Buscar

Justificativa extensão rural

Prévia do material em texto

Justificativa
Um dos princípios da nova Extensão Rural no Brasil é a agroecologia, conceito de produção que tem o objetivo de respeitar as condições específicas do sistema agrícola apoiando a preservação do meio ambiente em paralelo. Desse modo, tornam-se imprescindíveis iniciativas que abarquem novos métodos de produção capazes de adequar as regiões do país as tecnologias produtivas de desenvolvimento sustentável, e por consequência agroecológico. 
Nesse sentido, a produção orgânica no Brasil é estimada em área total que varia conforme fontes. Segundo dados recentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2016 a área total de produção orgânica no Brasil já chega a quase 750 mil hectares, sendo o Sudeste a região do país com maior área produtiva, com 333 mil hectares e cerca de 3 mil produtores de orgânicos registrados na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO). 
Em função dessas informações, e tendo em vista que os produtos vendidos de acordo com esse diferencial possuem um valor elevado no mercado, acredita-se na necessidade de realizar uma ponte entre a produção orgânica rural e seus fornecedores. Essa ponte seria um meio de levar o produto ao seu consumidor de forma menos onerosa aos produtores e mais acessível aos consumidores, realizando convergência de produções em um mesmo pólo, além de sua união e criação de uma frente de competição de mercado.
O projeto em questão é uma cooperativa capaz de realizar esse intermédio, tanto para abastecimento quanto para transporte de mercadorias. O local escolhido para aplicação do projeto seria a comunidade de Nova Friburgo – RJ., onde a produção agrícola orgânica apresentou grande crescimento na atualidade. O processo de certificação dos produtos da região está em trâmite pelo Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica (OPAC), e funcionará para agricultores familiares que trabalham com frutas, legumes e verduras diversos, além de frutos como castanha de caju, café, cacau, mel, óleos essenciais (cosméticos) e algodão colorido, por exemplo. 
Referências
http://www.rj.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/RJ/producao-agricola-de-nova-friburgo-esta-em-processo-de-certificacao-organica-no-estado,07186fde26a4b510VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://avozdaserra.com.br/noticias/meio-ambiente-friburgo-e-pioneira-em-agricultura-organica
Livro pdf Agricultura Orgânica (Pesagro)

Continue navegando