Buscar

Atividade Avaliativa 03 - Módulo 02 - Auditoria da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÉCNICO EM QUALIDADE – AUDITORIA DA QUALIDADE
Atividade Avaliativa 03 – Módulo 02
NOME DO ALUNO: Rodrigo André Gonçalves Tiburcio
Situação 1:
- O comportamento do guia não foi o adequado, pois o mesmo possui outras atividades a serem executadas dentro do processo de auditoria, apesar de seu interesse no processo, cabe ao auditor contornar a situação deixando a responsável do setor a vontade para estar passando as informações de forma clara, técnica e objetiva.
- De forma educada, o auditor líder deve demonstrar ao guia suas responsabilidades e as responsabilidades da pessoa do setor, explicando o objetivo da auditoria e o por que da importância da mesma em responder as perguntas realizadas, afim de retomar os rumos da mesma.
- Inicialmente, o auditor já deve deixar claro que o objetivo da auditoria é avaliar o processo, pedir que o auditado do setor se apresente, informando sua função e suas responsabilidades, iniciando com perguntas abertas e abrangentes e posteriormente, tornando-as mais específicas e técnicas, tomando nota das respostas, não exatamente o que é falado para manter o ambiente calmo e tranquilo, e mais ouvindo do que falando ou comentando sobre algo que foi falando durante as respostas.
Situação 2:
- Uma das funções do auditor é administrar o tempo, e ao sair da linha de auditoria profissional e passando para uma forma pessoal, faltou-lhe integridade e o devido cuidado profissional, fazendo com que sua independência da auditoria tomasse rumos que não constam nos objetivos da mesma.
- Deveria seguir com o cronograma da auditoria, passando por todos os processos de perguntas e respostas, mantendo sempre a postura e profissionalismo, visando otimizar o tempo e conseguir o máximo de evidências para que a mesma se aproxime o máximo do objetivo.
Situação 3:
- O auditor, através das informações adquiridas no início das perguntas sobre o colaborador (auditado) sobre funções e responsabilidades, deve iniciar com perguntas abrangentes, afim de entender o quanto o profissional já está ambientado à empresa e ao respectivo setor.
- Inicialmente, o auditor se apresenta ao auditado, explica os objetivos da auditoria, solicita que o mesmo fale, como já citado, sobre suas funções e responsabilidades dentro da empresa e mais especificamente sobre suas atividades no setor auditado. Perguntas abertas serão usadas afim de entender o processo de forma abrangente, deixar claro que o objetivo da auditoria é avaliar o processo e não o funcionário auditado, posteriormente perguntas mais técnicas e específicas de acordo com a capacidade do mesmo em respondê-las, tomar nota de suas respostas, e tentando sempre manter um ambiente agradável para que o mesmo consiga passar o máximo de informação da qual tenha conhecimento.

Outros materiais