Buscar

Atividade 2

Prévia do material em texto

Palestra
Curso Técnico em Qualidade
Auditoria e Sua Importancia ara as Organizações
ACP II
Atividade 02 – 5ª Vídeo Aula
Nome do aluno: Renata Ferraz Guimarães
Polo: RS
Data: 29/12/2023
Clique para editar o título mestre
1
Técnico em Qualidade
Este trabalho abordará conceitos de auditoria aprendidos no curso técnico em qualidade, pelo SENAI, sua importância e relevância no plano estratégico das organizações.
Através das auditorias temos uma melhoria e eficácia dos serviços prestados tendo como primazia a satisfação dos clientes e sua fidelização junto a corporação.
Através das auditorias se obtém bases solidadas para a certificação, de maneira sistemática e parametrizando todo a esteira de itens e parametrização de todos os sistemas. 
A auditoria objetiva à melhoria, a eficácia, a conformidade, a certificação, a regulamentação e o registro onde na melhoria avalia as não conformidades dentro do processo que pode ser de produtos ou de serviços; na eficácia o objetivo é verificar as falhas nos processos, serviços e na gestão da administração; na conformidade, avalia-se os processos de produtos e serviços em relação as normas, requisitos e especificações que são definidas no inicio do processo; na regulamentação verifica-se se esta sendo atendidas as legislações vigentes; o registro permite que a administração tenha uma visão da empresa e assim tome decisões assertivas em relação a qualidade. De modo geral, os objetivos das auditorias da qualidade é avaliar a conformidade dosprcedimentos da qualidade com as normas estabelecida pela empresa ou cliente, avaliar se os procedimentos estão sendo seguidos conforme estabelecidos por todos os empregados
Introdução 
Clique para editar o título mestre
2
Técnico em Qualidade
1. Objetivos de uma Auditoria da Qualidade
As auditorias da qualidade têm como objetivos principais promover a qualidade e apoiar a gerência do órgão a ser auditado na verificação do cumprimento das normas, padrões, métodos e procedimentos operacionais.
Clique para editar o título mestre
3
Técnico em Qualidade
2. Objetivos da Norma NBR ISO 19011:2012
O principal objetivo desta norma é garantir o cumprimento das diretrizes de auditoria de maneira uniforme, garantindo que os auditores internos e externos conduzam suas atividades com base em princípios alinhados com as melhores práticas internacionais.
Clique para editar o título mestre
4
Técnico em Qualidade
3. Relação entre o ciclo PDCA e a norma da auditoria NBR ISO 19011:2012
A relação com o ciclo PDCA (PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.), e a Norma da Auditoria NBR ISSO 19011:2012 é que auditorias fazem parte deste ciclo (PDCA) no qual se baseiam as normas para um sistema de gestão; estas constituem uma base para a auto avaliação no atendimento continuo dos requisitos das partes interessadas em relação aqualidade.  A ISO 9001:2015 possui uma enorme relação com o Ciclo PDCA, pois conforme a ISO, o ciclo instrui a empresa a assegurar que seus processos sejam gerenciados de forma adequada a fim de alcançar a qualidade, de forma que situações de melhoria sejam identificadas, possibilitando assim sua correção. Com a atualização da 9001 em 2015, ficou mais fácil cuidar dos problemas referentes aos processos de fabricação, por exemplo, pois associando o ciclo à norma, é possível ter uma melhor compreensão de cada seção. 
Clique para editar o título mestre
5
Técnico em Qualidade
4. Tipos de Auditorias da Qualidade
Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte; é realizada por algum colaborador da própria empresa, de forma próxima a diretoria objetivando a avaliação de métodos e procedimentos de acordo com os requisitos e legislações.
Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte; é realizada por auditores do próprio cliente quando por algum motivo este perde a confiança no seu fornecedor objetivando avaliar se os critérios estão sendo cumpridos pelo fornecedor.
Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.
Clique para editar o título mestre
6
Técnico em Qualidade
5. Atores do processo de Auditoria da Qualidade
AUDITOR LÍDER: conduz a auditoria
AUDITOR: dão suporte ao auditor líder
CLIENTE DE AUDITORIA: organização solicitante da auditoria
AUDITADO: organização ou área a ser auditada
EQUIPE DE AUDITORIA: os que auxiliam os auditores
ESPECIALISTAS: que tenha experiência na área específica para dar auxílio ao auditor-líder
OBSERVADOR E GUIA: faz o acompanhamento e apoio da equipe de auditoria.
Clique para editar o título mestre
7
Técnico em Qualidade
6. Papel do Auditor da Qualidade
O Auditor de Qualidade é o profissional responsável por auditar processos internos dos departamentos de manutenção, coordenando os programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade. Um Auditor de Qualidade controla informações referentes à frota e certificações da companhia. 
Clique para editar o título mestre
8
Técnico em Qualidade
7. Etapas do processo de Auditoria da Qualidade
PLANEJAMENTO: faz-se de acordo com as instruções da ISSO 9001, tendo como base um documento padrão para que assegure que todas as auditorias aconteçam da mesma forma, com os critérios pré-estabelecidos.
ESCOLHA DOS AUDITORES: o auditor tem que ser capacitado para que esteja apto na realização da auditoria.
ANÁLISE DAS NÃO CONFORMIDADES: a auditoria leva a criar um procedimento para que a não conformidade não ocorra novamente; é preciso aceitar o erro e procurar eliminá-lo.
REUNIÃO DE FECHAMENTO: é realizado por cada líder de cada área auditada, com a leitura dos relatórios e a apresentação dos resultados, sempre alinhados a ISSO 9001.
PROPOSIÇÃO DE AÇÕES: aqui o foco é a redação que engloba ações de melhorias para cada setor com não conformidades; esta ação deve ser pensada em conjunto com todos os colaboradores da área, estipulando um cronograma para realiza-las e implementá-las para que essas não conformidades estejam sanadas na próxima auditoria.
Clique para editar o título mestre
9
Técnico em Qualidade
8. Conceito de “Não Conformidade”
Podemos definir o significado de não conformidade como o não cumprimento de um requisito ou que não possui o resultado esperado. Podem ser desde entregas atrasadas até peças produzidas fora de padrão.
*NÃO ATENDIMENTO A UM REQUISITO ESPECIFICO
*NÃO CONFORMIDADE ABRANGE TODO E QUALQUER OCORRÊNCIA INDESEJÁVEL
*DECORRENTES DE ATIVIDADES OPERACIONAIS, ADMINISTRATIVAS.
Clique para editar o título mestre
10
Técnico em Qualidade
9. Tipos de Não Conformidades
NÃO CONFORMIDADE MAIOR: As não conformidades maiores são quando um requisito inteiro da norma não foi atendido. É quando o “problema” está relacionada a algo mais grave. Em geral, são erros sistêmicos no sistema de gestão de qualidade. Na maioria dos casos, ocorre quando um requisito inteiro da norma não é cumprido. 
NÃO CONFORMIDADE MENOS: A não conformidade menor é uma falha do controle de um requisito estabelecido. Ela indica o não cumprimento de um processo específico. Trata-se de falhas pontuais, ou seja, erros mais específicos.
Clique para editar o título mestre
11
Técnico em Qualidade
10. Relatório de Auditoria da Qualidade
O relatório de auditoria é a peça mais importante da auditoria realizada, representando a fase principal do trabalho do auditor que é a comunicação dos resultados. Onde deve conter as principais informações e objetivos da auditora.
DADOS DA EMPRESA nome e localização da empresa
OBJETIVOS registro de ocorrências e eventos levantados no processo de auditoria
ESCOPO objetivo que se pretende atingir
PERÍODO momento da realização da auditoria
CUMPRIMENTO cumprimento de todos os requisitos, d inicio ao fim da auditoria
NÃO CONFORMIDADE descrições das não conformidades encontradas juntamente com sugestões para saná-las.
Cliquepara editar o título mestre
12
Temas diversos da Qualidade
Técnico em Qualidade
Conclusão
 Ao elabora este trabalho pude entender a importância da auditoria dentro de uma instituição. Pontuando todos os quesitos a facilidade em corrigir erros é menos e a eficácia é grande.
 Ter acesso a esses conhecimentos faz expandir a mente quanto as organizações e seus esforços para se tornarem empresas qualificadas ao mercado que estas atuam.
 
