Buscar

Matemática Financeira_ATIVIDADES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Matemática Financeira
Qual a taxa de juros, em porcentagem, correspondente ao período da venda de um móvel por $4.000 a vista, em uma operação com parcelas mensais iguais do tipo 1 + 1 com acréscimo de 8% no preço à vista?
R: 17,39
Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das proposições a seguir, todas associadas às operações com desconto comercial:
I. A taxa de desconto incide sobre o valor presente. 
II. O valor nominal está associado ao capital inicial. 
III. O valor líquido corresponde ao valor presente. 
Qual a classificação apropriada para as proposições?
R: FFV	
Calcule a taxa mensal de juros existente em uma antecipação de recebíveis vencíveis em quatro meses no valor de $8.000. O banco cobrou valor de juros antecipados igual a $1.000, tarifas de abertura de crédito no valor de $500 e exigiu a manutenção de um saldo médio de $1.000.
R:6,82% a.m.
Construa o DFC relativo à compra de equipamento anunciado por $20.000, com desconto à vista de 5% ou em uma operação com parcelas mensais iguais do tipo 1 + 1 “sem acréscimo”. Qual o valor presente da operação financeira retratada no DFC?
R:$9.000
Uma operação de desconto comercial assumiu uma taxa de desconto igual a 5% a. m., aplicada sobre um título de $47.000 antecipado em três meses. Calcule a taxa efetiva mensal simples, assumindo juros anuais.
R: 5,88%
Considere a venda de móvel por $50.000 à vista em uma operação com parcelas mensais iguais do tipo 1 + 1 com acréscimo de 10% no preço à vista. No DFC construído para representar a operação, qual o valor futuro?
R: 27,5
Calcule o montante em $ mil de uma aplicação de $14.000 por 113 dias a uma taxa simples igual a 4% a. m.
R:16,109
Um borderô da indústria de roupas Elegância tem títulos com valores nominais iguais a $500, $1.200, $1.800 e $900. Os prazos de recebimento em dias são, respectivamente, iguais a 45, 32, 17 e 23. Calcule o valor líquido em $ mil após desconto, assumindo uma taxa de desconto comercial igual a 2% a. m.
R: 5,31
Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das proposições a seguir, todas associadas ao regime dos juros simples: 
I. A taxa de juros sempre incide sobre o montante do período imediatamente anterior. 
II. O juro por período é constante. 
III. A taxa de juros incide sobre juros acumulados. 
IV. O crescimento do valor futuro ao longo do tempo é linear. 
Qual a classificação apropriada para as proposições?
R: FVFV
Uma operação de desconto comercial gerou um valor presente de $43.000 após um título de $46.000 ter sido antecipado em 48 dias. Calcule a taxa mensal de desconto comercial.
R: 4,08
Considere um projeto com taxa de desconto igual a 15% a. a. e fluxos de caixa distribuídos no ano. O investimento é de 400 mil, com FC anuais iniciando em $80 mil, além de acréscimos de $30mil por ano. A vida útil é de seis anos. Calcule o que se pede. Assinale a alternativa que mais se aproxima do VPL em $mil.
R: 141
Considere os números apresentados a seguir, presumindo uma TMA igual a 10% a. a. Posteriormente, calcule o que se pede.
Considerando fluxos de caixa distribuídos ao longo do ano, qual alternativa mais se aproxima do payback descontado em anos?
R: 4,34
Bom Samaritano pensa em investir em uma unidade de cardiologia. Os lucros operacionais próprios líquidos projetados para cada um dos três anos projetados para a operação são iguais a $400, $430 e $470. As depreciações são estimadas em $65 anuais. Serão investidos $950 em equipamentos e $150 em capital de giro no ano zero. O valor líquido de venda dos equipamentos corresponde a 20% do investimento feito neles. O capital de giro é integralmente recuperado no último ano. Calcule o fluxo de caixa livre (FCL) do ano 3.
R: 875
Um grupo de médicos investidores pensa em abrir uma clínica na cidade de Maravilha do Norte. O investimento será no valor de $900 mil, sendo que $400 mil serão bancados pelos sócios que acham justo receber um prêmio de risco igual a 4% a. a. Outra parte do investimento será financiada por meio do capital de terceiros, o que implica juros anuais estimados em $55mil. Contemple uma taxa livre de risco igual a 9% a. a. Calcule para a operação, em termos percentuais anuais, o Ks (custo de oportunidade do capital dos sócios).
R: 13
Bom Samaritano pensa em investir em uma unidade de cardiologia. Os lucros operacionais próprios líquidos projetados para cada um dos três anos projetados para a operação são iguais a $400, $430 e $470. As depreciações são estimadas em $65 anuais. Serão investidos $950 em equipamentos e $150 em capital de giro no ano 0. O valor líquido de venda dos equipamentos corresponde a 20% do investimento feito neles. O capital de giro é integralmente recuperado no último ano. Calcule o fluxo de caixa operacional (FCO) do ano 1.
R: 465
Considere um projeto com taxa de desconto igual a 15% a. a. e fluxos de caixa distribuídos no ano. O investimento é de 400 mil, com FC anuais iniciando em $80 mil, com acréscimos de $30 mil por ano. A vida útil é de seis anos. Calcule o que se pede. Assinale a alternativa que mais se aproxima a TIR em % a. a
R: 25
Um grupo de médicos investidores pensa em abrir uma clínica na cidade de Maravilha do Norte. O investimento será no valor de $900 mil, sendo que $400 mil serão bancados pelos sócios que acham justo receber um prêmio de risco igual a 4% a. a. Outra parte do investimento será financiada por meio do capital de terceiros, que implica juros anuais estimados em $55mil. Contemple uma taxa livre de risco igual a 9% a. a. Calcule para a operação, em termos percentuais, anuais o Kd (custo efetivo da dívida), presumindo que a empresa seja tributada por lucro real com alíquota de 30%. 
R: 7,7
Considere os números apresentados a seguir, presumindo uma TMA igual a 10% a. a. Posteriormente, calcule o que se pede.
Considerando fluxos de caixa distribuídos ao longo do ano, qual alternativa mais se aproxima do payback simples em anos?
R: 3,33
Um grupo de médicos investidores pensa em abrir uma clínica na cidade de Maravilha do Norte. O investimento será no valor de $900 mil, sendo que $400 mil serão bancados pelos sócios que acham justo receber um prêmio de risco igual a 4% a. a. Outra parte do investimento será financiada por meio do capital de terceiros, o que implica juros anuais estimados em $55mil. Presuma uma taxa livre de risco igual a 9% a. a. Assinale a alternativa que melhor se aproxima do custo médio ponderado de capital (CMPC) ou taxa mínima de atratividade (TMA) do projeto em percentual anual, presumindo que a empresa seja tributada por lucro real com alíquota de 30%.
R: 10
Considere um projeto com taxa de desconto igual a 15% a. a. e fluxos de caixa distribuídos no ano. O investimento é de 400 mil, com FC anuais iniciando em $80 mil, com acréscimos de $30 mil por ano. A vida útil é de seis anos. Calcule o que se pede.
Considerando fluxos de caixa distribuídos ao longo do ano, qual alternativa mais se aproxima do payback descontado em anos?
R: 4,58
Um conjunto estofado é anunciado por $5.000,00 à vista ou financiado, mediante o pagamento de entrada no valor de $1.600,00 e mais sete parcelas mensais iguais a $545,72. Calcule a taxa de juros mensal cobrada na operação.
R: 3
Um investimento gerará recebimentos mensais iguais a $5 mil mensais. Assinale a alternativa mais próxima do valor equivalente justo em $mil para a operação, considerando oito parcelas descontadas a juros compostos de 4% a. m.
R: 33,67
Um título com valor nominal de $50 mil foi emitido pela Rodabem Concessionária com juros periódicos, mediante taxa de cupom igual a 16% ao ano (o que indica juros periódicos anuais iguais a $8 mil) e amortização ao final de três anos. Assinale a alternativa que mais se aproxima do valor presente do papel em $mil, presumindo uma taxa de desconto igual a 18% a. a.
R: 47,83
Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das proposições a seguir:
I) A venda de um computador em 1 + 5 parcelas mensais de $200 corresponde a uma série uniforme; 
II) A compra de imóvel com prestações semestrais iguais a $50 mil, $80 mil e $90 milrepresenta uma série uniforme postecipada, 
III) A venda de móvel em 3 x $600, com a primeira após 120 dias, corresponde a uma série postecipada; 
IV) A compra de eletrônico em 7x sem entrada de $300 é uma série diferida. 
Qual a classificação apropriada para as proposições?
