Buscar

Tarefa 4 1


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefa 4.1
1-Como convencer a empresa a contratar seus serviços (ou acatar sua sugestão) para implantação de um sistema de gerenciamento de riscos da saúde do trabalhador que vá além da mera montagem de documentos legais como PPRA, PGR, PPEOB, PCMAT? 
Sempre que se trata de segurança do trabalho e de nós, profissionais prevencionistas, eu parto para a analogia de que representamos o papel de uma mãe que tenta educar seu filho (empresário/empregador). Tentando mostrar que existe a diferença entre coisas que “podemos fazer” e coisas que “devemos fazer” e o porquê disso. Ressaltando sempre que cuidar da saúde e do bem estar do trabalhador não representa um gasto para seu empreendimento, mas, sim um INVESTIMENTO a curto e longo prazo. Onde de certa forma ele “pode” apenas investir nos documentos legais, MAS, que ele DEVE investir o MÁXIMO que puder em sistemas de gestão em SST. Uma vez que, não adianta termos papeis, se não tivermos aplicações práticas.
Tento sempre enfatizar para as empresas oque ela está ganhando ao investir em saúde e segurando no trabalho. Investindo no gerenciamento de riscos consequentemente estamos prevenindo situações adversas negativas no ambiente de trabalho. E com isso, tendo a possibilidade de eliminar e/ou minimizar os riscos de acidentes, paradas de produção, gerando redução de gastos com os possíveis danos/prejuízos das mais diversas formas. Redução afastamentos, indenizações, processos trabalhistas, entre outras inúmeras vantagens. Além do fato, de que empresas que investem em politicas de segurança, são muito bem vistas, o que pode abrir várias portas no mercado mundial.
Você acredita que a EST tem potência para responder aos desafios colocados pela incerteza e vulnerabilidades dos processos produtivos quanto à saúde do trabalhador?
Sim, acredito. Mesmo sendo algo muito desafiador e de grande responsabilidade. Até mesmo porque, se não existissem as incertezas e venerabilidades, talvez não existiria a necessidade de profissionais capacitados para tais demandas.
Um profissional de EST atento as possibilidades, e que está sempre em constante busca por conhecimento, aprendendo novas ferramentas que o auxilie cada vez mais na resolução desses desafios, que é comunicativo, aberto a opiniões, que sabe trabalhar em equipe, obedecendo as normas regulamentadoras, atendendo as legislações pertinentes. É totalmente capaz e tem todo o potencial para responder qualquer desafio.

Continue navegando