Buscar

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DESPORTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O campo da saúde se desenvolveu a partir da racionalidade médica, motivada pela ciência moderna, influenciando a constituição do objeto da saúde. Entre os modelos de saúde, qual deles diz respeito à separação do corpo das demais dimensões da vida, focando apenas nas regularidades do funcionamento corporal e nos agentes capazes de causar desequilíbrios?
Modelo biomédico.
A mudança na concepção de saúde redefine o trabalho nesse campo, na medida em que a crítica, a especialização e o caráter focado na cura da doença implicavam um olhar fragmentado e reducionista. A compreensão da complexidade do fenômeno colocou a necessidade de abordagens interdisciplinares no campo da saúde. Essa transformação aponta para uma construção de outras práticas em saúde e do trabalho profissional. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
O trabalho multiprofissional se torna importante para operacionalizar práticas de saúde que considerem um olhar global.
A interdisciplinaridade tem sido colocada como uma necessidade, diante da consciência da complexidade e do caráter multifacetado das relações humanas e não humanas. Esse debate emerge no momento em que há uma demanda por reestruturação do trabalho em equipes e da produção do conhecimento. Considerando esse debate, é correto afirmar que a interdisciplinaridade:
religa os saberes por meio do olhar integral e do diálogo ampliado.
O pensamento científico se desenvolve a partir de paradigmas que vão constituindo as condições de possibilidade de produção do conhecimento e de desenvolvimento das metodologias e teorias de cada campo. A interdisciplinaridade emerge em meio a críticas à racionalidade hegemônica, que levou à divisão disciplinar dos fenômenos e, consequentemente, à formação profissional especializada e fragmentada. Nesse contexto, qual é o paradigma que influencia a constituição da interdisciplinaridade enquanto ferramenta metodológica e epistemológica?
​​​​​​​Paradigma da complexidade.
A prática cotidiana da área da saúde é formada por diferentes profissionais com formações diversas. Esse modelo de trabalho em equipe forma um espaço multiprofissional, em que diversos saberes são colocados em contato para o planejamento do trabalho. Levando em conta essa configuração do espaço de trabalho em saúde, assinale a alternativa correta:
Os processos de saúde/doença demandam uma visão holista e plural que envolve a inter-relação de diferentes campos do conhecimento.
A equipe por si só não é capaz de operar milagres. De forma muito similar aos indivíduos, ela precisa ser alimentada e apoiada pelos gestores. Para chegar ao objetivo, existem diversos requisitos para eficácia das equipes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses requisitos.
Indisposição para correr riscos e compartilhar informações.
Não há explicação simples para o crescimento da adoção de equipes nas organizações, principalmente das equipes autogerenciadas. Entre as razões pelas quais os gestores das organizações formam equipes, marque a alternativa INCORRETA.
Necessidade de rigidez e demora nas decisões.
A adoção de esquemas de trabalho em equipes tem se tornado cada vez mais comum nas organizações. Todas as equipes existem para resolver problemas. Quanto à denominação dos tipos de equipe, marque a alternativa INCORRETA.
Equipes de agregados.
O número de equipes gerenciadas pelos próprios integrantes, ou autogeridas, tem sido utilizado em uma escala crescente dentro das organizações modernas. Sobre os atributos das equipes autogeridas, marque a alternativa INCORRETA.
Responsabilidades bem definidas.
O desempenho coletivo permite atingir níveis mais altos de produtividade do que seria possível alcançar se o trabalho fosse realizado individualmente. Segundo Gibson et al. (2006, p. 249-250), isso se deve principalmente ao fato de as equipes reunirem habilidades complementares das seguintes categorias, EXCETO:
Habilidades no conhecimento de idiomas.

Outros materiais