R: VFFF
Um computador é anunciado por $3mil à vista ou financiado, mediante o pagamento de 1 + 4 parcelas mensais iguais e taxa composta igual a 3% a. m. Calcule o valor de cada uma das parcelas.
R: 635,98
O Banco da Praça concedeu financiamento para uma empresa no valor de $800 mil mediante três prestações anuais iguais com taxa igual a 4% a. a. Assinale a alternativa que mais se aproxima do valor dos juros do ano 2 em $mil.
R: 21,75
A Construtora João de Barro contraiu um empréstimo no valor de $600 mil, a uma taxa de 7% a. p. e três períodos para o pagamento completo. Em cada período, foram pagos todos os juros e amortizações respectivamente iguais a 20%, 30% e 50%. Componha a planilha de amortização e juros, calculando os juros em $mil do período 3.
R: 21
A Tronic Eletrônica vende um equipamento por $28 mil à vista ou em seis parcelas mensais, iguais e diferidas cobrando juros compostos iguais a 4% a. m. Assinale a alternativa que mais se aproxima do valor de cada uma das parcelas em $ mil, levando em conta que a primeira começa em 120 dias.
R: 6,0
Componha a planilha de uma operação com valor financiado igual a $500 mil, cinco amortizações anuais iguais e juros de 9% a. a. Calcule os juros em $mil do ano 4.
R: 18
Um empréstimo foi contratado no valor de $240 mil, mediante seis prestações anuais iguais e taxa de 5% a. a. Assinale a alternativa que mais se aproxima do saldo devedor em $mil ao final do ano 3.
R: 129
O Banco de Cedro oferece a seus aplicadores uma taxa de juros composta igual a 3% a. m. Indique a alternativa que mais se aproxima do valor de resgate em $mil de uma aplicação no valor de $20 mil, supondo que o prazo tenha sido igual 2,5 anos.
R: $48,55
Uma aplicação de $85mil rendeu juros iguais a $14 mil. Calcule o prazo em meses dessa operação, considerando uma taxa composta igual a 4% a. m.
R: 3,89
Assinale a alternativa que mais se aproxima da taxa acumulada percentual no período, supondo taxas compostas mensais iguais a 3%, –1%, 5%, –4%, 9%, 3%, –2%.
R:13
A Vitrine Bela anuncia um conjunto estofado com preço igual a $400,00. Caso o cliente opte por pagamento à vista, faz justo a um desconto de 3%. Caso opte por pagar em 1 + 1 parcelas mensais iguais, o preço terá um acréscimo de 3%. Calcule a taxa efetiva mensal em percentual.
R: 13,19
Assinale a alternativa que mais se aproxima da taxa unificada anual, considerando uma taxa real de 14% a. s. e uma inflação igual a 3% a. s.
R: 38
Assinale a alternativa que mais se aproxima da taxa de 36% a. a. com capitalização bimestral convertida na taxa efetiva equivalente anual.
R:42
A Patrimonial Três Irmãos fez uma aplicação financeira no valor de $80 mil durante quatro meses. As taxas de juros reais mensais foram iguais a 2%, 5%, 1% e 7%. As taxas de inflação foram iguais a 2%, 3%, 2% e 1%. Assinale a alternativa que mais se aproxima do valor de resgate em $mil.
R: 100,2
A Loja Precinho e Descontão anuncia a venda de um equipamento de som sem juros adicionais e com pagamento para 120 dias. Assinale a alternativa mais próxima da taxa percentual mensal composta de juros cobrada na operação, levando em consideração que, no caso de pagamento à vista, a loja concederia um desconto igual a 15%. 
R: 4
Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das proposições a seguir, todas associadas ao regime dos juros compostos. 
I. O crescimento do valor futuro ao longo do tempo é linear. 
II. O juro por período é constante. 
III. A taxa de juros sempre incide sobre o montante do período imediatamente anterior. 
IV. A taxa de juros incide sobre juros acumulados. 
Qual a classificação apropriada para as proposições?
R: FFVV
Usando o conceito de equivalência de capitais e juros compostos, calcule o valor da parcela em $mil correspondente ao quarto mês de um financiamento no valor de $40 mil, com pagamentos iguais a $12 mil, $15 mil e $8 mil em cada um dos três primeiros meses, respectivamente. Presuma uma taxa composta igual a 3% a. m.
R: 7,75

Continue navegando