Buscar

PROVA - FUNDAMENTOS DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA - FUNDAMENTOS DE MARKETING 
QUESTÃO 1
Uma das mais importantes estratégias de marketing utilizada pelas empresas visando atender às necessidades de seus clientes é o posicionamento de marketing. Como esse posicionamento pode ser entendido?
a )Pode ser entendido como um conjunto de ações que buscam desenvolver a oferta e a imagem da empresa visando ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes. 
QUESTÃO 2
Quando o Big Data Marketing (BDM) de uma empresa necessita coletar, a todo o momento e simultaneamente, dados das redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) de seus clientes visando elaborar campanhas de propaganda mais assertiva, quais são os tipos de atributos dos 3Vs, que está manipulando?
a )Volume e variedade. 
QUESTÃO 3
Segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), uma das atividades de marketing que mais tem ganhado espaço na gestão mercadológica é o marketing de conteúdo. Para executar essa atividade com qualidade, recomenda-se seguir passos para sua elaboração. Quanto a esses passos, analise as frases abaixo:
I. O primeiro passo para a elaboração do marketing de conteúdo é a definição dos objetivos e das metas do uso da ferramenta.
II. O planejamento do conteúdo implica a montagem do enredo. Recomenda-se usar conteúdos extensos.
III. O último passo é a melhoria contínua, em que ajustes são feitos e novos materiais são desenvolvidos conforme o aprendizado obtido pelas interações realizadas.
Assinale a alternativa correta considerando as afirmações acima: 
d )I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa. 
QUESTÃO 4
Os aspectos externos analisados pelos profissionais de marketing incluem análise ambiental e dos públicos interessados. Quanto a esses aspectos, podemos afirmar que:
a )A ecologia e a preservação dos recursos naturais são importantes aspectos do ambiente externo a serem observados nos tempos atuais, pois os clientes e a sociedade estão cada vez mais atentos e críticos às práticas empresariais, que devem ser direcionadas com sustentabilidade e preservação de recursos. 
QUESTÃO 5
A área de marketing ganhou maior importância para as empresas em virtude de algumas transformações ocasionadas por diversas mudanças de cenário, entre elas, a disseminação de novas tecnologias. Qual alternativa aponta esses aspectos?
b )A tecnologia propiciou o aumento da oferta e facilitou o acesso às informações, tornando os consumidores mais poderosos no processo de aquisição de bens e serviços. 
QUESTÃO 6
O sucesso de um produto dependerá, essencialmente, de um preço adequado e de uma comunicação eficaz. Além disso, ele precisa estar disponível e bem distribuído. Esses aspectos demandam um composto de marketing integrado e articulado. Sobre o composto de marketing, é correto afirmar que:
d )Quando o cliente compra um produto, ele está adquirindo um conjunto de benefícios que são proporcionados por outros elementos do composto, entre eles, o preço e a disponibilidade de entrega. 
QUESTÃO 7
A análise da concorrência tornou-se mais complexa nas últimas décadas. Há tempos, era relativamente fácil identificar os competidores. Com as novas tecnologias e as mudanças abruptas no mercado, essa análise se tornou mais complexa. Quanto aos tipos de concorrentes, leia as assertivas abaixo e, em seguida, escolha a alternativa correta:
I. Na concorrência horizontal, identificam-se competidores que possuem modelos de negócios similares: são os concorrentes mais próximos. Por exemplo: concorrência entre montadoras de carros.
II. Na concorrência vertical, a competição ocorre entre níveis diferentes na cadeia de suprimentos. Por exemplo: editoras que vendem diretamente aos clientes competem com livrarias.
III. Na concorrência intertipos, ocorre a competição entre redes de negócios. Por exemplo: redes de franquias com fornecedores exclusivos.
e )I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa. 
QUESTÃO 8
O marketing verde pode ser abordado por intermédio de algumas perspectivas, e uma delas é uma abordagem mais restrita, voltada para as organizações. Essa perspectiva tem como objetivo planejar, implantar e controlar políticas de marketing que busquem satisfazer as necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que sejam atingidos os objetivos da organização, considerando que todas as ações e os resultados não prejudiquem o meio ambiente. Qual é essa perspectiva?
c )É a perspectiva comercial-empresarial do marketing verde.

Outros materiais