Buscar

ENADE ensino da lingua portuguesa I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENADE – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I – PEDAGOGIA – 6° PERÍODO
· LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS A SEGUIR.
 
TEXTO I
O CONCEITO DE LETRAMENTO SURGIU DE UMA AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DO PRÓPRIO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO. O DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA APRESENTA A SEGUINTE DEFINIÇÃO ESTRITA DE ALFABETIZAÇÃO. ELA É O “ATO OU EFEITO DE ALFABETIZAR, DE ENSINAR AS PRIMEIRAS LETRAS”. ASSIM, UMA PESSOA ALFABETIZADA É ENTENDIDA COMO AQUELA QUE DOMINA AS “PRIMEIRAS LETRAS”, QUE DOMINA AS HABILIDADES BÁSICAS OU INICIAIS DO LER E DO ESCREVER. AO LONGO DO SÉCULO XX, PORÉM, ESSE CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO FOI SENDO PROGRESSIVAMENTE AMPLIADO, EM RAZÃO DE NECESSIDADES SOCIAIS E POLÍTICAS, A PONTO DE JÁ NÃO SE CONSIDERAR ALFABETIZADO AQUELE QUE APENAS DOMINA O SISTEMA DE ESCRITA E AS CAPACIDADES BÁSICAS DE LEITURA E ESCRITA, MAS AQUELE QUE SABE USAR A LINGUAGEM ESCRITA PARA EXERCER UMA PRÁTICA SOCIAL EM QUE ESSA MODALIDADE DA LÍNGUA É NECESSÁRIA.
FONTE: SOARES, MAGDA BECKER; BATISTA, ANTÔNIO AUGUSTO GOMES. CADERNO DO PROFESSOR. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. BELO HORIZONTE: CEALE/FAE/UFMG, 2015.
 
TEXTO II
SOARES (2003B, P. 31-40) AFIRMA QUE ALFABETIZAR É “TORNAR O INDIVÍDUO CAPAZ DE LER E ESCREVER”, ENQUANTO QUE O LETRAMENTO RELACIONA-SE AO “ESTADO OU CONDIÇÃO DE QUEM SE ENVOLVE NAS NUMEROSAS E VARIADAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA”. PARA ESSA AUTORA, ALFABETIZAR E LETRAR SÃO PROCESSOS INSEPARÁVEIS: AO MESMO TEMPO EM QUE A ALFABETIZAÇÃO DESENVOLVE-SE “NO CONTEXTO” E “POR MEIO” DE PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA E LEITURA, O LETRAMENTO SÓ PODE DESENVOLVER-SE “COM CONTEXTO” E “POR MEIO” DA APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO.
FONTE: CRUZ, MAGNA SILVA; ALBUQUERQUE, ELIANA BORGES. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º CICLO: O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM SOBRE A ESCRITA A CADA ANO?. R. BRAS. EST. PEDAG., BRASÍLIA, V. 92, N. 230, P. 126-147, JAN./ABR. 2011.
 
TEXTO III
[…] ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO ÁREAS DE FORMAÇÃO COMPLEXAS QUE ENVOLVEM NÃO SÓ A RELAÇÃO GRAFEMA E FONEMA, MAS TODO UM CONJUNTO DE NORMAS, REGRAS E CONCEITOS QUE DEVEM SER APROPRIADOS PELA CRIANÇA. ESSA, POR SUA VEZ, POR JÁ TRAZER UM REPERTÓRIO DE IDEIAS CONSTRUÍDAS SOBRE A ESCRITA, PRÓPRIO DE SUA VIVÊNCIA SOCIAL […]. […] EDUCADORES DIVERGEM SOBRE O MOMENTO ADEQUADO PARA A ESCOLA INICIAR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADAS A ESSE APRENDIZADO […]. NESSE CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO TRADICIONAL, A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, O RESPEITO À LINGUAGEM E CULTURA PRÓPRIAS DA INFÂNCIA, ESTARIAM AMEAÇADAS, OU SEJA, PROPOR UM CENÁRIO PEDAGÓGICO CENTRADO EM PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA EXTREMAMENTE MECÂNICAS E DESCONTEXTUALIZADAS, EM DETRIMENTO DE UMA PRÁTICA DE CARÁTER LÚDICO E DE ATIVIDADES QUE PRIVILEGIAM AS OUTRAS LINGUAGENS (MUSICAL, TEATRAL, PLÁSTICA, ETC.), SERIA DESCONSIDERAR A REALIDADE EDUCATIVA INERENTE À EDUCAÇÃO INFANTIL E ÀS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO. ENTRETANTO, ACREDITAMOS QUE AFASTAR A LINGUAGEM ESCRITA E O INVESTIMENTO PEDAGÓGICO EM SUA COMPREENSÃO, NESSA FASE DE SOCIALIZAÇÃO ESCOLAR, É NEGAR AS EXPERIÊNCIAS TRAZIDAS PELAS CRIANÇAS DO MEIO SOCIAL E FECHAR OLHOS E OUVIDOS ÀS HIPÓTESES QUE ELAS JÁ ESTÃO PRODUZINDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO SIGNO ESCRITO.
FONTE: CAVALCANTE, LUCIANA MATIAS. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA QUESTÃO POLÊMICA?. CENTRO DE EDUCAÇÃO – UFPE. TÓPICOS EDUCACIONAIS, RECIFE, V.20, N.2, JUL./DEZ. 2014.
 
