Buscar

AB1- ED ALIMENTAR (realizado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Enfermagem
	AB1
	
	
	
Professor (a): Glaudston de Paula
	Data: 01/10/2021
	Aluno(a): Luís Felipe de Lima Azevedo
	Matrícula:
Questão 1 - No Brasil, desde os tempos coloniais, havia uma preocupação por parte dos governantes com a alimentação da população. Essa preocupação termina por se transformar em políticas públicas a partir do século XX, com a emergência dos movimentos sociais contra a falta de bens e produtos. Sendo assim explique a importância de Josué de Castro para as políticas públicas em torno da alimentação e nutrição.
Foi criada a primeira polícia de combate a fome com expressão nacional surgiu com a publicação da Lei n°185, de 14 de Janeiro de 1936, e decreto de lei n°399, de 30 de abril de 1938, os quais estabelecem o salário mínimo no Brasil. 
Questão 2 – Explique o que seja o Programa Nacional de Alimentação Escolar e qual contexto foi criado.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criado oficialmente em 1954, originalmente com o nome de Campanha Nacional de Merenda Escolar (CNME), sendo incorporado a realidade dos Estados e Municípios em todo o país. Atualmente o programa é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na articulação entre PNAE e desenvolvimento da agricultura familiar, no que concerne ao programa fome zero (PFZ), em 2003 institui - se a compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar no Brasil, obrigatoriedade aplicada a partir de 2009. 
Questão 3 - O que é a Política Nacional de Alimentação e Nutrição? Quais são os propósitos?
Uma declaração do compromisso do Ministério da Saúde com a erradicação dos males relacionados à falta de alimentos e à pobreza, principalmente a desnutrição infantil e materna, e também o sobrepeso e a obesidade na população adulta.
Os propósitos desta política são: 
1- assegurar a qualidade dos alimentos saudáveis para o consumo, 
2- promover práticas alimentares saudáveis, 
3- prevenir e combater os distúrbios nutricionais e estimular relações Inter setoriais a fim de disponibilizar o acesso universal aos alimentos 
Questão 4 - Explique o conceito de Fome Oculta e qual a sua relação com o mapa da fome do Brasil. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde é a carência de determinados nutrientes no organismo. Essa carência é desenvolvida em pessoas que não fazem alimentações variadas em relação aos grupos alimentares Os dados do cenário crítico fazem com que o Brasil volte ao mapa da fome do qual havia saído em 2014 Desenvolvido pela ONU, o mapa apresenta mundialmente países em que existe fome e marca como críticos os que têm índice superior à 5% da população. 
Boa Prova!

Outros materiais