Buscar

CRICOTIROTOMIA

Prévia do material em texto

Christiane Novais- 8º semestre| medicina
	CRICOTIROTOMIA/ CRICOTIROIDOTOMIA POR PUNÇÃO
Estabelecimento de uma comunicação por entre a via aérea e a pele através da membrana cricotiroideia. 
Pode ser realizada por punção, dissecção aberta ou percutânea. As vantagens em relação a traqueostomia é a simplicidade, rapidez, ausência de hemorragia relevante, menos tempo de treino mínimo requerido, além de não ser necessário a hiperextensão da cabeça em pacientes que tenham um possível lesão vertebral cervical.
É mais interessante fazer em crianças acima dos 12 anos;
INDICAÇÕES
1. Obstrução de via aérea proximal à subglote;
2. Insuficiência respiratória;
a. Na obstrução e na insuficiência respiratória, a crico é realizada como emergência, sendo feita quando não é possível a IOT ou quando uma traqueo seria demorada ou difícil.
b. Após a crico, o paciente deve ser entubado ou ser realizado a traqueostomia formal nas primeiras 24 horas de modo a evitar complicações como estenose glótica ou subglótica;
3. Acesso para higiene traqueo- brônquica em pacientes incapazes de expulsar secreções abundantes;
4. Broncoscopia;
CONTRAINDICAÇÕES
1. Impossível identificar acidentes anatômicos de superfície por obesidade ou trauma cervical;
2. Obstrução de via aérea distal à subglote (estenose/ secção traqueal); 
3. Cancro laríngeo;
4. Coagulopatias;
COMPLICAÇÕES
Pneumotórax, enfisema subcutâneo ou mediastínico, hemorragia perfuração esofágica, e acidose respiratória por hipoventilação. Uma obstrução completa da via respiratória proximal à cricotirotomia é também contraindicação para a cricotirotomia por punção por poder causar barotrauma pulmonar. As complicações a longo prazo incluem estenose subglótica ou lesão da corda vocal.
ANATOMIA DE SUPERFÍCIE
Com o pescoço em posição neutra ou em extensão, se identifica na linha média a proeminência tireóidea ou a “maçã de Adão”, inferiormente, a próxima proeminência solida é a cartilagem cricóide, e entre as duas proeminências se tem a membrana cricotiroideia.
CRICOTIROTOMIA POR PUNÇÃO
Cateter 12-14g;
Emergência;
A ventilação pode ser eficaz se o cateter estiver adaptado a sistema de ventilação em jacto de alta pressão (“jet ventilation”). A ventilação é controlada através de controlo manual de ventilação em jacto (Figura 8) adaptado a fonte de oxigénio (rampa, garrafa ou carro de anestesia); ou em alternativa, pode ser controlada pela válvula de descarga de oxigénio no carro de anestesia.
Eficaz por 45 minutos.
Se não existir ventilador em jacto disponível, deve ser adaptado ao cateter um ventilador vulgar ou “ambu”. No entanto a ventilação de baixa pressão não é suficiente para mais do que cerca de um minuto.

Continue navegando