Buscar

Tic's 7 - Abdome agudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Extas e da Saúde do Piauí. IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA. Disciplina: Sistemas Orgânicos integrados IV (SOI IV)
Aluno (a): Ana Darla Mendes Figueira.
	TIC’S – SEMANA 7	
Abdome Agudo
· Defina, citando exemplos, os cinco tipos de abdome agudo.
Abdome agudo é definido como uma condição clínica em que o paciente apresenta afecção abdominal caracterizada por dor aguda de início súbito ou de evolução progressiva, cuja intensidade é variável, que requer decisão terapêutica rápida, seja para um tratamento clínico, seja para uma cirúrgia de urgência. O quadro de abdome agudo é subdividido em cinco tipos, e ela acontece a fim de orientar o raciocinio clínico e facilitar o diagnóstico, sendo eles: inflamatório, perfurativo, obstrutivo, vascular e hemorrágico. 
O abdome agudo inflamatório é decorrente de uma afecção inflamátoria e em geral, se inicia com a obstrução mecânica das vísceras ocas normais, ou anatomicamente alteradas, originando diversos fenômenos inflamatórios na parede das vísceras com tendência à progressão para infecção franca e comprometimento da vascularização do órgão. Clinicamente a dor abdominal é mal definida, e com a evolução da doença e acometimento do peritôneo parietal adjacente ao orgão a dor vai se tornando bem localizada e ao exame físico observa-se a palpação do abdome presença de massas em resposta a agressão do peritônio. São exemplos: apendicite, colecistite, pancreatite, diverticulite, perironite entre outros. 
Já o abdome agudo perfurativo é um problema advindo do extravassamento de secreção continda no trato gastrointestinal para a cavidade peritoneal e consiste em uma das causas mais frequentes de cirurgia abdominal de urgência. As perfurações costumam ser divididas em altas, quando ocorre na região gastroduodenal e delgado proxinal, ou baixas quando ocorre na região delgado distal e cólon. Clinicamente a dor se apresenta de modo súbito intendo e difuso em todo o abdome, sendo agravada com a movimentação e pode estar associada a choque e septicemia. A causa mais comum de perfuração é a úlcera péptica e a perfuração é a primeira manifestação da doença ulcerosa em 30 a 40% dos casos, outras causas são neoplasia, corpo estranho deglutido, doença inflamatoria intestinal e complicações de procediemntos endoscópicos. 
O abdome agudo obstrutivo é de caráter urgente e emergente, uma vez que causa interrupção do fluxo gastrointestinal e pode ser causado por bridas/aderências, hérnia interna, neoplasias, doenças colorretais, volvo e estenose por doença inflamatória intestinal (DA SILVA, 2020). O abdome obstrutivo tem como principal sintoma a cólica intestinal, em decorrencia oa esforço das alças para vencer o obstaculo que está impedindo o transito normal. Clinicamente, o quandro conta com dor visceral, localizada em região periumbilical ou hipogástrica, episódios de vômito após as crises de dor. Aqui a obstrução também pode ser de dois tipos: alta quando se relaciona com a obstrução do intestino delgado e geralmente está associada a cirurgias abdominais anteriores, que ocasionam a brida e aderência, ou baixa, quando tem uma distensão abdominal correspondente ao acúmulo de gases e líquidos entéricos. 
O abdome agudo vascular ocorre em decorrência a obstrução arterial e venosa das artérias mesentéricas superior ou inferior. Constitui uma doença grave, com alta mortalidade e acomete, principalmente, idosos. É caracterizada por uma intensa dor abdominal de origem vascular, difusa, mal definida com redução súbita do fluxo sanguíneo intestinal o que pode levar a formações de lesões precoces na mucosa e posteriormente transmurais, podendo evoluir dessa forma para falência de múltiplos órgãos. Tem como etiologias a isquemia mesentérica aguda e crônica; colite isquêmica, trombose da veia mesentérica superior, embolia da artéria mesentérica superior, trombose da artéria mesentérica superior, entre outras causas. 
O abdome agudo hemorrágico é caracterizado por dor súbita, com rapido comprometimento hemodinâmico, palidez intensa, hipovolemia acentuada, sem contratura muscular, ou seja, o sangue não é tão agresivo ao peritônio. É mais comumente associado a trauma pós operatorio e a complicações pós procedimentos, além desses pode ter como etiologia também a gravidez ectópica rota, traumas hepático, esplênico e intestinal. 
REFERÊNCIAS:
DA SILVA¹, Yasmin Podlasinski et al. ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR ADENOCARCINOMA: RELATO DE CASO. Livro de Anais, p. 8.
Dani R, Passos RCF. Gastroenterologia Essencial. 4ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN; 2011.
CARDOSO, Fernanda Vieira et al. Manejo e conduta do abdome agudo: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 5, p. e10226-e10226, 2022.

Outros materiais