CONSIDERANDO OS TEXTOS APRESENTADOS, ANALISE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
 I – O conhecimento prévio e a cultura dos alunos são fundamentais para que a alfabetização aconteça de forma significativa, respeitando as etapas da infância e suas demais necessidades, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita na educação infantil e no ensino fundamental.
II – O desenvolvimento de atividades de alfabetização deve ser introduzido já na educação infantil, desde a primeira infância, uma vez que a aprendizagem do sistema de escrita é complexa e demorada e precisa ser priorizado na escola.
III – O LETRAMENTO ESTÁ VINCULADO AO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ QUE HÁ NECESSIDADE EM IR ALÉM DA DECODIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS SISTEMAS FONOLÓGICO E GRÁFICO PARA QUE O APRENDIZ TENHA CONDIÇÕES EM PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS PRÁTICAS SOCIAIS QUE ENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA NA SOCIEDADE.
IV – O processo de alfabetização se dá de maneira eficaz à medida que o aluno tem convívio exclusivo e intenso ao material escrito dos livros didáticos presentes na escola e, posteriormente, às atividades de letramento, planejadas pelo docente.
É CORRETO APENAS O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
I e III.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· LEIA OS TEXTOS A SEGUIR.
TEXTO I
VINTE ANOS ATRÁS, A MAIORIA DOS EXECUTIVOS MENOSPREZAVA O COMPUTADOR, ERA RARO O EXECUTIVO QUE DEIXAVA SEUS DEDOS TOCAREM UM TECLADO, E, MAIS RARO AINDA, O QUE INCORPORAVA A TI A SEU PENSAMENTO ESTRATÉGICO. HOJE, ISSO MUDOU COMPLETAMENTE. PRESIDENTES DE EMPRESAS AGORA FALAM ROTINEIRAMENTE SOBRE O VALOR ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOBRE MANEIRAS DE USAR A TI PARA GANHAR VANTAGENS COMPETITIVAS, SOBRE A “DIGITALIZAÇÃO” DOS MODELOS DE NEGÓCIOS. A MAIORIA INCLUIU DIRETORES DE INFORMÁTICA NA ALTA CÚPULA E MUITOS CONTRATARAM FIRMAS DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA PARA TRAZER NOVAS IDÉIAS SOBRE A ALAVANCAGEM DO INVESTIMENTO EM TI PARA A DIFERENCIAÇÃO E A GERAÇÃO DE VANTAGENS. A TI SUSTENTA OPERAÇÕES DE EMPRESAS, UNE ELOS DISTANTES DE CADEIAS DE FORNECIMENTO E, CADA VEZ MAIS, LIGA EMPRESAS A CLIENTES.
FONTE: DISPONÍVEL EM: <HTTP://WWW.FRANCOSAMPAIO.COM/URCAMP/ADM/TINAOIMPORTA.PDF>. ACESSO EM: 28 MAR. 2018.
TEXTO II
O AVANÇO DA TECNOLOGIA VAI MUDAR A DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO E ATÉ 45% DAS ATIVIDADES FEITAS POR PROFISSIONAIS PODEM SER AUTOMATIZADAS NOS PRÓXIMOS DOIS OU TRÊS ANOS, FAZENDO COM QUE A TECNOLOGIA SUBSTITUA AS TAREFAS COGNITIVAS E AS MANUAIS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ASSUMIR TAREFAS NÃO ROTINEIRAS E FUNÇÕES MAIS SATISFATÓRIAS.AS INFORMAÇÕES SÃO DO ESTUDO “A REVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS” DO MANPOWERGOURP, QUE FOI APRESENTADO NO FÓRUM ECONÔMICO DE DAVOS NA SEMANA PASSADA.
APESAR DO PROVÁVEL AUMENTO DAS MÁQUINAS NO AMBIENTE DE TRABALHO, 64% DAS EMPRESAS AFIRMARAM QUE O NÚMERO DE EMPREGADOS NÃO DEVE MUDAR, 19% PRETENDEM AUMENTAR A FORÇA DE TRABALHO, 12% PRETENDEM DIMINUIR E 5% NÃO SABEM. COM A AUTOMAÇÃO, TRÊS ENTRE QUATRO LÍDERES EMPRESARIAIS ACREDITAM QUE A AUTOMAÇÃO EXIGIRÁ NOVAS COMPETÊNCIAS NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS. 
FONTE: G1. ECONOMIA. TECNOLOGIA VAI MUDAR A DINÂMICA NO MERCADO DE TRABALHO, DIZ PESQUISA. JAN, 2017. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://G1.GLOBO.COM/ECONOMIA/CONCURSOS-E-EMPREGO/NOTICIA/TECNOLOGIA-VAI-MUDAR-DINAMICA-NO-MERCADO-DE-TRABALHO-DIZ-PESQUISA.GHTML>. ACESSO EM: 01 ABR. 2018.
A PARTIR DA ANÁLISE DOS TEXTOS, O QUE SE PODE AFIRMAR SOBRE AS MUDANÇAS PROVOCADAS PELA TECNOLOGIA NO MERCADO DE TRABALHO?
Resposta Marcada :
Os mais jovens tiveram menos dificuldade para se adequar à nova realidade, pois cresceram junto às evoluções tecnológicas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· TEXTO I
AS LUTAS SÃO DISPUTAS EM QUE O(S) OPONENTE(S) DEVE(M) SER SUBJUGADO(S), COM TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE DESEQUILÍBRIO, CONTUSÃO, IMOBILIZAÇÃO OU EXCLUSÃO DE UM DETERMINADO ESPAÇO NA COMBINAÇÃO DE AÇÕES DE ATAQUE E DEFESA. CARACTERIZAM-SE POR UMA REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA A FIM DE PUNIR ATITUDES DE VIOLÊNCIA E DE DESLEALDADE. PODEM SER CITADOS COMO EXEMPLOS DE LUTAS DESDE AS BRINCADEIRAS DE CABO-DE-GUERRA E BRAÇO-DE-FERRO ATÉ AS PRÁTICAS MAIS COMPLEXAS DA CAPOEIRA, DO JUDÔ E DO CARATÊ.
FONTE: BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS : EDUCAÇÃO FÍSICA / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA : MEC / SEF, 1998.
 
