Buscar

PROVA I treinamento desportivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
1 A afirmação "Não se exercite quando estiver fatigado porque ficará doente" reflete a percepção comum de familiares, atletas e técnicos de que o exercício excessivo e intenso aumenta a suscetibilidade a certas enfermidades. Em contrapartida, alguns acreditam que a atividade física regular moderada melhora a saúde e reduz a suscetibilidade ao resfriado. Considerando-se as funções endócrinas, a organização e as respostas agudas e crônicas à atividade física, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) A atividade física intensa reforça as funções imunes naturais e as defesas dos hospedeiros por várias horas, inativando os vírus e deprimindo o potencial metastático das células tumorais.
(    ) A atividade física exaustiva aumenta as interações negativas nos neutrófilos e nos linfócitos em decorrência da deterioração da função imune, provocada pela atividade física extenuante.
(    ) O treinamento aeróbio a longo prazo afeta negativamente as funções imunes naturais, tanto em jovens quanto em idosos, piorando a capacidade funcional dos mecanismos imunes citotóxicos naturais.
(    ) O treinamento aeróbio afeta positivamente as funções imunes em jovens, adultos e pessoas obesas. As melhoras dessas funções incluem menor redução da função dos linfócitos T, relacionada à idade.
(    ) O efeito inibitório da atividade física extenuante sobre a manutenção das concentrações de glicose sanguínea por parte do cortisol pode afetar negativamente o processo imune.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F - V.
B F - V - F - V - V.
C V - F - F - V - V.
D V - F - V - F - F.
2 Para a melhoria do desempenho esportivo, são necessários estímulos adequados, que podem se referir resumidamente à carga (distúrbio da homeostase) e à adaptação (elevação do estado funcional). Considerando-se a afirmativa acima, sobre qual é a distinção entre os componentes do estímulo, assinale a alternativa CORRETA:
A Intensidade, resistência, consumo de oxigênio, volume, duração.
B Intensidade, densidade, duração, volume, frequência.
C Intensidade, resistência, consumo de oxigênio, frequência.
D Intensidade, velocidade, volume, duração, frequência.
3 A flexibilidade é uma valência física desenvolvida a partir dos exercícios de alongamentos com relevante papel no desenvolvimento de uma vida com uma melhor qualidade. No que indica o seu conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A Valência física que reflete a elasticidade dos pequenos grupos musculares.
B Valência física que reflete a amplitude dos movimentos em torno das articulações.
C Qualidade física que permite à reação motora em pequeno espaço de tempo.
D Valência física utilizada para aumentar a força muscular dos grandes músculos.
4 Nos Estudos das Unidades, OS FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO, do material didático referente OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO. Sobre os objetivos relacionados aos principais componentes do treinamento esportivo, assinale a alternativa CORRETA:
A Treinamento Físico geral; Treinamento físico especifico; Técnico.
B Aprimoramento físico; Técnico; Tático ou Psicossocial.
C Treinamento físico geral; Treinamento físico específico; Aperfeiçoamento das capacidades biomotoras.
D Treinamento Físico parcial; Treinamento físico geral; Técnico.
5 Para entender como funciona o treinamento de aptidão aeróbia necessita, primeiro, entender o significado de o que é aptidão aeróbia, neste sentido, classifique V as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) A respiração aeróbia ou aeróbica necessita do oxigênio (O2), que é usado como agente oxidante e essa propriedade importante do O2 é utilizada pelas células para produzir uma forma utilizável de energia e converter moléculas de carboidratos, gorduras e proteínas em moléculas de ATP (trifosfato de adenosina) e gerar energia.
(   ) A palavra “aeróbio”, segundo o site Significados (2017), quer dizer "com oxigênio" ou "na presença de oxigênio" e refere-se a tudo que necessita de oxigênio para subsistir.
(   ) O ATP é não a fonte imediata de energia para a contração muscular, mas sim, o carboidrato.
(   ) A palavra “aptidão”, segundo o dicionário Priberam (2017), está relacionada à capacidade, disposição ou à qualidade de estar apto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – F – V.
B V – F – V – F.
C V – V – F – F.
D V – V – F – V.
6 Em relação ao desenvolvimento da aptidão aeróbica, esta qualidade física pode ser dividida em dois aspectos, a capacidade aeróbia e a potência aeróbia. Considerando a aptidão aeróbica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os eventos de longa duração, tais como a maratona, triátlon e maratonas aquáticas, são dependentes da capacidade de o metabolismo produzir energia de maneira aeróbia.
(    ) A capacidade aeróbia está relacionada à resistência de um indivíduo (ou seja, o organismo deste) em sustentar esforços físicos por um longo período de tempo.
(    ) Nos os eventos de curta duração, como as provas de 1500 metros e 3000 metros com obstáculo no atletismo, determinadas provas na natação como a de 400 metros, boa parte dos esportes coletivos, tem necessidade de gerar energia da maneira mais rápida e eficiente possível. Dessa forma, estes exercícios serão classificados como dependentes da potência aeróbia.
(    ) Um dos índices fisiológicos que representa a potência aeróbia é o consumo máximo de oxigênio (VO2max).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – V – V.
B F – V – V – V.
C V – V – V – F.
D V – V – F – V.
7 Sobre o entendimento geral do que é a aptidão aeróbia: A palavra “aptidão”, segundo o dicionário Priberam (2017), está relacionada à capacidade, disposição ou à qualidade de estar apto. A respiração aeróbia ou aeróbica necessita do oxigênio (O2), que é usado como agente oxidante e essa propriedade importante do O2 é utilizada pelas células para produzir uma forma utilizável de energia e converter moléculas de carboidratos, gorduras e proteínas em moléculas de ATP (trifosfato de adenosina) e gerar energia (POWERS; HOWLEY, 2005). O ATP é a fonte imediata de energia para a contração muscular. Em relação ao significado da palavra “aeróbio” segundo o site Significados (2017), assinale a alternativa CORRETA:
A Quer dizer "com oxigênio".
B Significa "pulmonar".
C Quer dizer "com e sem oxigênio".
D Significa "ginástica".
 
