Buscar

aula vetores 04-05 (2) (1)

Prévia do material em texto

Doenças transmitidas por vetores
Doença de Chagas
 Trypanossoma Cruzi – protozoário
 Vetor: Barbeiro ( hábitos noturnos)
 O nome barbeiro, é porque o inseto costuma picar geralmente no rosto. 
Principais doenças endêmicas no BR
Doença de Chagas
A doença pode também ser transmitida através de transfusão de sangue, transplante de órgãos, ingestão de alimentos contaminados com o parasita e da mãe para o feto. 
Principais doenças endêmicas no BR
Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas da malária
Os sintomas começam-se a manifestar entre 10 e 15 dias após a picada
A picada introduz no sistema circulatório do hospedeiro os parasitas presentes na sua saliva.
Os parasitas depositam-se no fígado, onde se desenvolvem e reproduzem
Diagnóstico: Exame de sangue ( microscópio); sorologia ou PCR (Reação em cadeia da polimerase para detectar o ADN do parasita
Entre os sinais incluem-se dores de cabeça, febre, calafrios, dores nas articulações, vómitos, anemia hemolítica, icterícia, hemoglobina na urina, lesões na retina e convulsões
Em casos mais raros podendo sintomas neurológicos, entre os quais postura anormal, nistagmo, paralisia do olhar conjugado (incapacidade de mover em conjunto os olhos na mesma direção), opistótono, convulsões ou coma.
Os parasitas da malária podem também ser transmitidos através de transfusões de sangue, embora a sua ocorrência seja rara
Doenças parasitárias
Contaminação do solo
Homem contaminado – libera nas vezes ovos - ao contato coma agua vira larva e no caramujo e desenvolve – o caramujo libera suas larvas e o homem se contamina
- penetra na pele ou mucosa do homem
- Tratamento: Uma nova droga quimioterápica, o hicantone, já se mostrou eficaz para curar a doença na grande maioria dos casos.
 
- Popularmente lombriga
- As infecções são assintomáticas em mais de 85% dos casos
- Os ovos eclodem nos intestinos, e penetram através da parede do intestino e migram para os pulmões através do sangue
Infectam o fígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões.
Ali, invadem os alvéolos e depois migram (ou são tossidos) pelos brônquios até à faringe, onde são deglutidos inconscientemente para o esófago.[2] Depois passam pelo estômago pela segunda vez em direcção ao intestino, onde se tornam vermes adultos.
Fármacos utilizados no tratamento de ascaridíase são os azólicos como o mebendazol 500mg ou o albendazol 400mg em dose única, em casos de obstrução intestinal, o indicado é que antes da administração desses medicamentos seja utilizado piperazina e óleo mineral.

Continue navegando