TEXTO II
A TRANSVERSALIDADE DIZ RESPEITO À POSSIBILIDADE DE SE ESTABELECER, NA PRÁTICA EDUCATIVA, UMA RELAÇÃO ENTRE APRENDER CONHECIMENTOS TEORICAMENTE SISTEMATIZADOS (APRENDER SOBRE A REALIDADE) E AS QUESTÕES DA VIDA REAL E DE SUA TRANSFORMAÇÃO (APRENDER NA REALIDADE E DA REALIDADE).
FONTE: BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS :APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS, ÉTICA / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. – BRASÍLIA : MEC/SEF, 1997. 146P.
 
DE ACORDO COM OS TEXTOS, PARA QUE A CAPOEIRA ASSUMA UM PAPEL IMPORTANTE NO CONTEXTO ESCOLAR, NO QUE SE REFERE A TRANSVERSALIDADE, OBSERVE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO:
I – A roda de Capoeira é abordada numa perspectiva unificadora.
II – A capoeira na escola visa aumentar a  performance dos jogadores.
III – O JOGO DE CAPOEIRA IMPLICA EM RESPEITAR AS REGRAS E TRADIÇÕES QUE ENVOLVEM A PRÁTICA.
ESTÁ CORRETO APENAS O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
I e III.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· EM UMA REUNIÃO NA ESCOLA, FOI PROPOSTO QUE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTIVESSE INSERIDO NO CONTEXTO EM QUE OS ALUNOS VIVEM. NESSA PERSPECTIVA, CADA PROFESSORA DESENVOLVEU UM PROCEDIMENTO, COMO OS EXPOSTOS A SEGUIR.
– CARLA ORGANIZOU UMA LISTA DE PALAVRAS PARA QUE OS ALUNOS CONSTRUÍSSEM SENTENÇAS.
– ROSE ORGANIZOU COM OS ALUNOS UMA LISTA DOS NOMES DOS OBJETOS DA SALA DE AULA.
– LUIZA PEDIU QUE OS ALUNOS DISSESSEM OS NOMES DOS OBJETOS UTILIZADOS PELOS FAMILIARES EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS.
– CARMEM CONSULTOU A LISTA DAS PALAVRAS COMUNS ÀS CRIANÇAS DESSA FAIXA ETÁRIA, ESCREVEU NO QUADRO E PEDIU QUE OS ALUNOS COPIASSEM.
CUMPRIU(RAM) A PROPOSTA, APENAS A(S) PROFESSORA(S):
Resposta Marcada :
Luiza e Rose.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
Total20 / 20

Continue navegando