Buscar

Caso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso 1:
Uma empresa contrata um motoboy para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Ele comparece ao escritório de segunda a sexta-feira, onde recebe do gerente administrativo-financeiro instruções sobre as atividades que deve realizar. Suas entradas e saídas, inclusive para o almoço, são marcadas em folha de ponto. Todo mês, ele recebe também um contracheque, indicando a quantia que foi depositada em sua conta-salário.
 
Caso 2 :
Uma organização contrata os serviços de uma empresa de motoboys para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Sempre que precisa desses serviços, o gerente administrativo-financeiro entra em contato com a empresa, que envia um motoboy de sua equipe que esteja disponível naquele momento. O motoboy recebe o documento a ser entregue, ou o pedido de retirada de documento, realiza a tarefa, reporta-se ao gerente administrativo-financeiro da organização e depois retorna à empresa de motoboys para a qual trabalha. 
Podemos afirmar que existe relação de emprego em ambos os casos apresentados? Justifique seu posicionamento apontando os pressupostos utilizados para embasar sua opinião, bem como apresentando outros exemplos.
 Considerando os artigos abaixo da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho):
- Art. 3º Considera-se empregado, toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único. Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
- Art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
 Pode-se afirmar que somente no Caso 1 há uma relação de emprego.
 Sendo justificado pelos seguintes fatores:
- O Caso 1 apresenta requisitos que caracterizam a relação conforme CLT:
 * Alteridade – O contratado é uma pessoa física;
 * Subordinação – O contratado recebe do gerente administrativo-financeiro instruções sobre as atividades que deve realizar;
 * Onerosidade – O contratado todo mês recebe um contracheque, indicando a quantia que foi depositada em sua conta-salário;
 * Habitualidade – O contratado tem relação continua com o trabalho, onde suas entradas e saídas, inclusive para o almoço, são marcadas em folha de ponto.
- Já o Caso 2 ocorre o inverso:
 * A Organização contrata os serviços de uma empresa de motoboys (pessoa Jurídica);
 * Sempre que precisa dos serviços, o gerente administrativo-financeiro entra em contato com a empresa (ou seja, pessoa Jurídica tratando com pessoa Jurídica);
 * A empresa, que envia um motoboy de sua equipe que esteja disponível naquele momento (não há pessoalidade, será aquele que estiver disponível);
 * Depois retorna à empresa de motoboys para a qual trabalha (o serviço é eventual e não existe permanência). 
 Deste modo para que se caracterize a relação empregatícia, faz se necessário o preenchimento dos requisitos e uma avaliação individual da situação.

Continue navegando