresponde à metade da remuneração. Já a segunda parte do abono tem um valor menor, pois incide desconto da contribuição previdenciária e do Imposto de Renda, que variam de acordo com a faixa salarial do empregado. 
Sr Marcos fico a disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos . 
Elen Ferraz Técnica em Recursos Humanos

Outros materiais