Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual 
Disciplina: Sociedade e Meio Ambiente (GAM08) – NOTA 10 - AVA
1 -Em 1821, assim que Dom João VI voltou a Portugal, o príncipe regente D. Pedro assinou um decreto em favor das liberdades pessoais, coibindo as prisões sem ordem judicial. O decreto proíbe algemar e torturar detentos utilizando-se de pregos. Entretanto, o decreto assinado por D. Pedro ficou desmoralizado quando ele mandou matar dezessete revoltosos que se insurgiram na Confederação do Equador. Entre os revoltosos mortos estava um frei, o Frei Caneca, que foi fuzilado, enquanto os demais, decapitados. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome do referido decreto:
A) Constituição de 1967.
B) Estatuto da Criança e do Adolescente.
C) Carta Magna brasileira.
D) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
2 – Pode ser resumido e decomposto em quatro partes fundamentais: a afirmação da dignidade da pessoa humana, seguida dos três princípios axiológicos fundamentais em matéria de direitos humalinos: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um documento com tais aspectos: 
A) Código de conduta humana.
B) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
C) Código de ética médico.
D) Declaração da Liberdade.
3 - Determinado instituto exerce a função, ao mesmo tempo, preventiva e corretiva na garantia de direitos do cidadão. Isso significa que o cidadão, de acordo com tal instituto, possui o pleno direito de obter certos tipos de informações que constam unicamente em órgãos governamentais, assim como pedir a sua retificação. De acordo com as informações, assinale a alternativa CORRETA que informa qual é esse instituto:
A) Princípio da transparência.
B) Habeas data.
C) Habeas corpus.
D) Sigilo bancário.
4 - Em 1215, rei João Sem-Terra assinou a Carta Magna, a fim de conter os abusos de poder de seu irmão. Sobre o que a Carta Magna apresentou em seu artigo 39, assinale a alternativa CORRETA:
A) Todo homem livre será encarcerado.
B) Nenhum homem livre será preso, encarcerado ou privado de uma propriedade.
C) Todo homem livre será exilado.
D) Todo homem livre será tornado fora da lei.
5 - O Brasil teve diversas constituições que, com o passar dos anos, foram evoluindo e garantindo, assim, mais direitos para povo brasileiro. Sobre as Constituições brasileiras anteriores a de 1988, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em 1824, dois anos depois da independência, o Brasil ganha sua primeira Constituição outorgada, que falava em direitos civis e políticos do cidadão brasileiro, mas mantinha a escravidão.
( ) A Constituição de 1891, junto com as reformas da Constituição de 1926, vigorou até 1930, quando entrou em vigor uma constituição provisória, estabelecida por um governo provisório, do qual tomava posse Getúlio Vargas.
( ) Em 1934 é promulgada a terceira constituição do país. Inspirada na Constituição de Weimar(Alemanha), ela trouxe os direitos humanos, contudo, separou os direitos individuais dos direitos sociais. 
( ) Em 1946, acompanhando os movimentos que restabeleciam internacionalmente os direitos humanos no pós-guerra, o Brasil também promulgou uma nova Constituição com a redemocratização do país. 
( ) A Constituição de 1967 afrontava diretamente a doutrina dos direitos humanos: vedou a liberdade de opinião e expressão, recuou no campo dos direitos sociais; manteve as punições, exclusões e marginalizações políticas decretadas sob a égide dos Atos Institucionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – V – F – V.
B) V – V – F – V – F.
C) F – F – F – F – F.
D) V – V – V – V – V.
6 - No que diz respeito aos Direitos Humanos, qual importante documento foi editado para coibir os atos do Rei Carlos I que desagradavam o parlamento inglês, ao mesmo tempo que deflagrou uma revolução que terminou na guerra civil contra a coroa, que durou de 1642 até 1688?
A) Carta Magna.
B) Cilindro de Ciro.
C) Petição de Direitos.
D) Declaração Norte-Americana.
7 - Na Europa, no final do século XVIII, houve um movimento que fomentou a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que tem a intenção de promover a igualdade de direitos e proibir ações prejudiciais para a sociedade. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual foi esse movimento:
A) Revolução Francesa.
B) Cilindro de Ciro.
C) Constituição Mexicana.
D) Convenção de Genebra.
8 - A simples existência de uma constituição não assegura a vigência de um regime constitucional, que é aquele que sintetiza a legítima manifestação da vontade do povo, funcionando como limitação ao poder do Estado e autoridades. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica da constituição provisória de 1930:
A) Estabelecida por um governo provisório, do qual tomava posse Getúlio Vargas. Esta movimentação, ocasionada pela Revolução de 30, que depôs a República Velha, foi um retrocesso em relação aos Direitos Humanos.
B) Foi o período onde iniciaram os movimentos da Inconfidência Mineira, conhecida como a revolta de caráter separatista, que fracassou, deixando sementes de revolução.
C) Constituição outorgada, ou seja, o tipo de constituição que é concedida pelo governante. Por isso, ela não necessariamente refletiu os interesses do povo. Essa constituição, por exemplo, falava em direitos civis e políticos do cidadão brasileiro, mas mantinha a escravidão.
D) Aconteceu sob o escopo do processo de industrialização, exacerbava o confronto entre capital e trabalho. Nesse cenário, no Brasil, os direitos sociais ganham corpo. Agora cabe ao congresso legislar sobre o trabalho.
9 - Promulgada em 1917, e considerada uma das mais modernas e liberais Cartas Magnas da América Latina, a Constituição mexicana teve um caráter pioneiro, ao ser a primeira a tratar da reforma agrária. Sobre essa norma, analise as sentenças a seguir:
I- Determinou a secularização do clero, transformando os padres em trabalhadores comuns.
II- Precede a própria criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
III- Aumentou o poder da Igreja. O casamento civil foi tornado obrigatório e o único válido.
IV- Com caráter anticlerical e liberal, anunciou direitos aos trabalhadores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença IV está correta.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
10 - A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado após 21anos de ditadura militar, contendo 245 artigos e 70 disposições transitórias. A Constituição brasileira é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Esse princípio, tratado no título II “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, torna a juntar novamente os direitos individuais e os direitos sociais que haviam sido dissociados na Constituição de 1934. O título que trata dos direitos e garantias fundamentais é formado por diversos capítulos. Sendo assim, sobre os capítulos que tratam dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Direitos e deveres individuais e coletivos.
B) Convenções políticas.
C) Nacionalidade.
D) Direitos sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina