Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Metodologia do Ensino da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Metodologia do Ensino da Arte
Lídia da Silva Fernandes Souza
01351250
Pedagogia
A partir da leitura do e-book da disciplina, comente os principais acontecimentos (de 1816 a 1996) do ensino de Arte nas escolas brasileiras.
	O ensino formal da Arte chegou ao Brasil no século XIX, com a Missão Francesa. Este grupo trouxe o sistema de ensino superior em Arte no Brasil, este ensino prevê quatro práticas pedagógicas que incluíam as quatro linguagens artísticas que se destacaram naquela época, Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, com base nesse modelo metodológico no qual os saberes desse discentes fossem mais valorizados e que pudessem fazer eles refletirem e criticar a partir da Arte, trazendo assim favorecimento e valorização a construção das identidades de cada discente e suas expressões individuais e regionais.
1816 – Foi nesse ano que foi criada a Academia de Belas Artes e com isso o Ensino da Arte foi uma obrigatoriedade nas escolas.
1900 – O desenho foi visto como uma preparação para o mercado de trabalho.
1922 – Mesmo com as manifestações da Semana da Arte Moderna, continuava sendo tendência o Ensino da Arte nas Escolas Tradicionais.
1930 – Foi no governo de Getúlio Vargas que o cantor Heitor Villas-Boas trouxe o projeto de canto amador para as escolas, fazendo com que fosse formado corais que usavam a memória para decorar as letras das músicas.
1935 – Mario de Andrade promove um concurso de desenhos para crianças com o tema livre e o prêmio seria um valor em dinheiro.
1948 – Foi criada a escolinha de Arte no Rio de Janeiro, e em 1971, o número de escolas desse tipo cresceu para 32.
1960 – A bossa nova influenciou bastante o ensino da Arte, em todas as escolas do país.
1971 – Foi quando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) – fez com que o ensino da Arte, fizesse parte do currículo escolar do ensino fundamental e médio. 
1973 – Foi quando se iniciou os cursos de graduação do Ensino da Arte, para que assim os docentes pudessem lecionar música, teatro, desenho, dança, dentre outras Artes.
1989 – Ana Mae Barbosa propôs um projeto triangular que trouxe inovação; as ideias foram: Fazer, ler imagens e estudar a história da Arte.
1996 – A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) – começou a considerar a Arte como disciplina obrigatória na Educação Básica. Definindo assim que a Arte é composta de quatro linguagens.
O Ensino da Arte passou por várias mudanças ao longo de sua história, mas com todas essas mudanças foram concretizados vários estilos, obras e com isso o Ensino da Arte tem sido cada vez, mas fundamental para o currículo escolar.
REFERÊNCIAS
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf
https://www.aoredor.blog.br/post/a-hist%C3%B3ria-do-ensino-da-arte-no-brasil
https://www.arteducacao.pro.br/ensino-da-arte-no-brasil.html