Buscar

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicologia educacional tem raízes históricas profundas que remontam a várias culturas e períodos. Aqui estão três antecedentes históricos importantes:
1. Filosofia Grega Antiga: Na Grécia Antiga, filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles exploraram questões relacionadas à educação e ao desenvolvimento humano. Suas ideias influenciaram significativamente a psicologia educacional, fornecendo conceitos fundamentais sobre aprendizagem, memória, raciocínio e desenvolvimento moral.
2. Psicologia Experimental do Século XIX: Durante o século XIX, o surgimento da psicologia como disciplina científica teve um impacto profundo no entendimento da educação. Wilhelm Windt, considerado o pai da psicologia experimental, estabeleceu o primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha, em 1879. O trabalho de Wundt e outros psicólogos pioneiros como William James contribuiu para o desenvolvimento de teorias sobre percepção, memória, e processos cognitivos, que posteriormente foram aplicadas à educação.
3. Psicologia da Gestalt e Teorias da Aprendizagem: No início do século XX, a psicologia da Gestalt emergiu na Alemanha, enfatizando a importância da percepção e da organização mental na compreensão da aprendizagem. Além disso, teorias da aprendizagem, como o behaviorismo de John B. Watson e o condicionamento operante de B.F. Skinner, forneceram uma base para a compreensão do comportamento humano e da aprendizagem, influenciando práticas educacionais e estratégias de ensino.
Esses três antecedentes históricos destacam a interseção entre a psicologia e a educação, mostrando como o pensamento filosófico, a pesquisa científica e as teorias psicológicas moldaram a compreensão do desenvolvimento humano e da aprendizagem ao longo do tempo.
Parte superior do formulário

Outros materiais