Buscar

As preocupações com a manutenção da saúde, em conjunto com o avanço dos estudos da ciência da nutrição, convergem para que a população busque alimentos mais saudáveis, almejando uma maior longevidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 – NUT - ALIMENTOS NUTRICIONAIS - 51/2024
As preocupações com a manutenção da saúde, em conjunto com o avanço dos estudos da ciência da nutrição, convergem para que a população busque alimentos mais saudáveis, almejando uma maior longevidade e qualidade de vida (Martins et al., 2020).
Os alimentos funcionais desempenham um papel importante na construção de novos hábitos alimentares que visam a benefícios para a saúde em longo prazo (Safraid et al. 2022).
Para que um alimento apresente a alegação de propriedade funcional, é exigida comprovação científica por meio de estudos aplicáveis, baseados em ensaios clínicos com metodologia adequada ou em estudos epidemiológicos. Contudo, apesar de uma regulamentação consolidada e benefícios comprovados, ainda há um baixo consumo desses alimentos pela população acima de 18 anos (Campos et al., 2016).
No âmbito geral, apesar de controvérsias, os estudos caracterizam os consumidores de alimentos funcionais como mulheres, de boa situação financeira e alto nível de escolaridade, que se preocupam com a saúde de forma global, na medida em que praticam atividades físicas e têm uma alimentação adequada. Ademais, percebe-se que a cultura local tem bastante influência na percepção dos alimentos funcionais (Safraid et al.
2022).
Fontes: CAMPOS, C. M. F.; ARAÚJO, M. A. MOREIRA-ARAÚJO, R. S. R. Consumo de alimentos funcionais por usuários de self services. Higiene Alimentar, v. 30, 34-37, 2016.
MARTINS, A. P. O. et al. Factors affecting the consumption of organic and functional foods in Brazil. Food Science and Technology, v. 41, n. 4, p. 938-943, 2020. SAFRAID, G. F.; PORTES, C. Z.; DANTAS, R. M.; & BATISTA, Â. G. Perfil do consumidor de alimentos funcionais: identidade e hábitos de vida. Brazilian Journal of Food Technology, v. 25, e2021072, 2022
Sabendo-se que ainda há muita confusão entre os termos: alimentos funcionais, compostos bioativos, nutracêuticos e suplementos alimentares DIFERENCIE cada um destes termos, considerando a atualização mais recente sobre eles.
Fonte: BASEGGIO, A. M. Alimentos Funcionais. UniCesumar, Maringá: Unicesumar, 2023. Unidadel,p. 16 — 20.

Outros materiais

Outros materiais