Buscar

Gerenciamento ágil de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
Gerenciar um projeto vai além de dominar as metodologias ágeis pertinentes ao tema; refere-se a um combo com práticas a serem utilizadas no planejamento, na execução, no monitoramento e ainda no controle dos projetos na entidade, possibilitando ajustes quando necessário.
No início do novo milênio, os métodos de gerenciamento de projetos conhecidos como “tamanho _______” eram percebidos como ___________ para abarcar as necessidades e os objetivos dos novos produtos e serviços que estavam sendo propostos naquela época, levando a(o) ___________ dos chamados métodos __________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.​​​
Você acertou!
C. 
único; insuficientes; surgimento; ágeis.
No início do novo milênio, os métodos de gerenciamento de projetos conhecidos como “tamanho único” ou tradicional eram percebidos como insuficientes para abarcar as necessidades e os objetivos dos novos produtos e serviços que estavam sendo propostos naquela época, levando ao surgimento dos chamados métodos ágeis.
2. 
Gerenciamento tradicional e ágil são dois métodos de gestão de projetos que se diferenciam entre si. Ambos estão certos e ao mesmo tempo não estão tendo em vista que o ambiente de projetos tem uma complexidade ampla, que vai muito além de um modelo padrão de gerenciamento.
Avaliando características marcantes de cada um desses dois métodos, o que é correto afirmar?​​​​​​​
Você acertou!
E. 
A metodologia de planejamento e programação de projetos em ondas é uma característica do gerenciamento ágil.
O gerenciamento de projeto tradicional preconiza alto grau de detalhamento e previsibilidade. Tem como centro o planejamento completo do projeto, do início ao fim, e utiliza uma lógica de planejar, executar e corrigir eventuais desvios, fazendo com que se encontre em uma zona previsível e permitindo que a maioria dos riscos seja identificada antes mesmo de o projeto ter início. Já o gerenciamento ágil vive em uma zona de imprevisibilidade, adotando uma abordagem mais experimental e adaptativa. Assim, o projeto evolui ao longo do seu desenvolvimento, estando relacionado com a metodologia de planejamento e a programação de projetos em ondas. Portanto, o desenho final do projeto não é conhecido em grande detalhamento, e sim construído por meio de interações incrementais ao longo do tempo.
3. 
Ao se comparar os métodos de gerenciamento de projetos tradicional e ágil, é possível elencar características e objetivos que os distinguem.
Assinale a alternativa que demonstra de forma correta a diferença entre os métodos tradicional e ágil, comparando uma mesma característica em ambos os modelos.​​​​​​​
Você acertou!
A. 
Desenho do projeto: no tradicional é definido no início do projeto, enquanto no ágil é definido ao longo do seu desenvolvimento.
Gerenciamento tradicional: desenho no início, escopo fixo, entregas, congela o desenho assim que possível, baixa incerteza.
Gerenciamento ágil: desenho contínuo, escopo flexível, atributos/requisitos, congela o desenho o mais tarde possível, alta incerteza.
4. 
O desenvolvimento interativo e evolutivo é um atributo marcante do gerenciamento ágil, que faz com que o projeto apresente determinadas características e gere resultados peculiares.
Sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento interativo e evolutivo, o que é correto afirmar?
Você acertou!
D. 
Aumenta a probabilidade de que o produto final satisfaça as necessidades dos clientes.
O desenvolvimento interativo e evolutivo é mais efetivo que o gerenciamento tradicional quando se trata de criar um produto, porque traz inúmeras vantagens ao projeto, como integração, verificação e validação contínuas do produto em evolução; demonstração frequente da evolução, aumentando a probabilidade de que o produto final satisfaça às necessidades dos clientes; e detecção de defeitos e problemas assim que ocorrem.
5. 
O gerenciamento ágil pode ser compreendido como uma metodologia composta por vários métodos que auxiliam na construção de sua proposta de gestão, como Scrum, extreme programming (XP), gerenciamento ágil, lean development, rational unified process (RUP), crystal clear, dynamic systems development method (DSDM) e rapid product development (RDP). Cada método tem aplicações únicas, mas a maioria se baseia em princípios de gerenciamento ágil.
Qual das alternativas a seguir apresenta de forma correta um desses princípios?​​​​​​​
Você acertou!
E. 
Melhoria contínua: as equipes refletem, aprendem e se adaptam às necessidades que vão surgindo ao longo do projeto.
Os métodos integrantes do gerenciamento ágil estão baseados em princípios como:
a) foco no valor do cliente: prioriza os requisitos e atributos que são guiados para o negócio;
b) entrega interativa e incremental: cria um fluxo de valor que é destinado ao cliente no momento em que compartimentaliza as entregas do projeto em pequenos incrementos funcionais;
c) experimentação e adaptação: inicia-se com testes de pressupostos, criando protótipos funcionais para solicitar feedback ao cliente, o que possibilita reafirmar e melhorar os requisitos do produto;
d) auto-organização: decisão mais efetiva, pois organiza os membros da equipe descrevendo quem fará o quê;
e) melhoria contínua: as equipes refletem, aprendem e se adaptam às necessidades que vão surgindo ao longo do projeto.

Continue navegando