Buscar

Fundição odontológica introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundição odontológica
Na metalurgia, a fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, com uma cavidade com a forma que se deseja reproduzir e, depois, deixar que este se resfrie e solidifique.
Apesar do constante desenvolvimento dos sistemas cerâmicos livres de metais, as ligas metálicas ainda ocupam lugar importante no tratamento reabilitador. Para a produção de restaurações metálicas, como coroas, inlays, onlays, pontes assim como para núcleos e próteses parciais removíveis comumente se utiliza a técnica da cera perdida, que é um método de fundição. Essa técnica foi utilizada por séculos para fabricar jóias e ornamentos delicados e sua utilização em odontologia só começou por volta do ano de 1890, se tornando rotineira em odontologia a partir de 1907, quando W. H. Taggart preconizou a sua técnica com uma máquina de fundição.
A fundição odontológica é um processo pelo qual se transforma uma peça feita em cera (padrão de cera) em uma peça metálica, ou seja, é um processo de duplicação de uma reconstrução dental realizada com um material fácil de trabalhar (cera) para um material definitivo (neste caso o metal).
Os estágios na produção de uma restauração dentária fundida englobam:
 1 Preparo do dente
2 Moldagem
3 Vazamento do modelo
4 Enceramento da forma desejada
5 Inclusão do padrão de cera no revestimento
6 Queima e derretimento
7 Derretimento e fusão da liga
8 Acabamento e polimento
9 Tratamentos térmicos
Como pode-se observar a elaboração de uma peça odontológica metálica fundida abrange uma série de etapas e cada uma delas envolvem diferentes materiais que serão discutidos separadamente nas aulas de materiais de moldagem, ceras, revestimentos e ligas odontológicas.
A partir daqui será discutida a fundição odontológica através da técnica da cera perdida, embora a técnica de fundição seja normalmente executada em laboratórios dentários, é de extrema importância que o profissional, mesmo não participando diretamente do processo de execução da fundição, tenha uma visão geral deste, para que consiga se comunicar adequadamente com o técnico de laboratório, avaliar o trabalho e detectar eventuais falhas.
Técnica da cera perdida
A técnica recebe este nome porque um modelo de cera da restauração é incluído em um material cerâmico, depois o modelo é elevado à altas temperaturas e é “perdido”, deixando um espaço no qual o metal derretido é inserido ou fundido.

Outros materiais