Buscar

av1 estácio estatistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Obrigátoria e gabarito Estatística e Probabilidade
1. 
Um analista está examinando o desempenho mensal de vendas de uma loja ao longo do último ano. Ele deseja apresentar os dados de uma maneira que facilite a visualização das tendenciais ao longo do tempo. Qual dos seguintes tipos de gráficos ele deveria utilizar para atender melhor a este objetivo? 
Resposta: Gráfico de linhas, adequado para ilustrar variações e tendências em séries temporais.
2. (IDECAN/2022) Observe o gráfico do tipo boxplot ou diagrama de caixas abaixo e assinale a opção correta a parir do que é mostrado:
Resposta: Não temos Outliers abaixo do valor inferior
3. Companhias de seguros usam cálculos de probabilidade para estimar o risco de sinistros e determinar os prêmios de seguro adequados para os clientes. Uma seguradora oferece um seguro residencial contra roubo. Dados históricos mostram que, em média, a cada 100 residências seguradas, 5 são roubadas em um determinado período. Qual é a probabilidade de uma residência segurada ser roubada?
Resposta: 5% 
4. (FGV/2015) Em uma há quatro bolas e duas bolas pretas. Retiram-se, sucessivamente e sem reposição, duas bolas da uma A. A probabilidade de as duas bolas retiradas serem da mesma cor é:
Resposta: 7/15
5. Em uma população finita de tamanho N, onde existem k indivíduos com uma característica de interesse, ao se selecionar uma amostra aleatória de tamanho n sem reposição, o número de indivíduos com a característica na amostra ® é uma variável aleatória com distribuição hipergeométrica. A probabilidade de ser exatamente r indivíduos na amostra com a característica de interesse é dada por:
Resposta: II e IV
6. Uma estatístico coleta dados sobre a quantidade de horas que os alunos de uma escola passam fazendo lição de casa por semana. Ele deseja sintetizar essas informações para representar um valor central que descreva a experiência típica dos alunos. Qual das seguintes medidas ele deveria calcular para atingir este objetivo, considerando que os dados não estão organizando em uma distribuição de frequência?
Resposta: Média, que calcula o valor central somando todas as horas e dividindo pelo número total de alunos.
7. A taxação de determinados valores de coberturas irá depender da probabilidade de estes ocorrerem. Uma seguradora oferece um seguro de vida que paga uma indenização de R$ 500.000 em caso de morte acidental. Com base em dados estatísticos, a probabilidade de uma pessoa falecer em um determinado período é de 0,02%. Qual é o valor esperado dessa cobertura de seguro?
Resposta: R$ 5.000

Outros materiais