Clique para editar o título mestre
13
Temas diversos da Qualidade
Técnico em Qualidade
Fontes de Pesquisa:
 
https://www.verdeghaia.com.br/diferenca-entre-nao-conformidades-maior-e-menor/#:~:text=As%20n%C3%A3o%20conformidades%20maiores%20s%C3%A3o,da%20norma%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20cumprido.
https://docnix.com.br/normas/iso-19011/#:~:text=Objetivos%20da%20ISO%2019011&text=O%20principal%20objetivo%20desta%20norma,com%20as%20melhores%20pr%C3%A1ticas%20internacionais.
https://www.linkedin.com/pulse/qual-rela%C3%A7%C3%A3o-da-iso-90012015-com-o-ciclo-pdca-sintase/?originalSubdomain=pt
https://www.infojobs.com.br/cargo/auditor-qualidade#:~:text=O%20Auditor%20de%20Qualidade%20%C3%A9,frota%20e%20certifica%C3%A7%C3%B5es%20da%20companhia.
https://www.produttivo.com.br/blog/o-que-e-nao-conformidade-exemplos-e-como-tratar/#:~:text=Podemos%20definir%20o%20significado%20de,pe%C3%A7as%20produzidas%20fora%20de%20padr%C3%A3o.
Clique para editar o título mestre
14

Continue navegando