 
8 Atualmente, na literatura, existem dois tipos principais de testes incrementais. Sobre quais são eles, assinale a alternativa CORRETA:
A Incremental de Rampa e o Teste de Rampa.
B Incremental de Degrau e o Teste de Rampa.
C Incremental de Degrau e o Teste de Degrau.
D Incremental de Rampa e o Teste de Degrau.
9 Habilidade pode ser entendida com ato ou tarefa, onde, quase todo ato motor ou movimento, pode ser considerado uma habilidade. São movimentos que devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente, como por exemplo, atirar, tocar piano ou dar um saque no tênis. Sobre os grandes grupos de habilidades motoras que o atleta precisa desenvolver, assinale a alternativa CORRETA:
A Agilidade, resistência e equilíbrio.
B Força, resistência e flexibilidade.
C Força, resistência e velocidade.
D Flexibilidade, coordenação motora e força estática.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
10 A troca de O2 e CO2 entre os pulmões e o sangue ocorre em consequência da ventilação e da difusão. O termo difusão é o movimento aleatório das moléculas de uma área de concentração elevada para uma área de menor concentração. Como a tensão de O2 nos pulmões é maior do que no sangue, o O2 se move daqueles para este. Similarmente a tensão do CO2 no sangue é maior do que a tensão do CO2 nos pulmões, consequentemente este se move do sangue para os pulmões e é expirado (POWERS; HOWLEY, 2005, p. 35). Em relação ao significado do termo Ventilação, assinale a alternativa CORRETA:
A É a oxigenação artificial para dentro dos pulmões.
B Refere-se ao processode mobilização aspirador do sistema cardiopulmonar.
C Refere-se a capacidade de armazenamento de oxigênio nos pulmões.
D Refere-se ao processo mecânico de mobilização do ar para dentro e para fora dos pulmões.

Continue navegando