Buscar

AULA - Competências e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Prévia do material em texto

Competências e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
AULA 1
Introdução
Considerando todas as mudanças geradas pelos avanços tecnológicos, fonte da energia propulsora para este mundo VUCA que, consequentemente, nos remete atualmente ao contexto 4.0 para tudo o que nos cerca, nascendo a necessidade de nos adaptarmos brevemente a esta grandiosa e inevitável revolução, aprimorando e desenvolvendo o que denominaremos aqui de Competências 4.0.
Objetivo
Para iniciarmos esta viagem, é necessário primordialmente nos conhecermos melhor, digo, autoconhecimento, no que tange à forma predominante com que se comunicam como mundo, como interage, suas percepções, assim como, identificar sua predominância cerebral, para que, com isso, possa entender melhor o contexto mais apropriado para planejar seu aprendizado e mudanças de mindset.
Predominância Sensorial
Cada indivíduo possui uma forma específica e inconsciente de se comunicar com o mundo, sendo a base da formação de seus pensamentos, opiniões e percepções do seu entorno, e, para melhor entender, vamos discorrer sobre o método VAC, desenvolvida por Fernald e Keller e Orton Gilingham, o qual pressupõe que a aprendizagem ocorre por meio dos sentidos Visual, Auditivo e Cinestésico, ou seja, cada indivíduo possuiu um estilo preponderante ou predileto para se comunicar.
Veja algumas características, conforme sua predominância:
Dominância Cerebral
A teoria de Ned Herrmann classifica os estilos de pensamento em relação ao lado do cérebro dominante, ou seja, pessoas dominadas pelo lado esquerdo são descritas como lógicas e sequenciais, e as dominadas pelo lado direito são mais intuitivas, baseada sem valores e não-lineares. Logo, segundo a teoria, as pessoas tem quatro estilos comportamentais básicos e que em geral, existe a predominância de um deles em cada pessoa, apesar de todos terem um pouco de cada. Este estilo predominante influencia a forma de pensamento e o comportamento das pessoas no seu dia-a-dia.
Veja algumas características, conforme sua dominância:
AULA 2 - Competências 4.0
Entendendo o Conceito de Competências
A palavra competência é utilizada para designar um indivíduo qualificado para realizar alguma coisa, porém vários conceitos surgiram ao longo dos anos e não tendo apenas uma definição. A seguir, alguns conceitos:
“É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependente se necessários à consecução de determinado propósito.” (Durand)
“Saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.” (Maria Tereza Fleury).
CHA
De forma generalizada o conceito de competência pode ser visto como um conjunto de capacidades humanas: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (ideograma CHA).
	COMPETÊNCIA
	Conhecimento
	Habilidade
	Atitude
	SABER: Experiências, informações, procedimentos, métodos, conceitos, fatos...
	SABER FAZER: Capacidade de executar algo com determinado grau de destreza e perfeição.
	QUERER FAZER: Comportamentos, pontos de vista, opiniões, percepções, atos pessoais...
Conhecimento: é o saber, diz respeito ao conhecimento adquirido por meio de livros, palestras, artigos, formação, experiência.
Habilidade: é o saber fazer, são coisas que você sabe fazer melhor do que outras pessoas.
Atitude: é o saber agir, colocar em prática todo conhecimento adquirido e habilidade desenvolvida.
CHAVE
Valores: são os valores do indivíduo, sua postura e atitudes, focos de orientação, coisas importantes que valorizamos ou priorizamos com base em nossa cultura, linguagem e história pessoal.
Entorno: é a ambientação do indivíduo ao ambiente da organização, compatibilidade de habitat, recursos, clima, como é impactado e o que gera de impacto.
Hard Skills: São os atributos técnicos que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, entre outros. São as aptidões técnicas.
Soft Skills: São os atributos comportamentais, pessoais e intangíveis que um profissional possui e que não podem ser identificados e nem comprovados por meios de certificações, diplomas ou cursos. São as aptidões comportamentais.
Conhecimento
Dados: são representações de fatos, com eles podemos acompanhar conscientemente algo que está acontecendo. 
Informação: são dados com contexto, além de acompanhar podemos interferir no fato. 
Conhecimento: é a informação com contexto, entendemos a relevância da informação e podemos criar algo a partir dela. 
Sabedoria: é o conhecimento com contexto, é a forma com que aplicamos o conhecimento de maneira estruturada e replicável. 
Gestão do Conhecimento
Socialização: conversão do conhecimento tácito para o conhecimento explícito.
Externalização: conversão do conhecimento tácito para o conhecimento explícito.
Combinação: processo de combinação, acontece a conversão do conhecimento explícito para o conhecimento explícito.
Internalização: processo no qual o conhecimento explícito se converte em conhecimento tácito.
Habilidade
Habilidade Cognitiva: usadas para aprender, compreender e integrar as informações de uma forma significativa. Ex.: memória, atenção, etc.
Habilidade Motora: estão relacionadas com o equilíbrio, estabilidade, precisão e manipulação de outros objetos. Ex.: Equilíbrio, manuseio de objetos, etc. 
Habilidade Profissional: estão relacionados com características psicológicas como motivação, autoconfiança ou outras. Ex.: Liderança, resolução de problemas, etc. 
Habilidade Social: Capacidade de interação do indivíduo com o seu habitat. Ex.: comunicação, persuasão, empatia, etc.
Na figura abaixo temos uma síntese destas habilidades:
	Cognitiva
	São mecanismos do cérebro que estão relacionados com processos de aprendizagem e de memorização de informações.
	Motora
	Consistem em movimentos realizados com precisão
	Profissional
	É toda a particularidade de um indivíduo que lhe permite ter sucesso a nível profissional
	Social
	É a aptidão para interagir socialmente com outras pessoas e são características essenciais para todos aqueles que estão inseridos em uma sociedade
É a capacidade de executar algo com determinado grau de destreza e perfeição por vias de conhecimento adquirido e talentos nativos.
Atitude, Valor e Entorno
Conceituando de forma simples, dentro do contexto CHAVE, a atitude resume se na ação, no saber agir, na vontade do indivíduo querer fazer, momento em que variáveis condicionantes influenciam e afetam nosso modelo mental, nossa forma de agir, pensar, interagir, base para o que é certo ou errado de cada um, afetando ou sendo afetado pelo seu entorno.

Continue navegando