Buscar

DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIARIO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO
Luan Couto De Melo
01340602
Ciências Contábeis
Suponha que o trabalhador em questão tenha um salário bruto mensal de R$ 4.500,00 e foi contratado em 01 de maio do ano corrente. 
Com base nas informações e na legislação pesquisada, calcule os seguintes itens: 
A partir de quando o trabalhador faz jus as suas férias? 
Após concluir os 12 meses de trabalho, chamado de período aquisitivo, o funcionário tem direito de tirar férias, que é o período concessivo.
Até quando a empresa pode conceder o direito do gozo das férias sem ultrapassar o período máximo para concessão e com isso ser multada? 
A empresa é obrigada a conceder as férias dentro do período máximo permitido por lei, que é de 12 meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito, Caso a empresa não conceda as férias dentro desse período, ela poderá ser penalizada e terá que pagar uma indenização ao empregado. Essa indenização é equivalente ao valor do salário do trabalhador acrescido de 1/3. 
Explique como você realizou o cálculo e calcule qual o valor do décimo terceiro salário que deverá ser pago ao trabalhador no ano corrente e qual o prazo máximo que a empresa deverá realizar o pagamento?
O Cálculo foi realizado foi realizado de acordo com as retenções adequadas para os vencimentos do funcionário, onde teve as seguintes retenções até o mês de novembro do ano corrente:
Parcela 13º: 2.250,00 
Retenções: INSS 8,12% 182,70
Valor Líquido a receber: 2.067,30
Explique como você realizou o cálculo e qual o valor do desconto do INSS que deverá ser feito pela empresa, mensalmente? 
O cálculo foi realizado de acordo com a tabela de alíquotas do INSS 2023 e com valor proporcional aos meses trabalhados do funcionário. O cálculo foi realizado com base no período de trabalho que foi de maio a novembro 2023, onde o valor da parcela do 13º é de 2.250,00 o qual foi aplicado a base de alíquota adequada para retenção do valor, seguindo a tabela do INSS 2023.
Vemos que o decimo terceiro é um ponto importantíssimo no âmbito trabalhista, tanto para as empresas, quanto para os empregados. Pois é uma remuneração considerada uma bonificação para as despesas de fim de exercício de cada empregador.
E para ser realizado esse pagamento, deve ser feito o calculo de todos os impostos fiscais de forma adequada e realizar as retenções como foi feito nos exemplos acima citados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 
https://cltlivre.com.br/blog/tabela-xb/tabela-inss-2023-com-deducao.
Tudo sobre o décimo terceiro salário: cálculo, datas e dicas (picpay.com)
13º salário: quem tem direito e como calcular o valor do benefício (uol.com.br)