Buscar

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 2ª VARA DO TRABALHO DE CURITIBA/PR
Processo nº 0002244-30.2022.5.09.0002
TERESA SILVA já qualificada nos autos do processo acima descrito, por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de embargos à execução apresentados por ....., à presença de Vossa Excelência apresentar
CONTRAMINUTA AOS EMBARGOS DE EXECUÇÃO
em face de EXPERT TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA, também já qualificadanos autos
pelos motivos de fato e de direito aduzidos.
FATOS
EXPERT TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA., que teve 5 (cinco) de seus computadores penhorados para saldar a dívida de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) existente com Teresa Silva. Foram interpostos Embargos à Execução objetivando a declaração de impenhorabilidade dos referidos bens, ao fundamento de que são instrumentos essenciais para o desempenho das atividades empresariais, nos termos do art. 833, inciso V, do Código de Processo Civil. Os Embargos à Execução foram recebidos pela 2ª Vara do Trabalho de Curitiba/PR, que deu vista à exequente acerca da peça processual apresentada. O despacho concedendo-lhe prazo foi disponibilizado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho do dia 06/02/2023.
TEMPESTIVIDADE
O despacho concedendo-lhe prazo foi disponibilizado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho do dia 06/02/2023.
915, o prazo para oposição dos embargos à execução é de quinze dias, contado na forma do art. 231.
Vejamos que é tempestivo o recurso interposto.
DO MÉRITO
Foram interpostos Embargos à Execução objetivando a declaração de impenhorabilidade dos referidos bens, ao fundamento de que são instrumentos essenciais para o desempenho das atividades empresariais, nos termos do art. 833, inciso V, do Código de Processo Civil.
Ocorre que ao caso em tela é inaplicável o disposto no art. 833, inciso V, do CPC, à pessoa jurídica. 
Tendo em vista que a impenhorabilidade somente incide sobre instrumentos e ferramentas de trabalho de pessoas físicas, conforme entendimento jurisprudencial majoritário, senão vejamos:
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO
EMENTA
PENHORA. ART. 833, INCISO, V, DO CPC. INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA. PENHORA DE MAQUINÁRIO. INVOCAÇÃO DA TUTELA LEGAL PELA PESSOA JURÍDICA. NÃO CABIMENTO. De acordo com o art. 833, inciso V do CPC, a impenhorabilidade abrange "os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado". Interpretação literal dessa disposição torna razoável concluir que não se aplica às pessoas jurídicas. A tutela legal refere-se ao exercício de qualquer profissão e não à atividade econômica da empresa. Como o dispositivo contempla uma exceção à regra da penhorabilidade dos bens do executado, para garantia de suas dívidas, deve ser interpretado restritivamente. Agravo de petição da executada a que se nega provimento. Acórdão nº 0000827- 62.2014.5.09.0028 e Acórdão nº 0000621- 05.2014.5.09.0010, do TRT da 9ª Região. Relatoria de MARLENE TERESINHA FUVERKI SUGUIMATSU
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO
EMENTA
PENHORA DE MAQUINÁRIO UTILIZADO PARA O TRABALHO. EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA. Por exercer atividade econômica que não detém natureza pessoal de trabalho, a pessoa jurídica constituída sob o regime de responsabilidade limitada não é alcançada pela proteção ao exercício profissional prevista no artigo 833 do CPC. Ademais, o entendimento cristalizado no item IX da OJ EX SE 36 alcança empresário individual e microempresa, circunstância que não se amolda à hipótese dos autos. Agravo da executada a que se nega provimento. RELATOR: ILSE MARCELINA BERNARDI LORA.
 
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, respeitosamente REQUER:
a) A procedência deste recurso e a rejeição total aos embargos a execução apresentados pela reclamada;
Pede Deferimento.
Local, Data.
Advogado
OAB